domingo, 4 de dezembro de 2016

COMENTÁRIOS: NOSSA INDIGNAÇÃO CONTRA O ABORTO


A questão do aborto e a responsabilidade individual – Instituto ...

Por Hugo Belafronte e Edgar Leandro da Silva

É tempo de parar e de reflectir, lembrando as palavras de Jesus:
‘Em verdade vos digo: os que fizerdes a um destes Meus irmãos mais pequeninos a Mim mesmo o fizeram” (MT. 25, 40)



Prezados Irmãos e Irmãs,Pax Domini!

Durante a semana passada,o STF(Supremo Tribunal Federal) decidiu e aprovou que o Aborto até 3 meses não é crime no Brasil.


A Decisão é sobre um caso específico em habeas corpus que revogou a prisão preventiva de cinco pessoas que trabalhavam numa clinica clandestina de aborto em duque de Caxias-RJ. Embora a decisão tenha se dado em caso especifico outros magistrados de outras instâncias poderão,a seu critério  adotar o entendimento da primeira turma do STF.


Apesar disso no Congresso Nacional,O Presidente da Camara dos Deputados Rodrigo Maia,informou que vai criar uma comissão especial sobre o assunto.


A CNBB(A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no último dia 01/12/2016,como era de se esperar se posicionou de forma contrária,inclusive a nota foi postada em nosso blog,vejam:



Pois Bem,seguindo esta mesma linha da CNBB,de nossa parte,enquanto cristãos Católicos o Apostolado Defesa Católica se posiciona contrário a esta prática do aborto. Aliás é a primeira vez que vamos aqui comentar sobre este assunto enquanto aqui em nosso  Blog.
Esta Aprovação pelo Supremo é sem sombra de dúvida,repugnante queremos  mostrar a nossa discórdia quanto a esse tipo de aprovação nossa indignação, quando ficamos sabendo desta aprovação Como alguém pode aprovar uma lei desse tipo? Será da gravidade disso tudo? Porque a morte e não a vida?

Antes de mais nada,estaremos aqui explicando aos nossos irmãos e irmãs primeiramente sobre o que é o aborto.

O aborto  é a morte de uma criança no ventre de sua mãe produzida durante qualquer momento da etapa de vida que vai desde a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) até o momento prévio ao nascimento.

No Brasil,mesmo o aborto sendo considerado um crime pelo Código Penal Brasileiro em vigor desde 1984.Porém, não é qualificado como crime quando praticado por médico capacitado em três situações: quando há risco de morte para a mulher causado pela gravidez, quando a gravidez é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico (desde decisão do STF pela ADPF 54, votada em 2012, que descreve a prática como "parto antecipado" para fim terapêutico). Nesses casos, o governo Brasileiro fornece gratuitamente o aborto legal pelo Sistema Único de Saúde.


Em outros palavras,em todos os casos apresentados acima,o aborto provocado é sempre um assassinato!

Estaremos aqui neste nosso artigo também, tentando refutar cada um destas situações em que no Brasil é permitido:

Em caso de risco de vida para a mulher: A medicina hoje dispõe de recursos para salvar tanto a vida da mãe quanto à do bebê. O médico jamais deve praticar ou recomendar um aborto, pois tanto a mãe quanto o bebê têm direito à vida, e esse direito não está submetido à decisão de um médico ou de qualquer outra instância humana. Só Deus é o Senhor da vida e da morte.

Devemos de antemão, resgatar em nossas memorias e lembrar que esta situação é a razão por trás de menos de um décimo dos abortos realizados hoje em dia. A grande maioria das mulheres nos dias de hoje vem realizando o aborto porque elas não querem ter este filho ao qual está sendo gerada em seu útero “arruinar o seu corpo” algumas preferem praticar o aborto satisfazendo assim o seu próprio ego, e tirando a vida de um embrião ao qual foi enviado para a terra do que, outras praticam um aborto para salvar as suas próprias vidas. Devemos lembrar que Deus é onipotente, ele e o médico dos médicos. Ele Cuida? Ele Ama? Sim é ele somente ele na sua infinita misericórdia que pode preservar as vidas de uma mãe e da sua criança, apesar de uma mãe ter escutado todos os indícios médicos contra isso. Porém, no fim das contas, está questão só pode ser resolvida entre o marido, a mulher e Deus. Qualquer casal encarando esta situação extremamente difícil deve orar ao Senhor pedindo sabedoria (Tiago 1:5) para saber o que Ele quer que eles façam.

Em caso de estupro: O estupro é uma violência intolerável, que deve ser prevenida e combatida por todos os meios. Contudo, é bom lembrar que geralmente a mulher tem poucos dias férteis por mês. Se os estupro não ocorre neste prazo, não ocorre gravidez. Quando o estupro ocorre nos dias férteis, também não é certo que a mulher engravide. Acontecendo, entretanto, a gravidez por que punir o bebê com uma sentença de morte por um crime alheio? Quanto à mulher, o aborto não apaga os estupro. Pelo contrário acrescenta a violência do estupro. Uma segunda violência, a do aborto, que é ainda mais grave. Por que penalizar duplamente a mulher? Além disso, um erro não justifica outro.

Em caso de feto anencéfalo: Seria o mesmo que autorizar a eliminação de todos os deficientes físicos e mentais que estão nas ruas. Se não podemos matá-los depois de nascerem, por que, então, poderíamos matá-los antes do nascimento? Além disso, não somos nazistas em busca de uma raça supostamente perfeita. Quem somos nós para julgar e condenar à morte aqueles que Deus criou para receber o nosso amor? A criança resultante de estupro/incesto pode ser encaminhada pela família para uma casa de adoção por e poder assim viver em um ambiente harmônico e conseguintemente ser adotado por uma família que venha ama-lo sendo que alguns casais sejam incapaz de ter filhos por conta própria – ou a criança pode ser criada pela mãe. Mais uma vez ressalvo o bebê não deve ser punido pelos atos malignos do seu pai.

Diante destes argumentos,se ver claramente,como a prática do aborto é errada!

Em alguns países a lei começou a admitir o aborto e outros aprova o aborto inclusive após meses de gestação.Este total desrespeito pelo ser humano reflete-se também na pratica crescente da eutanásia e na reivindicação do direito ao suicídio,aonde isso vai parar, estamos na civilização da morte?

Dentro da Sagrada escritura não foi tratada especificamente sobre essa questão do aborto. Mas, no entanto ouve inúmeros ensinamentos nas Escrituras ao qual nós deixa claríssimo sobre a visão de Deus em relação ao aborto.

Nós livros do Profeta Jeremias 1:5 nos diz que Deus nós conhece sem antes de sermos formados no útero de nossa progenitora. Em Êxodo 21:22-25 dá a mesma para aquela mulher que vier cometer um homicídio e que esse homicídio venha causar a morte do bebê.
Sim, fostes vós que me tirastes das entranhas de minha mãe e, seguro, me fizestes repousar em seu seio.Eu vos fui entregue desde o meu nascer, desde o ventre de minha mãe vós sois o meu Deus?. (Sl 22, 10-11)

Na Tradição Apostólica Em 90-100 a Didaqué ou o primeiro Catecismo Cristão dizia:
Não matarás... não cometerás adultério. Não matarás criança por aborto nem criança já nascida (2, 2).
No século II:

Não mates a criança no seio da mãe, nem logo que ela tiver nascido. Não te descuides de teu filho ou de tua filha. Pelo contrário, dá-lhes instrução desde a infância no temor do Senhor  (Epístola a Barnabé 19, 5)

Na segunda metade do século III a epístola a Diogneto observava:

?Os cristãos casam-se como todos os homens; como todos, procriam, mas não rejeitam os filhos? (V 6).


A posição da Igreja Católica sobre o aborto: O Catolicismo desde o século IV condena o aborto em qualquer estágio e em qualquer circunstancia, permanecendo até hoje como opinião e posição oficial da igreja católica.


Na Encíclica Humanae Vitae, de Paulo VI:

?Em conformidade com os pontos essenciais da visão humana e cristã do matrimônio, devemos, uma vez mais, declarar que é absolutamente de excluir, como via legítima para a regulação dos nascimentos, a interrupção direta do processo generativo já iniciado, e, sobretudo, o aborto querido diretamente e procurado, mesmo por razões terapêuticas??. (Encíclica Humanae Vitae, 14)

Na constituição pastoral do Concílio Vaticano II, a Gaudium Et Spes diz assim:

Deus, senhor da vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservar a vida, para ser exercido de maneira condigna ao homem. Por isso a vida deve ser protegida com o máximo cuidado desde a concepção. O Aborto e o infanticídio são crimes abomináveis. (Gaudium Et Spes 51, 3)   

São João Paulo II:

?Um pensamento especial quereria reservá-lo a vós, mulheres, que recorrestes ao Aborto.A Igreja está a par dos numerosos condicionalismos que poderiam ter influído sobre a vossa decisão, e não duvida que, em muitos casos, se tratou de uma decisão difícil, talvez dramática. Provavelmente a

ferida no vosso espírito ainda não está sarada. Na realidade, aquilo que aconteceu, foi e permanece profundamente injusto. Mas não vos deixeis cair no desânimo, nem percais a esperança. Sabei, antes, compreender o que se verificou e interpretai-o em toda a sua verdade. Se não o fizestes ainda, abri-vos com humildade e confiança ao arrependimento: o Pai de toda a misericórdia espera-vos para vos oferecer o seu perdão e a sua paz no sacramento da Reconciliação. Dar-vos-eis conta de que nada está perdido, e podereis pedir perdão também ao vosso filho que agora vive no Senhor. Ajudadas pelo conselho e pela solidariedade de pessoas amigas e competentes, podereis contar-vos, com o vosso doloroso testemunho, entre os mais eloqüentes defensores do direito de todos à vida. Através do vosso compromisso a favor da vida, coroado eventualmente com o nascimento de novos filhos e exercido através do acolhimento e atenção a quem está mais carecido de solidariedade, sereis artífices de um novo modo de olhar a vida do homem?. (Evangelium Vitae, 99)

A Igreja Católica também possui o Código de Direito Canônico e,uma de suas seções trata justamente das penas espirituais para aqueles que cometem crimes. O Aborto é um desses crimes tipificados  pelo Código. O cânon 1398 diz que: “quem provoca aborto,seguindo-se o efeito,incorre em excomunhão latae Setentiae “

Para aquelas que fizeram um aborto – o pecado do aborto não é menos perdoável do que qualquer outro pecado. Através da fé em Cristo, todos e quaisquer pecados podem ser perdoados.

Devemos ter a Perspicácia, muitas embuste subterfúgios, para conseguir privilégios, precisamos desenvolver em nos enquanto seres humanos enquanto cristão o ato da benevolência. Proporcionado assim um ambiente mais afável tanto a nós quanto de nossos filhos.

A preservação e a beleza da vida é uma dádiva de Deus reconhecida no mais sublime nascimento de uma vida humana. Quando Deus esteve ao mundo, veio aos homens em forma humana para mostrar-nos o seu amor.

Rezemos pelas mães e por seus filhos,de hoje e sempre!


Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA E HUGO BELAFRONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário