Prezados Irmãos e Irmãs, Salve Maria.
Há cerca de 18 anos,
movidos pelo amor à Santa Igreja e pela riqueza espiritual da Tradição
Católica, iniciamos em Caruaru a Campanha pela Missa de São Pio V, também
conhecida como Missa Tradicional ou Missa Tridentina. Naquele tempo, poucos
compreendiam a importância desta venerável liturgia que santificou incontáveis
almas ao longo dos séculos e foi celebrada por tantos santos da Igreja!
A campanha nasceu com
um propósito simples, porém profundo: preservar, divulgar e defender um tesouro
litúrgico que jamais deixou de pertencer à Igreja Católica. Mesmo enfrentando
dificuldades, incompreensões e limitações, jamais deixamos de acreditar que, no
tempo de Deus, a Santa Missa Tradicional voltaria a ter espaço em nossa
Diocese.
Após pouco mais de um
ano de atividades, a campanha foi encerrada. Humanamente falando, muitos
poderiam pensar que aquele trabalho havia terminado sem frutos. Entretanto,
Deus escreve certo por linhas que muitas vezes não compreendemos imediatamente.
O que parecia encerrado era, na verdade, apenas uma semente lançada à terra.
Hoje, passados 17
anos desde o encerramento daquela campanha, contemplamos com alegria uma graça
que muito nos emociona: neste ano de 2026, com a permissão de nosso Bispo
Diocesano, Dom José Ruy, a Santa Missa de São Pio V passou a ser celebrada em
nossa cidade de Caruaru, podendo ocorrer nas igrejas da Diocese mediante
autorização e comunicação prévia ao Bispo! Glória In Excélsis Deo!
Atualmente,
ao menos uma vez por mês, os fiéis de Caruaru e Região, têm a alegria de participar desta Santa Missa
na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, celebrada por um
sacerdote vindo de Recife, onde já exerce este apostolado litúrgico. Ver
novamente o Santo Sacrifício do Altar sendo celebrado segundo o rito
tradicional em nossa cidade é motivo de profunda gratidão a Deus!
Tudo
isso torna-se ainda mais significativo neste ano em que o Apostolado Defesa
Católica completa 20 anos de existência, é mais do que um Presente para este
Trabalho! Afinal também, São duas
décadas dedicadas à defesa, propagação e esclarecimento da fé católica, sempre
buscando fidelidade ao Magistério da Igreja, à Sagrada Tradição e à verdadeira
doutrina católica!
Esta
conquista não pertence a uma pessoa, mas à própria Igreja! Trata-se de uma vitória da perseverança, da
oração e da confiança na Providência Divina. O tempo passou, mas Deus permitiu
que aquilo que um dia parecia distante se tornasse realidade diante de nossos
olhos!
Que
Nossa Senhora, os santos papas e todos os santos que participaram desta
venerável liturgia ao longo dos séculos continuem intercedendo por nós, para
que jamais percamos o amor pela Santa Missa, centro da vida cristã e maior
tesouro da Igreja Católica.
Lex orandi, lex credendi, (A lei da oração é a lei da fé)
EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:
Enviar um comentário