domingo, 28 de junho de 2026

MISSA TRIDENTINA: O TEMPO DE DEUS: DA CAMPANHA PELA MISSA DE SÃO PIO V Á SUA CELEBRAÇÃO EM CARUARU

 



Prezados Irmãos e Irmãs, Salve Maria.

 

Há cerca de 18 anos, movidos pelo amor à Santa Igreja e pela riqueza espiritual da Tradição Católica, iniciamos em Caruaru a Campanha pela Missa de São Pio V, também conhecida como Missa Tradicional ou Missa Tridentina. Naquele tempo, poucos compreendiam a importância desta venerável liturgia que santificou incontáveis almas ao longo dos séculos e foi celebrada por tantos santos da Igreja!

A campanha nasceu com um propósito simples, porém profundo: preservar, divulgar e defender um tesouro litúrgico que jamais deixou de pertencer à Igreja Católica. Mesmo enfrentando dificuldades, incompreensões e limitações, jamais deixamos de acreditar que, no tempo de Deus, a Santa Missa Tradicional voltaria a ter espaço em nossa Diocese.

Após pouco mais de um ano de atividades, a campanha foi encerrada. Humanamente falando, muitos poderiam pensar que aquele trabalho havia terminado sem frutos. Entretanto, Deus escreve certo por linhas que muitas vezes não compreendemos imediatamente. O que parecia encerrado era, na verdade, apenas uma semente lançada à terra.

Hoje, passados 17 anos desde o encerramento daquela campanha, contemplamos com alegria uma graça que muito nos emociona: neste ano de 2026, com a permissão de nosso Bispo Diocesano, Dom José Ruy, a Santa Missa de São Pio V passou a ser celebrada em nossa cidade de Caruaru, podendo ocorrer nas igrejas da Diocese mediante autorização e comunicação prévia ao Bispo! Glória In Excélsis Deo!

Atualmente, ao menos uma vez por mês, os fiéis de Caruaru e Região,  têm a alegria de participar desta Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, celebrada por um sacerdote vindo de Recife, onde já exerce este apostolado litúrgico. Ver novamente o Santo Sacrifício do Altar sendo celebrado segundo o rito tradicional em nossa cidade é motivo de profunda gratidão a Deus!

Tudo isso torna-se ainda mais significativo neste ano em que o Apostolado Defesa Católica completa 20 anos de existência, é mais do que um Presente para este Trabalho! Afinal também,  São duas décadas dedicadas à defesa, propagação e esclarecimento da fé católica, sempre buscando fidelidade ao Magistério da Igreja, à Sagrada Tradição e à verdadeira doutrina católica!

Esta conquista não pertence a uma pessoa, mas à própria Igreja!  Trata-se de uma vitória da perseverança, da oração e da confiança na Providência Divina. O tempo passou, mas Deus permitiu que aquilo que um dia parecia distante se tornasse realidade diante de nossos olhos!

Que Nossa Senhora, os santos papas e todos os santos que participaram desta venerável liturgia ao longo dos séculos continuem intercedendo por nós, para que jamais percamos o amor pela Santa Missa, centro da vida cristã e maior tesouro da Igreja Católica.

 

Lex orandi, lex credendi, (A lei da oração é a lei da fé)


EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário