sexta-feira, 22 de julho de 2011

RELIGIÃO OU SALVAÇÃO?

Estava eu andando para o meu local de trabalho quando derrepente vem uma moça e me dá um folheto no qual estava intitulado: “Religião ou Salvação” Logo percebi que se tratava de algo protestante.Mas como estava a caminho do meu trabalho não me importei de parar para ler o mesmo e sim só leria no meu trabalho,o qual quando cheguei li com atenção o mesmo e com isso notei (o que era de se esparar) alguns erros do mesmo.Bem,o folheto dizia o seguinte:


“Religião ou Salvação”

Há uma grande diferença entre religião e salvação.Há muitas religiões,mas só um evangelho.Religião vem do homem;Evangelho e salvação é revelação de Deus por meio de Jesus Cristo.
Religião é o ópio do povo;salvação é presente de Deus ao homem perdido.Religião é história do homem pecador,que precisa fazer alguma coisa para seu Deus imaginado.O Evangelho nos diz o que Deus Santo fez pelo homem pecador.
Religião procura um Deus;O Evangelho são as boas novas de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra em caminho errado.

“porque o filho do homem veio salvar o que estava perdido”(Mt 18,11)
A Religião dá ênfase em fazer alguma coisa,boas obras;o Evangelho muda o homem por dentro,através da presença do Espírito Santo em seu coração.

“...e assim habite Cristo nos vossos corações,pela fé(éfesios 3,17)

“não sabeis que sois santuário de Deus,e que o Espírito de Deus habita em vós?(1 Cor 3,16)

Nenhuma Religião tem um Salvador Ressuscitado,que dê o perdão dos pecados e vida eterna,só Jesus Cristo ressuscitou.

Por isso,meu amigo,dirija-se só a Jesus Cristo.ele é único que pode perdoar o seus pecados e lhe dar vida nova aqui e vida eterna no porvir.

“Crê no Senhor Jesus,e serás salvo”(Atos 16,31) “...E o sangue de Jesus,seu filho,nos purifica de todo o pecado”(1João 1,7)

Receba a Jesus agora em seu coração como seu Salvador Pessoal.

Pois Bem,isso aí foi o que estava impresso no folheto que ganhei de uma moça que era protestante da Igreja Batista Vida Nova.

O Nosso Apostolado Defesa Católica,tem a missão principal de defender e ensinar a Verdade Católica.
Apesar de tal folheto não fazer Crítica á Igreja Católica em si,já que foi impresso por uma Igreja Protestante,o mesmo falta de certa forma para com a Verdade.E por isso,O  Nosso Apostolado pensando no bem e na caridade de “Corrigir os que erram e ensinar os que ignoram” que é uma Obra de Misericórdia Espiritual,como ensina a Igreja de Nosso Senhor,ou seja a Igreja Católica,resolveu então preparar este artigo,que além de Corrigir tal folheto,explicar também aos nossos irmãos sobre esta Polêmica questão que envolve a Religião e a Salvação atualmente.

Eu já ouvi  pessoas dizerem perfeitamente: “Religião não salva ninguém e sim o coração”  Quem diz isso na verdade não sabe distinguir as coisas.porque uma coisa é a Religião Revelada por Nosso Senhor Jesus Cristo ou seja a Religião Católica.a outra é o cumprimento dos Mandamentos da Lei de Deus,a vivência da fé por parte das pessoas.

Sobre a Salvação,O Catecismo da Igreja Católica é bem claro ao dizer que:” Fora dela Não há Salvação”:

O santo Concílio «ensina, apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, que esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De facto, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja.

Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Baptismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Baptismo.

É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar» (341).

A Igreja de Jesus Cristo é, portanto, a que está edificada sobre o Papado. Esta é a única Igreja verdadeira, fora da qual não há salvação. É o rebanho de Cristo, é o Reino de Cristo na terra, é o Corpo Místico, do qual Ele é a divina Cabeça.

Logo,Só podemos ser salvos pelos merecimentos de Cristo que recebemos através dos sacramentos e das graças que recebemos através da Igreja católica.

Mas,em mundo subjetivista que nós vivemos é natural que há pessoas que tenham esta linha pensamento de que “Religião não salva ninguém” e que neguem a existência de apenas uma  única Religião planamente Cristã.Na verdade o que falta as pessoas atualmente é mais conhecimento e formação sobre a verdadeira fé,ou seja a Fé Católica, ,(e isso inclui até que eles que são membros da Igreja Católica) para que assim elas possam ter mais firmeza na sua fé e não cair em tantos erros doutrinários que existem em outras igrejas que apesar de serem cristãs,não foram fundadas por Nosso Senhor Jesus Cristo Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem. Como é o caso por exemplo da Igreja Batista Vida Nova da qual através de um seus membros eu recebi este folheto,o qual vou comentar neste artigo.
Mas é de notar que falo em erros doutrinários e não apenas em humanos,já que em toda a Religião isso pode acontecer.

Bem,o folheto começa dizendo:

Há uma grande diferença entre religião e salvação.Há muitas religiões,mas só um evangelho.Religião vem do homem;Evangelho e salvação é revelação de Deus por meio de Jesus Cristo.

Na verdade não há em si diferença entre Religião e Salvação,uma deve estar ligada a outra! podemos compreender isso melhor da seguinte forma.Se uma pessoa por exemplo,freqüenta a Igreja Católica,mas não vive sua fé Católica,não cumpre os mandamentos,como deveria então ele para a Igreja seria um “membro morto” como ensina a igreja e consequentemente poderá não se salvar.porém se a pessoa freqüenta a igreja e vive conforme a vontade de Deus,vive uma vida Católica,digna então se pode pensar que esta pessoa  pode sim vir se salvar. No caso daqueles que estão foram da igreja como é o caso por exemplo dos protestantes apesar de serem considerados Cristãos Pela igreja,é de se pensar que aqueles que sabem que estão no erro conscientemente e mesmo assim querer permanecer estes podem vir a se perder,como vimos no ensinamento do Catecismo da Igreja Católica:

“É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar» (Catecismo da Igreja Católica,341).”

Mas também a Igreja explica a questão da Salvação para aqueles que não chegaram a ter conhecimento sobre Cristo e sua Igreja:
Esta afirmação(Fora da Igreja não há Salvação)  não visa aqueles que, sem culpa da sua parte, ignoram Cristo e a sua igreja”
E ainda ensina:
«Com efeito, também podem conseguir a salvação eterna aqueles que, ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, no entanto procuram Deus com um coração sincero e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a sua vontade conhecida através do que a consciência lhes dita» (342).
Logo Todos podem se Salvar! Basta aceitar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo,ou seja a Igreja Católica,ou então viver conforme a vontade de Deus e dos mandamentos.

Sobre o Termo Religião,é bom deixar claro que o mesmo vem de “religare”  significando em ultima instância a re-ligação do homem para com Deus,existindo assim uma infinidade de religiões que dizem cumprir essa missão.Por amor à Verdade, cumpre-nos informar que a Religião por excelência é o Cristianismo, e dentro deste, a Única Igreja verdadeira, aquela que possui a plenitude da Revelação divina é a Igreja Católica Apostólica Romana!

E por que somente a Igreja Católica Apostólica Romana é a verdadeira? Porque quem a fundou, quem a estabeleceu foi Nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, quem a ilumina é o Espírito Santo!
“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt 16,18-19)
não se pode separar Cristo e Sua Igreja, não se pode separar a Cabeça (Cristo) de seu Corpo (a Igreja), como querem os protestantes...
“Religião procura um Deus;O Evangelho são as boas novas de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra em caminho errado”
A Religião em si não procura um Deus,quem procura é o homem! A Religião como dissemos é uma re-ligação do homem para com Deus! Logo a Religião não é uma coisa apenas meramente humana...
A Religião dá ênfase em fazer alguma coisa,boas obras;o Evangelho muda o homem por dentro,através da presença do Espírito Santo em seu coração.
Se a Religião dá “ênfase”  em fazer alguma coisa,e isso é uma atitude do homem para Deus,através das boas obras que aliás é ensinada claramente pela própria Bíblia Sagrada (Tiago 2,14-24) então é claro que a pessoa está mudada interiormente! Se o Evangelho muda o homem por dentro através da presença do espírito santo em seu coração,o mesmo não se daria com as Boas Obras praticadas pelo mesmo? Nosso Senhor mesmo recomenda e valoriza as boas obras,vejamos:
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo do alqueire (pequeno móvel), mas no candelabro e assim ela brilha para todos os que estão na casa. Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai que está nos céus". (Mt 5, 14-16)

Mas ao mesmo tempo é interessante perguntar,Se não se deve dar ênfase a Religião e sim ao Evangelho,como se ensina ao longo deste folheto da Igreja Batista Vida Nova,porque então eles pedem para que as pessoas que tenham dúvidas escrevam? E que ainda dão “aconselhamento Bíblico?” e que ainda divulgam os telefones de seu ministério “Vida Nova”? afinal de contas eles são o que?

Nenhuma Religião tem um Salvador Ressuscitado,que dê o perdão dos pecados e vida eterna,só Jesus Cristo ressuscitou.

Todas as Religiões Cristãs,acreditam e ensinam que Cristo ressuscitou! Mas se é certo  que Jesus ressuscitou,nós sabemos disso através de que ou de quem? Só Através de uma Religião,uma Igreja Católica Apostólica Romana!afinal foi a Igreja Católica que estabeleceu  o cânon da Bíblia e não a Bíblia que estabeleceu a Igreja. Sem a Igreja, a Bíblia não existiria,nem mesmo o Evangelho...O Protestantismo em geral,assim como a Igreja Batista Vida Nova acredita também em Cristo Salvador,mas também por meio da Religião Católica.

Por isso,meu amigo,dirija-se só a Jesus Cristo.ele é único que pode perdoar o seus pecados e lhe dar vida nova aqui e vida eterna no porvir.

Sim devemos com certeza nos dirigir somente a Jesus Cristo.mas se é assim então devemos também seguir tudo aquilo que Cristo nos ensinou e que sua Santa Igreja ensina.e Cristo entregou as chaves do Reino dos Céus só a Pedro,o Primeiro Papa,o chefe visível da igreja de Cristo na Terra,que é a Igreja Católica Apostólica Romana e que os membros da igreja Batista Vida Nova deveria seguir e  aceitar também!

Logo Queridos irmãos e irmãs,pelo que provamos aqui,Religião e Salvação devem andar juntas e não separadas como “sugere” o folheto da Igreja Batista Vida Nova.

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário