quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MOMENTO HISTÓRICO: BENTO XVI DEIXA O VATICANO E ENCERRA SEU PONTIFICADO DE QUASE OITO ANOS


O papa Bento XVI deixou oficialmente o Vaticano de helicóptero, encerrando o seu pontificado de oito anos. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa.

No período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento 16 ainda não foi definida.

Bento XVI foi conduzido de helicóptero até a residência de verão papal em Castel Gandolfo, no sul de Roma --onde permanecerá pelo próximos dois meses antes de se mudar em definitivo para um convento dentro do Vaticano.

Ao desembarcar em Castel Gandolfo, o pontífice apareceu na sacada de seu aposento para saudar os fiéis que tiverem ido recepcioná-lo no local. Ele fez um breve pronunciamento, agradecendo a todos os fiéis e que estará sempre presente na Igreja. Bento XVI foi ovacionado por todos os presentes.

Joseph Ratzinger continuará a ser chamado de Bento 16 e passa a ser tratado com o título de papa emérito.

Seu último ato como papa foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", diz a mensagem.



Sem comentários:

Enviar um comentário