domingo, 30 de agosto de 2015

COMENTÁRIOS: "Se você precisa defender a sua fé,sua fé é menor do que você,por isto é uma fé que não vale a pena se ter"


Prezados Irmãos e Irmãs,Pax Domini!

Há mais ou menos um mês estava eu em uma das salas de bate-papo divulgando o nosso apostolado,como já é de conhecimento de todos e derrepente um irmão acredito que protestante não me fez pergunta alguma mas fez o seguinte comentário:

Se você precisa defender a sua fé,sua fé é menor do que você,por isto é uma fé que não vale a pena se ter.

Como todos devem saber também o Apostolado Defesa Católica não debate em sala de bate-papo.o objetivo do apostolado entrar nestas salas é apenas com o intuito de divulgar o Apostolado Defesa Católica porém quando alguém questiona algo ou comenta, o Apostolado pode perfeitamente utilizar esta pergunta ou comentário para responder ou comentar no blog. Eu solicitei que esta pessoa escrevesse para o Apostolado para que a gente possa debater sobre o assunto melhor mas o mesmo se negou,por isso respeitei sua vontade.Mas como este comentário que foi feito por esta pessoa chamou atenção do Apostolado e com isso terei a oportunidade de exclarecer melhor sobre o assunto a todos nossos irmãos e irmãs que acompanham o nosso trabalho.
Primeiramente é bom deixar claro que a Nossa Fé é para ser vivida,mas também defendida! Porque se assim não fosse não faria sentido.
Temos de estar sempre prontos para dar razão de nossa esperança, nos ensina São Pedro:

estar sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança,mas fazei-o com suavidade e respeito”(1Pd 3,15)

Ora, Será que São Pedro ao afirmar isso, que ele pensava que a sua fé era menor do que ele,por isso é uma fé que não vale a pena ter,será que São pedro estaria errado?

São Tomás no século XIII – há quase 800 anos escreveu sobre defender a fé:

Cada um tem a obrigação de propalar a todos a sua fé, seja para instruir e animar os outros fiéis, seja para reprimir a audácia dos que não são fiéis” (São Tomás de Aquino, Suma Teológica, II Iiae , Questão 3, artigo 2 ad 2).

Ora, Será que São Pedro e São Tomás de aquino,ao afirmarem isso,  eles pensavam que a sua fé era menor do que eles,por isso é uma fé que não vale a pena ter,é claro que não!

E Desde os primeiros séculos,a Igreja Católica contou com Apologistas,Defensores da fé.

Ora,Como imaginar um pai ou uma mãe ao saber que injustamente estão acusando de seu filho de alguma coisa que ele não fez,será que este pai ou uma mãe não defenderia seu filho?

O Apostolado leigo,é dever individual a nível pessoal e de todo o cristão católico defender a fé, podendo se associar para isso, não necessariamente criando um organismo oficial que tenha de ter acompanhamento espiritual por parte de algum clérigo responsável.

O Apostolado Defesa Católica por exemplo,não é e nem pretende ser um 'movimento' ou 'nova comunidade' dentro da Igreja. O Nosso dever como todo bom católico,é de ensinar e defender a fé Católica!

E ao defender a minha fé,não mostro que ela é menor e que não valeria a pena ter,muito pelo contrário,se eu a defendo é porque dou muito valor a ela e sendo assim posso muito bem utilizar deste “valor”  para evangelizar a outras pessoas como Nosso Senhor Jesus Cristo mesmo ordenou! (Mateus 5,14-16; 28,19-20).
Com tudo isso que ficou dito aqui, acredito que não resta dúvida que precisamos sempre defender aquilo que acreditamos,e a Fé Católica com certeza é uma delas!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR.

Sem comentários:

Enviar um comentário