domingo, 19 de maio de 2013

COMENTÁRIOS: SALVE MARIA OU SALVE JESUS?



        Prezados Irmãos e Irmãs,Pax Domini!

Existem Católicos que ao se encontrarem com outros católicos costumam saudá-los com um “Salve Maria” Principalmente quem é da Legião de Maria.
Porém para os não Católicos,principalmente para os protestantes se nós Católicos formos usar esta mesma saudação poderemos ser criticados por eles,pelo fato de muitos deles não amarem o suficiente Nossa Senhora.
Neste Artigo então,estaremos explicando melhor sobre esta saudação e também o porque seria incorreto para nós Católicos,usar a expressão “Salve Jesus”

Porque Saudar Salve Maria?

Saudar qualquer um dizendo “Salve Maria!” é bom porque: nos indentificamos,como Católicos,damos Graças a Nossa Senhora,agradamos a Deus e desagradamos o inimigo .Esta saudação era muito comum em congregações marianas,há uns 30 ou 40 anos atrás quando muitos destas congregações existiam pelo mundo afora.
Esta foi a saudação que um anjo enviado por Deus,usou-a com Maria Santíssima,quando  disse: “Ave cheia de Graça,o Senhor é contigo”(Luc 1,28)
Será que nossos irmãos Protestantes repetem a saudação do anjo Gabriel,Claro que Nossa senhora já está salva.O Salve Maria é somente uma ato de saudação, de cumprimento e de louvor a ela, repetindo o que  lhe disse o anjo no dia felicíssimo da Encarnação do Verbo. “Ave Cheia de Graça”   Ave quer dizer salve. Mas é também a saudação costumeira na quele tempo.
“SALVE!” Literalmente o texto grego diz: alegra-te! É claro que se trata de uma alegria totalmente singular pela notícia que lhe vai comunicar a seguir: “Cheia de graça”.

Salve Jesus?

Propriamente seria absurdo dizer: "Salve Jesus", pois estaríamos dizendo que Ele precisou de salvação, quando, de fato, Ele é o único Salvador, embora se pudesse dizer - como cumprimento e expressão de glorificação "Viva Cristo" - conquanto Ele esteja de fato vivo eterrnamente.
A preocupação em que se saúde a Cristo, em vez de Maria, é de influência protestante e supõe que o Filho se irrite ou se zangue enciumado porque louvam a sua Mãe. Isso é absurdo. Nenhum filho se ofende porque se cumprimente sua mãe. O oposto é que é verdade: cumprimentar o filho deixando a mãe de lado é que é ofensivo. Ninguém tem a Deus por pai se recusa ter Maria por mãe.

Maria Salva?

Não, Maria de Nazaré, a mãe de Deus, não salva, porque ela não morreu pelos nossos pecados, ela não é Deus nem criou o céu e a terra. Ela é apenas a criatura mais perfeita criada por Deus, cheia de graça e eternamente bem-aventura. Por ela recebemos a salvação, Jesus Cristo, junto dela somos salvos por Ele. Ela, que é a mãe da Igreja, é a mãe de todos os cristãos, a mulher que nos trouxe a salvação...mas não salva.

Nossa Senhora Aparecida,Rogai Por Nós!

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR.

11 comentários:

  1. Salve Maria! Texto maravilhoso!
    Deus abençoe infinitamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Ola amigos! Só um é digno de louvor, nosso Senhor Jesus Cristo; Maria sim foi cheia de graça, no entanto ela foi uma mulher imperfeita, como nós e os apóstolos; firmemos nosso coracao somente naqueEle que é o caminho, a verdade e a vida, como nos diz as sagradas escrituras. Que Deus os abençoe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezada Ana Márcia, Salve Maria.

      Agradeço pelo seu comentário. Porém Como Católicos, também cremos e professamos que só Jesus Cristo é o Salvador e digno de adoração. porque Ele é o único caminho, verdade e vida (Jo 14,6).

      Quando saudamos Maria com um “Salve Maria”, não estamos adorando-a nem colocando-a no lugar de Deus, mas simplesmente repetindo as palavras do anjo Gabriel: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). É um cumprimento de louvor e veneração àquela que foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador.

      Será que você repete esta saudação bíblica de um anjo enviado por Deus á Nossa Senhora?

      É verdade que Maria, como criatura humana, não é Deus, mas também *não podemos dizer que ela foi “imperfeita como nós”*

      A própria Escritura afirma que ela foi cheia de graça, o que significa que Deus a preservou do pecado e a tornou a mais santa de todas as criaturas. Por isso, Isabel, inspirada pelo Espírito Santo, disse:

      “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).

      Assim, ao honrar Maria, não desviamos nossa fé de Cristo. Ao contrário: reconhecemos a obra maravilhosa de Deus nela. Como disse Santo Agostinho: “Maria é mais feliz por ser discípula de Cristo do que por ser sua Mãe”. Toda a glória que damos a Maria termina sempre em Jesus, porque foi Ele quem a engrandeceu.

      Deus abençoe você também, e que Maria, nossa Mãe na fé, interceda por todos nós para que permaneçamos firmes em Cristo, nosso único Salvador.

      In Corde Iesu et Mariae Semper,

      Eliminar
  3. Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'".
    Lucas 4:8
    Nun­ca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.
    Êxodo 34:14
    Por isso Deus o exaltou
    à mais alta posição
    e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus
    se dobre todo joelho,
    nos céus, na terra
    e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor,
    para a glória de Deus Pai.
    Filipenses 2:9-11
    Atribuam ao Senhor
    a glória que o seu nome merece;
    adorem o Senhor
    no esplendor do seu santuário.
    Salmos 29:2
    Venham! Adoremos prostrados
    e ajoelhemos diante do Senhor,
    o nosso Criador;
    Salmos 95:6
    Todas as nações que tu formaste
    virão e te adorarão, Senhor,
    e glorificarão o teu nome. Pois tu és grande
    e realizas feitos maravilhosos;
    só tu és Deus!
    Salmos 86:9-10
    Quem não te temerá, ó Senhor?
    Quem não glorificará o teu nome?
    Pois tu somente és santo.
    Todas as nações virão à tua presença
    e te adorarão,
    pois os teus atos de justiça
    se tornaram manifestos".
    Apocalipse 15:4
    Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo, para adorá-lo. Mas ele me disse: "Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!"
    Apocalipse 22:8-9
    Ao único que é digno de receber
    A honra e a glória, a força e o poder
    Ao rei eterno imortal, invisível mas real
    A ele ministramos o louvor
    Coroamos a ti, ó rei Jesus
    Adoramos o teu nome
    Nos rendemos aos teus pés
    Consagramos todo nosso ser a ti.
    A ele é só a ele toda a honra glória e poder. Que Deus tenha misericórdia de todos os que adoram à nossa abençoada irmã Maria, e que um dia estejamos com ela na glória, em nome de Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Irmão ou Irmã, Salve Maria.

      Agradeço por compartilhar esses versículos preciosos. Como católicos, cremos e professamos exatamente o que a Palavra de Deus ensina: só Deus deve ser adorado (Lc 4,8). A Ele pertence toda honra, glória e louvor, pois só Ele é Senhor e Salvador.

      Talvez exista um equívoco de compreensão: a Igreja Católica nunca ensinou a adorar Maria. A distinção é clara:
      Adoração (latria) → só a Deus.
      Veneração (dulia) → honra dada aos santos, que são amigos de Deus.
      Veneração especial (hiperdulia) → honra maior dada somente a Maria, porque dela nasceu o Salvador.

      O Irmão ou Irmã, poderia mostrar em qual parte do Catecismo da Igreja Católica se ensina que devemos adorar á Maria Santíssima?

      Quando dizemos “Salve Maria” ou rezamos pedindo sua intercessão, não estamos prestando culto de adoração, mas imitando o anjo Gabriel (Lc 1,28) e Isabel, que a chamou de “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42). O próprio Espírito Santo inspirou isso na Bíblia.

      Honrar Maria não diminui a glória de Cristo, mas a exalta ainda mais, porque foi Ele quem a escolheu, encheu de graça e nos deu por Mãe (Jo 19,27).



      Portanto, não se trata de “adoração a Maria”, mas de reconhecimento do plano de Deus realizado nela. Toda glória continua sendo de Jesus Cristo, o Senhor, como bem lembraram suas citações bíblicas.

      Deus o abençoe e que, unidos em Cristo, possamos um dia estar todos juntos na glória, com Maria e todos os santos!

      Espero ter esclarecido,

      Eliminar
  4. EU falo Salve Jesus e as vezes Salve Maria e foda-se se vc acha errado, eu falo da forma que eu quiser, e quando eu quiser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Elton, Salve Maria!

      Agradeço pelo seu comentário, mas diante do mesmo e do que foi explicado no artigo acima, vale para você as palavras de um ditado popular: "Para bom entendedor meia palavra basta"

      Passe bem!

      Eliminar