sexta-feira, 23 de maio de 2014

RESPOSTAS CATOLICAS: POR QUE ,ROMA FEZ A EUCARISTIA , SE DE CRISTO JÁ É A CEIA ?



Prezado Irmão,Salve Maria!

Interessante que você pergunta:” POR QUE ,ROMA FEZ A EUCARISTIA”  Como se a Igreja tivesse criado a mesma,quando isso não é verdade.é preciso entender,o que é a Santa Eucaristia,que sem sombra de dúvida é o “Maior de todos os sacramentos” como ensina o Catecismo da Igreja.
A palavra "Eucaristia" provém de duas palavras gregas "eu-cháris": "ação de graça", e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de pão e vinho,que ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso,confiando assim á sua igreja o memorial da sua morte e ressurreição.

A hóstia se torna o Corpo de Cristo durante a Santa Missa, mais precisamente durante a Oração Eucarística, em um momento conhecido popularmente como "elevação", ou "consagração". O sacerdote, após invocar o Espírito Santo sobre as espécies do pão e do vinho, pronuncia as palavras que Jesus pronunciou na Última Ceia: "Isto é o meu corpo, que será entregue por vós", e "Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança...", e então eleva, cada uma por vez, a hóstia e o cálice. A prática de mostrar à assembléia o Corpo e o Sangue de Cristo na elevação estabeleceu-se para afirmar a presença real de Jesus e refutar as heresias que a negavam. Finalizando esse momento, e antes de retomar a Oração Eucarística, o sacerdote pronuncia: "Eis o mistério da fé". Nesse momento já não há mais pão e vinho sobre o altar: tornaram-se o Corpo e o Sangue de Cristo. Chama-se TRANSUBSTANCIAÇÃO a esse verdadeiro milagre que ocorre em cada Santa Missa e que traz Jesus verdadeiramente presente em meio a nós, em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Nosso Senhor mesmo disse:
"Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. O que comer a minha carne e beber o meu sangue terá a vida eterna. Porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele. O que me come... viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu... O que come este pão, viverá eternamente!" (Jo 6, 54 - 59).

Logo,com esta explicação fica claro o valor que a Santa Eucaristia tem para nós Católicos,que após a consagração feita pelo sacerdote,ela é o próprio Cristo.
Espero que tenha ajudado,
Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário