domingo, 13 de julho de 2014

RESPOSTAS CATÓLICAS: Na teologia católica, alguém além de Deus é dotado da onisciência e onipresença? E com relação à intersessão dos santos? se várias pessoas ao redor do mundo fizerem oração para o mesmo "santo" ao mesmo tempo, como ele sabe?


Prezado Irmão,Salve Maria!

Respondendo a primeira pergunta de nosso irmão internauta a resposta é Não.

Já com relação á segunda os  santos não precisam ser oniscientes, onipresentes e onipotentes para atender às nossas orações. Pois eles vivem (atualmente, apenas as suas almas, uma vez que a ressurreição dos corpos se dará somente no fim do mundo, exceção feita de Nosso Senhor e Nossa Senhora) na presença de Deus altíssimo, e n'Ele vêem todas as coisas que Deus quer que eles vejam. Para isso, suas almas foram dotadas, pelo poder de Deus, de uma potência superior, chamada visão beatífica, de que as almas humanas aqui na Terra não desfrutam. E, na luz da visão beatífica, têm conhecimento de todas as orações que os homens fazem na terra, pedindo sua intercessão junto a Deus.
Como isto é possível, uma vez que provavelmente várias pessoas estarão, ao mesmo tempo, recorrendo à sua intercessão, nas mais diversas partes do mundo? Aqui entra a incapacidade da compreensão humana de entender a correlação tempo/eternidade.
Em outras palavras, é para nós, na atual condição aqui na Terra, um mistério que escapa à nossa compreensão. Somente no Céu entenderemos como isso se passa, quando também nós sendo salvos alcançarmos, pela graça de Deus, a visão beatífica. E, assim mesmo, avisão beatífica, embora implique na capacidade de ver Deus face a face, como nos ensina a teologia católica, não significa que nossa inteligência conseguirá abarcar todo o mistério da divindade. Assim, no Céu, nunca ficaremos entediados, pois, de um lado, sempre descobriremos coisas novas em Deus e, de outro lado, qualquer aspecto de Deus que contemplarmos será suficiente para nos extasiar por toda a eternidade!...
Por isso dizia São Paulo: “O olho não viu, nem o ouvido ouviu, nem entrou no coração do homem o que Deus preparou para aqueles que o amam” (I Cor 2,9).

São Paulo também nos ensina que a  Igreja é o corpo de Cristo.Desta forma,os que estão unidos á Cristo através de seu ingresso na Igreja,são membros de seu corpo,Isso quer dizer  que tantos nós que estamos na terra,quanto os que já morreram na amizade do Senhor,todos somos membros do Corpo Mistico de Cristo,onde ele é a cabeça.

Isso quer dizer que nós e os santos(que estão na presença de Deus) estamos ligados,pois somos membros de um mesmo corpo,o corpo de Cristo que é a Igreja:

“Ele é a cabeça do corpo,da igreja”(Col 1,18)

Se quiser saber mais sobre o assunto: “Intercessão dos Santos” basta acessar o link abaixo de nosso blog,aonde respondi no ano passado também sobre este assunto:


Espero ter ajudado e qualquer dúvida nos escreva:

Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário