domingo, 31 de janeiro de 2016

RESPOSTAS CATÓLICAS:Se for possível, gostaria de ser esclarecido a respeito do credo de Atanásio. Um dos artigos desse credo, diz que "Pai, Filho e Espírito Santo são iguais entre si". mas, ao mesmo tempo diz que "o Pai não foi criado, nem gerado. O Filho não foi criado, mas foi gerado do Pai e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho". Isto não parece uma contradição? Como podem ser iguais entre si, se o Filho foi gerado do Pai e o Espirito Santo é procedente dos dois? Por favor, me ajudem nessa questão, pois não consigo entendê-la perfeitamente.


Prezado Alexandre,Pax Domini!

A Santíssima Trindade é um dos Mistérios de Nossa Fé.Como ensina o Catecismo da Igreja Católic. E sendo um Mistério, é uma verdade que é superior á nossa razão,que “nós devemos crer,ainda que não possamos compreender”(Catecismo Maior de São Pio X,866)

Devemos crer nos mistérios, porque foram revelados por Deus, o qual, sendo a Verdade e a Bondade infinitas, não pode enganar-Se nem enganar-nos.(867)

E se Deus não pode se enganar nem nos enganar logo, não pode haver contradição em seu ensinamento, e isso inclue o credo de Santo Atanásio.

Santíssima trindade quer dizer: Deus Uno em três pessoas realmente distintas,Pai,Filho e Espírito Santo.

O Pai é distinto do filho, o filho é distinto do Espírito Santo.e  o Espírito Santo é distinto do Pai e do Filho,são três pessoas distintas mas numa só substância.Este é o mistério da Santíssima Trindade.nós sabemos que é assim porque Jesus o revelou.(o grifo foi meu)

Basta recordar um pouco na catequese da primeira comunhão que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Mas não são três deuses; mas sim, um só Deus em três Pessoas. 

Espero que tenha sido claro,mas qualquer dúvida,escreva-nos sempre!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA





Sem comentários:

Enviar um comentário