domingo, 10 de abril de 2016

SAGRADA ESCRITURA: "Quero saber onde Deus proíbe imagens na bíblia ? TB quero saber onde ele autoriza .Outa coisa quero saber um pequeno resume do salmo 115 para entender do que ele fala ,se e sobre as imagens ??? Agradeço desde de já ,a ajuda !!!!!"


Prezada Juliana,Pax Domini.

A sua pergunta ela é bem oportuna.pois até então ainda não havia comentado com mais detalhes sobre o assunto das imagens de santos aqui no Blog Defesa Católica,o que também me dará oportunidade de exclarecer a muitos sobre esta  questão que como dizia o Frei Battistini em seu livro: “A Igreja do Deus Vivo” este é o “cavalo de batalha” dos protestantes acusar os católicos de adoração das imagens.

Na Sagrada Escritura há outras passagens que condenam realmente a confecção de imagens como, por exemplo: Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7 e etc.
Mas também há outras passagens que defendem sua confecção como: Ex 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4 e etc.


Pode Deus infinitamente perfeito entrar em contradição consigo mesmo? É claro que não. E como podemos explicar esta aparente contradição na Bíblia? Isto é muito simples de ser explicado. Deus condena a idolatria e não a confecção de imagens. Quando o objetivo da imagem é representar um ídolo que vai roubar a adoração devida somente a Deus, ela é abominável. Porém quando é utilizada ao serviço de Deus, no auxílio à adoração a Deus, ela é uma benção.


Permissão do uso das imagens na sagrada escritura do Apostolado
"Farás dois querubins de ouro polido nas duas extremidades do propiciatório: um de cada lado, de modo que os querubins estejam nos dois extremos do propiciatório. Os querubins, com as asas estendidas por cima, estarão encobrindo o propiciatório, um em frente do outro, voltados para o propiciatório" (Êxodo 25,18-20).

Deus manda os israelitas decorarem a Arca da Aliança com imagens de anjos:

"Para as duas extremidades do propiciatório fez dois querubins de ouro, de ouro polido, um querubim na extremidade de um lado e outro querubim na extremidade do outro lado. Os querubins tinham as asas estendidas por cima e encobriam com elas o propiciatório; estavam um diante do outro, voltados para o propiciatório" (Êxodo 37,7-9).

"No Santo dos Santos mandou erigir dois querubins esculpidos, revestidos de ouro. A extensão total das asas dos querubins era de dez metros. Uma asa do primeiro querubim, de dois metros e meio, tocava a parede da sala, e a outra asa, de dois metros e meio, tocava a asa do outro querubim. Do mesmo modo, uma asa do segundo querubim, de dois metros e meio, tocava a parede da sala, e a outra asa, de dois metros e meio, tocava a asa do outro querubim. As asas estendidas daqueles querubins mediam, pois, dez metros. Eles estavam de pé com os rostos voltados para o templo. Mandou fazer a cortina de púrpura roxa e vermelha, de carmesim e de linho fino e adorná-la com figuras de querubins" (2Crônicas 3,10-14).



Estas esculturas de anjos foram construídas para decorar o Templo. Isto jamais teria ocorrido se a proibição divina incluísse imagens de qualquer espécie.
"Debaixo da borda havia por toda a circunferência um friso com figuras de bois, vinte por cada metro. Em duas filas rodeavam o 'Mar', fundidas com este numa só peça. Era sustentado por doze novilhos, três deles voltados para norte, três para oeste, três para sul e três para leste. O 'Mar' repousava sobre eles e as partes traseiras estavam voltadas para o lado de dentro" (2Crônicas 4,3-4).

Estas figuras de bois estavam localizadas conspicuamente no átrio do Templo de Salomão.
"Sobre os painéis entre as travessas havia leões, touros e querubins; da mesma forma, sobre as travessas, acima e abaixo dos leões e bois, havia guirlandas em relevo" (1Reis 7,29)

Havia uma enorme variedade de imagens esculpidas no Templo de Salomão e nos sucessivos Templos em que se adorou o Deus de Israel.
"No Santíssimo, Salomão mandou instalar dois querubins de madeira de oliveira de dez côvados (=5 metros) de altura" (1Reis 6,23).

Por vontade pessoal, Salomão mandou talhar imagens de querubins para o Templo. Deus não havia lhe dado esta ordem, no entanto, essas imagens não Lhe resultaram ofensivas.
"Dentro e fora do templo, em volta de todas as paredes internas e externas, estavam pintados querubins e palmeiras. Havia uma palmeira no meio de cada dois querubins. Cada querubim apresentava duas faces: Para o lado de uma palmeira mostrava rosto humano e para o lado da outra palmeira mostrava rosto de leão, e assim por diante, ao redor de todo o templo" (Ezequiel 41,17-19).
Como se pode verificar, este Segundo Templo também continha imagens esculpidas(os destaques são meus)
O Salmo 115 fala sim,sobre imagens,o problema estar(assim como as demais passagens sobre o assunto) a sua interpretação:
"Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veêm; têm ouvidos mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam. (Salmos 115.4-8)”

É claro que levando o entendimento desta citação ao “pé da letra”, os protestantes são induzidos a logo associar às imagens dos santos e desta forma, repetem sofismas acreditando que a veneração católica dos santos é algo proibido por Deus.

Conforme ensina a Igreja, o salmo 115  se aplica por exemplo, à passagem de Reis capítulo 12. Naquela ocasião, o povo judeu acreditava que os bezerros de ouro, e outras imagens eram deuses e dessa forma adoravam-nas esquecendo o único Deus.

Depois de ter refletido bem, o rei mandou fazer dois bezerros de ouro e disse ao povo: Basta de peregrinações a Jerusalém! Eis aqui, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito. (1Rs, 12, 28)

Ao mesmo tempo,Note o v. 4: “Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens”. Ídolos de quem? Para alguns desavisados, isso poderia soar logo “ah! É a Igreja católica”. Errado! Veja o v. 2: “Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles?” As nações (pagãs). O texto, longe da cavilação protestante, tem que ser entendido no seu devido contexto, que é expressar a comparação do salmista do povo santo com as nações, que estes adoravam ídolos, e afirmavam que esses ídolos eram verdadeiros deuses.
A falácia protestante começa no v. 5. Mas o versículo fala dos ídolos das nações pagãs. Estes ídolos eram esculpidos com bocas, mas eles não faziam nenhum uso delas; se lhes clamassem, eles não poderiam responder, nem salvar de suas dificuldades. Os sacerdotes de Baal clamaram a seu ídolo, mas não ouviram nenhuma voz, nem retornou resposta; eles são justamente chamados de ídolos mudos, Hb. 2.18 Is. 46.7 Jr. 10.5;Ire. 18.26,2. 

Os católicos não clamam às imagens, como os pagãos (para quem as estátuas eram O deus em si) mas oram JUNTO com os santos nelas representados.
Agora, o que tem isso a ver com a doutrina católica? Em nenhum momento a Igreja, em seu ensino oficial, diz para alguém adorar uma imagem! Somente alguém de má-fé, preconceito e completo desentendimento da doutrina católica para afirmar tal disparate! As imagens na Igreja não são para serem adoradas mas somente como uma homenagem ao santo representado.

Para derrubar a mentira deslavada protestante recorramos ao Catecismo da Igreja Católica:

2112 - O primeiro mandamento condena o politeísmo. Exige que o homem não acredite em outros deuses afora Deus, que não venere outras divindades afora a única. A escritura lembra constantemente esta rejeição de "ídolos, ouro e prata, obras das mãos dos homens", os quais "têm boca e não falam, têm olhos e não vêem..." Esses ídolos vãos tornam as pessoas vãs:

"Como eles serão os que o fabricaram e quem quer que ponha neles a sua fé" (Sl 115,4-5. 8). Deus, pelo contrário, é o "Deus vivo" (Jo 3, 10) que faz viver e intervém na história.

2113 - A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro", diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o senhorio exclusivo de Deus; é, por­tanto, incompatível com a comunhão divina.

Da mesma forma como os protestantes desmerecem as imagens católicas eles deveriam desmerecer e criticar publicamente as imagens de personagens históricas em praças e museus. Mas raramente vejo um protestante fazer isso. Por quê? Porque eles irão dizer: “ah! Mas nós não adoramos essas estátuas de D. Pedro I,  Cabral, etc”. Nem nós católicos adoramos imagens de santo algum. São homenagens, representações e não um fim de adoração em si. Somente anticatólicos desinformados que continuam espalhando esta tolice.

Assim, o Sl. 115 é muito mal usado por alguns contra a Igreja católica, que o tiram de seu devido contexto. Não pode retirar um texto isolado da Bíblia, sem exegese, e aplicá-lo a bel prazer criando uma doutrina.
Juliana,Em Nome do Apostolado Defesa Católica,recomendo que se você puder,leia o catecismo da Igreja Católica, disponível no site do vaticano,recomendo a compra e leitura do livro do Frei Battistini já citado e também o acesso  a sites na internet apologéticos que com certeza vão lhe ajudar e muito.

Espero que eu tenha ajudado,mas se tiver mais dúvidas,não hesite em nos escrever.

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário