domingo, 16 de outubro de 2016

RESPOSTAS CATÓLICAS: "Paz e bem! Moro no município de Codajás no Amazonas e recentemente uma criança nasceu já morta. A família é católica e pediu ao nosso pároco que batizasse a criança, mas assim ele não o fez e explicou a família que não podia. Então gostaria de saber por que nossa Santa Igreja não batiza mortos, nesse caso, que já nasce morto! Agradeço! A paz de NSJC"

Prezado Hugo,Pax Domini!

Antes de responder á sua pergunta,é preciso deixar claro para você, sobre os modos de batismo de acordo com o que ensina a Igreja Católica.

Além do Batismo da água,o normal,sacramental,existem ainda outros modos de recebermos o batismo:o batismo de sangue e o Batismo de Desejo.

A falta do batismo pode supri-la o martírio,que se chama Batismo de Sangue,ou um ato de amor perfeito a Deus,ou de contrição,junto com o desejo,ao menos implícito,do batismo,e este ato chama-se Batismo de Desejo(Catecismo Maior de São Pio X,565)

Qualquer um desses três modos de receber o Batismo é suficiente para nos dar a fé e assim nos permitir ir para o céu.

Respondendo á sua pergunta: De fato, a Igreja somente batiza pessoas vivas.os sacramentos foram instituídos para as pessoas vivas! A não ser que paire dúvidas se a pessoa esteja viva ou morta.e neste pode ser conferido o batismo sob condição:

Cân 869- 1.havendo dúvida se alguém foi batizado ou se o batismo foi conferido validamente,e a dúvida permanece depois de séria investigação,o batismo lhe seja conferido sob condição”(Código de Direito Canônico,grifo meu)

Por isso é compreensível a atitude dos sacerdotes que neguem o batismo a essas crianças.
Mas a Igreja reza também pelos falecidos, mesmo que tenham morrido sem o batismo. A razão está em que, uma vez mortos, somos chamados diante de Deus e a Ele corresponde acolher-nos na sua misericórdia. O batismo é o começo de uma caminhada na fé, caminhada esta que os mortos já não realizarão. Rezamos, sim, exatamente acreditamos que Deus acolher as nossas orações. Inclusive, atualmente há um rito próprio para o sepultamento de crianças que morreram sem o batismo.

1261.Quanto às crianças que morrem sem  Baptismo, a Igreja não pode senão confiá-las à misericórdia de Deus, como o faz no rito do respectivo funeral. De facto, a grande misericórdia de Deus, «que quer que todos os homens se salvem» (1 Tm 2, 4), e a ternura de Jesus para com as crianças, que O levou a dizer: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis» (Mc 10, 14), permitem-nos esperar que haja um caminho de salvação para as crianças que morrem sem Baptismo. Por isso, é mais premente ainda o apelo da Igreja a que não se impeçam as criancinhas de virem a Cristo, pelo dom do santo Baptismo.(Catecismo da Igreja Católica,1261)

Tenha certeza, Deus é Pai e acolhe aqueles que não puderam procurá-lo pessoalmente. 
Espero ter ajudado,e outras dúvidas não hesite em nos escrever!

Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR

Sem comentários:

Enviar um comentário