domingo, 2 de abril de 2017

COMENTÁRIOS: A IGREJA CATÓLICA É SANTA E PECADORA???





Por Edgar Leandro da Silva e Felipe Alves 

Prezados Irmãos  e Irmãs,Salve Maria!

Temos notado muito a repetição da frase: "a Igreja é santa e pecadora". Peço humildemente que não utilizem mais essa frase da forma que está escrita. Ela traz implicações graves e citarei algumas delas:

Primeiramente, Se a Igreja é santa e pecadora, então ela nos induz tanto à santidade quanto ao pecado. Percebem a gravidade? A pessoa que afirma isso, acaba por afirmar de forma indireta, que a Igreja ensina o pecado!

Segundamente, Se a Igreja ensina o pecado e a Igreja foi fundada por Jesus Cristo, então Jesus é conivente com o pecado!  Essa implicação é ainda mais grave, pois embora sabemos que seja falsa, dá munição aos inimigos da Igreja para atacarem-na e afastarem-na das pessoas!

Terceira implicação: Ignorância, Se usarmos essa afirmação com a intenção de dizermos que a Santa Igreja é composta por pecadores, então estaríamos falando de algo diferente daquio que afirmamos, pois há uma distinção entre a Igreja como Instituição e os Fiéis e sacerdotes!

O Documento do Concílio Vaticano II chamado Lumen Gentium promulgado pelo Papa Paulo VI afirmou que:

“A nossa fé crê que a Igreja, cujo mistério o sagrado Concílio expõe, é indefectivelmente santa. Com efeito, Cristo, Filho de Deus, que é com o Pai e o Espírito ao único Santo» (120), amou a Igreja como esposa, entregou-Se por ela, para a santificar (cfr. Ef. 5, 25-26) e uniu-a a Si como Seu corpo, cumulando-a com o dom do Espírito Santo, para glória de. Deus. Por isso, todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo: «esta é a vontade de Deus, a vossa santificação» (1 Tess. 4,3; cfr. Ef. 1,4). Esta santidade da Igreja incessantemente se manifesta, e deve manifestar-se, nos frutos da graça que o Espírito Santo produz nos fiéis; exprime-se de muitas maneiras em cada um daqueles que, no seu estado de vida, tendem à perfeição da caridade, com edificação do próximo; aparece dum modo especial na prática dos conselhos chamados evangélicos. A prática destes conselhos, abraçada sob a moção do Espírito Santo por muitos cristãos, quer privadamente quer nas condições ou estados aprovados pela Igreja, leva e deve levar ao mundo um admirável testemunho e exemplo desta santidade”

O Catecismo da Igreja Católica promulgado pelo Papa São João Paulo II também deixou  claro isso:

A Igreja «é santa, não obstante compreender no seu seio pecadores, porque ela não possui em si outra vida senão a da graça: é vivendo da sua vida que os seus membros se santificam; e é subtraindo-se à sua vida que eles caem em pecado e nas desordens que impedem a irradiação da sua santidade. É por isso que ela sofre e faz penitência por estas faltas, tendo o poder de curar delas os seus filhos, pelo Sangue de Cristo e pelo dom do Espírito Santo» (307) (Catecismo da Igreja Católica,827 Destaque é nosso)

 

828. Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está nela, e ampara a esperança dos fiéis, propondo-lhes os santos como modelos e intercessores (308). «Os santos e santas foram sempre fonte e origem de renovação nos momentos mais difíceis da história da Igreja (309)». «A santidade é a fonte secreta e o padrão infalível da sua actividade apostólica e do seu dinamismo missionário» (310 destaque é nosso)

E para entedermos melhor ainda esta expressão: “Santa e Pecadora” usemos como exemplo  duas citações importantes da sagrada escritura por São Paulo:

 

“Ora,vós sois o corpo de Cristo e cada um,de sua parte,é um dos seus membros”(I Cor 12,27)

 

"Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível(Ef 5,25-27 destaque é nosso)

Logo,por estas duas passagens,da Sagrada Escritura podemos concluir que:

 

A igreja é um corpo e que nós somos seus membros,Cristo é a cabeça desta Igreja e que a mesma é Santa!

 

O Credo Niceno-Constantinopolitano(aquele mais longo) que rezamos normalmente aos domingos que:

 

“Creio na Igreja,Una,Santa,Católica e Apostólica” e não “Creio na Igreja Católica Una,Santa e Pecadora...(o destaque é nosso)

 

Logo diante do que foi exposto aqui,podemos concluir que a expressão: “Igreja é Santa e Pecadora”  que apesar de não ser toda errada,não deve ser usada,pois pode acabar confundindo a cabeça dos fiéis!

Então, é fundamental que saibamos diferenciar a santidade DA Igreja(que é certa) da santidade NA Igreja( que é pessoal e nem sempre corresponde á santidade DA Igreja). Nesse sentido, a expressão “Igreja santa e pecadora” é uma faca de dois gumes: se, por um lado, tem seu fundo de verdade, por outro embaralha um pouco as coisas, pois não favorece a necessária distinção.

A expressão a qual o Apostolado Defesa Católica recomenda vivamente é que :“A Igreja é Santa e composta por pecadores” acredito que esta expressão seria mais coerente a ser usada por todos os Católicos(as)!

 

Sabemos que todo ser humano é pecador. Mas o ponto chave do cristianismo, ou, o dever da Igreja Católica não é abolir o pecado, mas sim, oferecer apoio divino ao ser humano que é livre em suas decisões e deve vencer o pecado utilizando desta liberdade de escolha.

Esperamos então, com que com esta explicação.tenha ficado claro para os nossos irmãos e irmãs, leigos assim também, como aos nossos sacerdotes!

 

Ad Majorem Dei Gloriam,

 

EDGAR LEANDRO DA SILVA E FELIPE ALVES

 

2 comentários:

  1. Complemento:

    Tenho notado muito a repetição da frase: "a Igreja é santa e pecadora". Peço humildemente que não utilizem mais essa frase da forma que está escrita. Ela traz implicações graves e citarei algumas delas. Peço que leiam de coração aberto.
    Primeiramente, se a Igreja é santa e pecadora, então ela nos induz tanto à santidade quanto ao pecado. Percebem a gravidade? A pessoa que afirma isso, acaba por afirmar de forma indireta, que a Igreja ensina o pecado.
    Segundamente, se a Igreja ensina o pecado e a Igreja foi fundada por Jesus Cristo, então Jesus é conivente com o pecado. Essa implicação é ainda mais grave, pois embora sabemos que seja falsa, dá munição aos inimigos da Igreja para atacarem-na e afastarem-na das pessoas.
    Terceira implicação: ignorância. Se usarmos essa afirmação com a intenção de dizermos que a Santa Igreja é composta por pecadores, então estaríamos falando de algo diferente daquilo que afirmamos, pois há uma distinção entre a Igreja como instituição e os fiéis e sacerdotes. Ou seja, estaríamos afirmando A quando na verdade estamos falando de B. Imaginem como isso soa aos ouvidos de um não-católico: ignorância de nossa parte.
    Eu mesmo deixei de fazer parte da Igreja por notar esses deslizes dos fiéis, tanto católicos quanto protestantes, e por mais que eu saiba atualmente que este não implica aquele, à vista de quem está distante, faz toda a diferença.
    Amigos, não deem munição ao inimigo. Sempre que puderem, estudem. Coloquem seus estudos, nem que sejam bem poucos, como hábitos diários, ou sempre que possível, dando a eles uma prioridade tão alta quanto as suas orações. Pensem que na vida de um ateu ou não-católico, talvez você seja o único contato dessa pessoa com Jesus ou com a Santa Igreja. "Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança" (1 PE; 3, 15)
    Quero deixar como sugestão as seguintes opções, que servem de correção para falar do assunto:
    A Igreja é santa, composta por pecadores;
    Ou apenas, a Igreja é Santa.
    Apenas isso é suficiente. Pois sabemos que todo ser humano é pecador. Mas o ponto chave do cristianismo, ou, o dever da Igreja Católica não é abolir o pecado, mas sim, oferecer apoio divino ao ser humano que é livre em suas decisões e deve vencer o pecado utilizando desta liberdade de escolha.
    Deus abençoe a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salve Maria Felipe!

      Obrigado também, pelo seu rico comentário. Gostei muito do mesmo! inclusive, vou depois alterar o texto, e incluir parte de seu comentário no mesmo, Ok?

      Que Deus te abençõe, que os anjos te proteja e Salve Maria!

      Eliminar