domingo, 15 de novembro de 2020

RESPOSTAS CATÓLICAS: “...Vou fazer logo a pergunta: em Mateus 6: 9-13, Jesus ensina como orar, dizendo: "não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos". Porém, ao rezarmos o terço, fazemos muitas repetições nas contas pequenas. Isso seria um conflito com a fala de Jesus ou essa fala não se aplica ao terço?”




Caro Irmão Felipe, Salve Maria.

Obrigado mais uma vez, pela sua confiança em Nosso Humilde Apostolado.

Na verdade, respodendo a sua pergunta, sobre a referida passagem, ela não é nenhum nenhum conflito da parte de Nosso Senhor, com relação a recitação do Santo Terço.Isso porque a oração do terço se baseia na repetição de Ave-Marias e Pais-Nossos, mas jamais tais orações serão vãs, ou seja, despropositadas e orgulhosas, *se devidamente proferidas.*


Note que após estas palavras, Jesus ensina o Pai Nosso, dizendo: *“Eis como deveis rezar...”*(Mt 6,9) desta maneira” Tal exemplo de oração foi absorvido pelo povo que a escutou e, sem dúvida alguma, repetida diversas vezes, ao longo de toda uma vida e ao longo de toda a vida da Igreja Cristã. Jesus queria, com estas palavras, alertar mais uma vez o povo contra os que pretendiam atrair a atenção dos homens, e detrimento a Deus. São os Fariseus, que gostavam de alardear sobre  suas virtudes de oração e jejum, enquanto tinham no coração uma piedade falsa.

 

Portanto, não há porque considerar como vãos o Pai-Nosso ou a Ave-Maria somente porque são repetidas. O que Deus enxerga é a postura do coração ao recitá-las, e não a postura do ego de quem a repete.


Mas, além do Pai Nosso, e se leu outras passagens da sagrada escritura, vai encontrar outras passagens em que as oraçoes se repetem.O próprio Cristo também fez isso:

"[Cristo] Foi ter então com os discípulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Então não pudestes vigiar uma hora comigo... Vigiai e orai para que não entreis em tentação. (...). Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade! Voltou ainda e os encontrou novamente dormindo, (...). Deixou-os e foi orar pela terceira vez, *dizendo as mesmas palavras.”* (Mateus, 26, 40-44).

 

E também, nos Salmos, encontramos a seguinte repetição:


"Aleluia. Louvai ao Senhor, porque ele é bom; *porque eterna é a sua misericórdia.*

Diga a casa de Israel:
*Eterna é sua misericórdia.*

Proclame a casa de Aarão: *
Eterna é sua misericórdia.*

E vós, que temeis o Senhor, repeti: *
Eterna é sua misericórdia.*

Na tribulação invoquei o Senhor; ouviu-me o Senhor e me livrou
." (Salmo 117, 1-5),


Em fim, podemos concluir que uma leitura rápida e literal da Bíblia pode levar a desfechos indesejados. Não, não é uma vã repetição rezar o terço, não é uma vã repetição rezar o Pai-Nosso, Não é vã a repetição que se faz de coração Aberto, sincero e piedoso!

Espero ter lhe ajudado,mas qualquer outra dúvida, não hesite em questionar!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

2 comentários:

  1. Obrigado, Edgar, por mais uma vez esclarecer minha dúvida. Realmente, uma leitura apressada pode atrapalhar o entendimento correto da verdadeira mensagem que se encontra no texto. Minha leitura do novo testamento foi tão rápida que preciso lê-lo de novo para absolvê-lo com mais aproveitamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salve Maria Felipe!

      Fico feliz que a minha resposta tenha o ajudado neste sentido!

      Que Deus te abençõe, que os anjos te proteja e Salve Maria.

      Eliminar