domingo, 13 de outubro de 2024

DEBATE COM A PROTESTANTE 2ªPARTE: SÁBADO E DOMINGO, O PRIMADO DE PEDRO E MAIS SOBRE AS IMAGENS DE SANTOS

 






Prezados Irmãos e Irmãs, Salve Maria.

 

Estaremos dando continuação a Segunda parte, do  Debate que eu tive a algum tempo atrás com uma Protestante via Facebook.

 

Hoje, estaremos abordando nesta parte do Debate:  Sábado e Domingo, O Primado de Pedro e mais sobre as Imagens de Santos.

 

Vamos conferir?

 

 

3-PROTESTANTE

 

Edgar Leandro Silva Não sou protestante!! Eu falo das coisas que vi dentro da igreja. Jesus não veio para abolir a lei, ele veio para cumprir.

Mateus 5:17-275:12

17"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

18Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou

o menor traço, até que tudo se cumpra.

19Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus.

O sábado não é o dia dos judeus o sábado é ordenado por Deus.

Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o Senhor, o teu Deus, te ordenou. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu.

- Deuteronômio 5:12-14 jesus aplicou a misericórdia ao sábado que era levado com extremo rigor pelos fariseus, Jesus aplicou a misericórdia neste dia e amenizou o seu peso, mas não aboliu nada.

Jesus explicou que ele é o Senhor do sábado. O sábado era o dia de Deus, por isso, ele tinha o direito de abençoar pessoas no sábado e trabalhar nas suas vidas (Marcos 2:27-28).

Quanto aos apóstolos, eles eram judeus e seguirão as tradições judaicas e não romanas.

Quando vc se prostra diante de uma imagem se volta pra ela e se consagra a ela isso é idolatria o mandamento de Deus é claro quando diz.. (Não respondeu ao meu questionamento...)

Os Dez Mandamentos de Deus

Não terás outros deuses além de mim.

Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man- damentos.

Aqui não a opção de postar imagem se não eu teria inúmeros exemplos pra te dar de atitudes de idolatria em relação às imagens dentro da igreja, o mandamento acima que enviei é bem claro quando diz nenhuma imagem.

Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:2-4

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Tiago 1:22

 

Quanto a Pedro ser o primeiro papa Petra versus Petros

Ao referir-se a Pedro, Jesus emprega o termo grego Petros, que significa um seixo, pedregulho. Ao referir- se à edificação da Igreja, diz que ela seria edificada não sobre o Petros (Pedro), mas sobre a petra, um rochedo inabalável. Ora, Jesus fez nítida diferença semasiológica3 entre petra e Petros. Um é substantivo feminino singular e está na terceira pessoa; o outro, masculino plural, e se encontra na segunda pessoa. Além disso, o termo petra nunca é usado na Bíblia em relação a homem algum, somente em relação a Deus. Logo, tal verso nem de longe insinua alguma coisa sobre Roma, sucessão apostólica ou algo similar. Os católicos conseguem ver o que não existe no texto.

Edificação sobre quem?

A declaração "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo" é a chave para entendermos toda a problemática. Jesus perguntou a "todos", e não somente a Pedro, "quem Ele era". "Disse-lhes ele [Jesus]: E vós, quem dizeis que eu sou?" (Mt 16.15). A ele - Pedro - foi revelado, em sua confissão, que Cristo era o Messias, o Filho de Deus, daí a frase: "Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...", ou seja, a igreja está edificada sobre a confissão de que Ele (Jesus) era o Filho de Deus.

A bem da verdade, a Igreja jamais poderia ser solidamente edificada sobre homem algum, nem mesmo Pedro, que, embora tenha sido um grande apóstolo, foi, no entanto, falível e passível de erros, como demonstra, de maneira sobeja, o contexto imediato: "Ele [Jesus], porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens" (Mt 16.23), além de outros escritos do Novo Testamento em que podemos perceber a inconstância de Pedro (Mt 26.69-75).

 

3-EDGAR

 

Salve Maria! A Senhora se engana, é PROTESTANTE SIM! Esta sua resposta é um exemplo disso,(ou mal exemplo!) típica de pessoas protestantes, além de sua fonte para esta sua resposta que comprova mais ainda isso...

 

Ora, todo aquele que “protesta” contra o ensinamento Católico Normalmente ou é protestante ou é cismático, no seu caso, fica a primeira opção...

 

Interessante a senhora dizer que: “Falo das coisas que vi dentro da Igreja” Então a senhora apenas VIU e não ESTUDOU sobre a Igreja católica, Correto? Aí então se explica a sua ignorância no que diz respeito ao ensinamento Católico...Por isso que foi para o Protestantismo...

 

Mas, pela sua resposta aqui a ignorância continua... Quer ver só?

Sim, como ensina o Evangelho de São Mateus, Nosso Senhor não veio abolir a lei, mas ele não veio para cumprir e sim para “levar a perfeição”(Mt 5,17)

 

Na Minha Bíblia católica de Quase 2000 anos, tem “levar a perfeição” na sua que tem um pouco mais de 500, tem “cumprir”

 

Sinceramente eu fico com a minha...A Tradução é bem mais confiável, do que as deturpadas protestantes...

 

Mas em fim, Neste trecho, Jesus está ensinando que seu propósito não era contra a lei. Ele não veio para demolir   ou   destruir   a   lei.   De   fato,   Ele   era   o   cumprimento   da   lei.   A   lei   predisse   a vinda de Cristo e a nova aliança que ele haveria de trazer. Esta passagem não está, certamente, ensinando que cada "i" ou "til" da lei obrigaria para sempre, como a senhora Protestante pensa...

 

O sábado não foi ordenado por Deus para tod o mundo Senhora Protestante! A celebração deste dia pertence as leis cerimonais dos Judeus e não pertence aos preceitos morais...


 

Tu, pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibas que eu sou o SENHOR quer vos santifica.”(Ex.31:13- 17);

 

Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua por suas gerações. “Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre…” (Êx.31:16,17);

 

Note que a guarda do sábado se refere apenas aos “Filhos de Israel” ao Povo Judeu e não a todo mundo...

 

O Sábado no que se refere a determinação do tempo, não é fixo nem pérpetuo, mas passível de mudança! O próprio povo de israel só começou a celebrar o dia de sábado a partir do tempo em que foi libertado da escravidão do faraó...

 

Como assim Cristo Nosso Senhor não aboliu nada? Na outra resposta eu citei uma passagem de São Paulo em que ao contrário do que a senhora pensa, ele ensina:

 

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido” (2Co 3:14 )

 

E quando Nosso Senhor ensina que ele é o Senhor do Sábado, Jesus aqui não fala nada da “ guarda do sábado” Pelo contrário...

 

1-O contexto não enfoca a universalidade do sábado, mas a autoridade de Jesus sobre ele.

 

2.  Jesus não alargou o mandamento, mas restrigiu-o aos judeus.

 

3.  Se Jesus estivesse realmente dizendo que o sábado era para todo ser humano, isto teria levantado outra controvérsia com o fariseu e não refutado ele, pois consideravam o sábado como posse única da nação judaica...

 

Sim, quase todos os apóstolos eram Judeus e não poderiam ser Católicos, pois nem existia o Catolicismo ainda no tempo deles...

 

Senhora protestante, a consagração á Nossa Senhora não tem nada a ver com idolatria...

 

Uma consagração a virgem maria é no sentido figurado, eu me coloco virgem maria em baixo da tua proteção debaixo do teu cuidado, porque tud és a Mãe de Deus filho, serva do Senhor. Nós amamos a virgem maria não é por causa dela em si e porque ela é serva do senhor. A consagração não é a virgem maria a consagração é a Jesus pelas mãos da virgem maria!

 

Entendeu senhora protestante?


A respeito das imagens, o Curioso,é que o mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo citado pela senhora, em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com images de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).

 

Qual a conclusão disso, Senhora Protestante? É que o erro não estar nas imagens mas no tipo de culto que se presta á elas!!

 

Aliás, falando nisso, a senhora se esqueceu de responder se Catecismo da Igreja Católica, que a mesma ensina que devemos praticar a Idolatria!

 

Fico no Aguardo desta resposta ainda...mas será que ela vai vir? Ou devo entender que a senhora MENTIU sobre este assunto?

 

Senhora Protestante, Sobre o Primado de Pedro, é bom entender algumas coisas.

 

Sobre esta passagem do Evangelho de São Mateus citada por mim, se dirige todo a Pedro, Presta Atenção, "tu és Pedro..."; "eu te darei as chaves..."; "tudo que (tu) ligares..." - em resposta à sua confissão, como um prêmio pela sua defesa pública da fé. O texto não traz qualquer interrupção lógica, para passar a se referir a Nosso Senhor. Se assim fosse, a frase ficaria sem sentido: "tu és Pedro, mas não edificarei a minha Igreja sobre ti, senão sobre mim; as chaves do céu porém te darei."

 

Ufa! Cansei! Mas para ajudar uma pobre alma protestante, vale a pena...

 

Acredito que respondi a tudo que a senhora comentou ao contrário da Senhora...

 

o que prevalece é a língua de Cristo, o aramaico, onde Pedro é igual a pedra!

 

Cristo também era Pedra, pois é EVIDENTE que a Igreja está fundada sobre Cristo, por ser uma sociedade divina e humana, por ser o Corpo Místico de Cristo, cujos membros são os fiéis, cuja cabeça é o próprio Cristo.

 

Mas assim como luz e luz, pedra e pedra. "Eu sou a luz do mundo." (S. João, ,8 12) e "Vós sois a luz do mundo." (S. Mateus, 5,14). Sem se excluírem, luz e pedra divina = Cristo; luz e Pedra humanas = Pedro e Pedro com os Apóstolos, estabelecidos por Cristo para continuar sua obra salvífica, levando seu Evangelho a todas as criaturas!


Há, portanto, luz e luz, pedra e pedra. Uma luz fonte, outra luz reflexo; uma pedra fundamento invisível, causa e fim dos homens, outra pedra fundamento visível, rocha de sustentação da Igreja indefectível e guia infalível dos homens."


Senhora Protestante, Os apóstolos amavam a Cristo, e portanto não queriam a sua morte e sofrimento. Muitas vezes Satanás usa de nossas boas intenções, para que façamos algo que não deveríamos fazer (por isso diz o ditado "de boas intenções o inferno está cheio"). Cristo logo percebeu que Satanás estava a usar

o amor de Pedro para impedí-lo de sofrer o martírio, por isso disse (a Satanás e não a Pedro) para que se afastasse dele (de Cristo).


A Senhora Protestante não acha que seria uma contradição da parte de Nosso Senhor (o qual não pode se contradizer) em confiar a Pedro a autoridade da Igreja, as chaves do Reino dos Céus e depois no mesmo capítulo chama-lo de Satanás?

 

E para terminar sobre a Negação de Pedro, Entenda Senhora Protestante, que o pecado não faz a autoridade perder seu poder, porque que é dado por Deus. A Prova é que após a Ressurreição, cristo aparece primeiro a quem??? A PEDRO!(S. Lucas 24,34) e depois confirmando o PRIMADO DE PEDRO Cristo manda Pedro apascentar suas ovelhas e cordeiros(S. João 21,15-17)

 

Ufa! Cansei! Mas para ajudar uma pobre alma protestante, vale a pena...

 

Acredito que respondi a tudo que a senhora comentou ao contrário da Senhora...

 

 

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário