domingo, 23 de novembro de 2025

RESPOSTAS CATÓLICAS: “Porque a Igreja Católica segue a regra de 40 dias após a quarta feira de cinzas já que quem determina quando é o carnaval são os homens minha pergunta é esta"

 



Caro Paulo Luiz, Salve Maria!

 

A partir da Quarta feira de Cinzas até a Quinta Feira Santa a Igreja Católica vive o tempo da Quaresma.


A Quaresma é um tempo de jejum e de penitência, instituído pela Igreja e pela Tradição Apostólica(Catecismo Maior de São Pio X,35)

 

O Carnaval tem uma relação com a Igreja Católica porque o mesmo marca praticamente a véspera da quarta- feira de cinzas onde nós começamos a Quaresma.

 

O Carnaval ao contrário do que se pensa,acontece num dia só, na terça feira! (note que normalmente no calendário o mesmo apenas destaca um dia só desta festa!) que antecede a quarta feira de cinzas apenas.


Apesar de terem pessoas que comemoram esta festa, três, quatro dias ou mais, mais o dia do carnaval é apenas um dia.


E o carnaval não é uma festa católica. Era uma festa pagã que os romanos realizavam em fevereiro, as februália.


Como os cristãos iam passar quarenta dias sem comer carne, o nome carnaval se entendeu como “carne vale” vale é uma palavra que em latim significa: “Adeus,até mais” e carne significa carne mesmo(comida)  ou seja os últimos dias em que se podia comer carne,era como se fosse uma despedida  da carne e dos excessos do carnaval antes da quaresma.

A Quaresma foi Instituída a fim de imitarmos, de algum modo, o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo observou no deserto:


“ Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus no Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados este dias, teve fome”(Lc 4,1-2)


 A fim de nos prepararmos, por meio da penitência, para celebrar santamente a festa da Páscoa.


Espero ter ajudado,

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário