quarta-feira, 25 de julho de 2012

A MISSA TRIDENTINA É A MISSA DE SEMPRE DA IGREJA?


Prezados Irmãos e Irmãs,Pax Domini!

Em mais um artigo,o nosso blog hoje quer falar mais uma vez sobre a Missa Tridentina. É que muitas pessoas,principalmente a ala mais “ultra- tradicionalista” da Igreja,chama essa Santa Missa de “Missa de Sempre”
  Mas,será que a Missa Tridentina é a Missa de Sempre mesmo da Igreja,Será que termo “de sempre” está também correto para se referir á ela,
Bom,então para responder a  estas dúvidas,nada mais do que consultar alguém que entende do assunto,e possa nos ajudar.

Para isso então,o blog Defesa Católica,Copiará então a resposta que o Dr Rafael vitola Brodbeck,Grande estudioso e pensador Católico,deu no site: “Salve a Liturgia”  aonde o mesmo é membro,sobre o assunto:


1. Toda Missa é de sempre. Do contrário, não seria Missa.


2. Talvez queiram dizer "rito de sempre". Ainda assim é errado, pois o rito a que se referem foi codificado por São Pio V, baseado no sacramentário de São Gregório Magno. Logo, não é de sempre. Mais ainda: os demais ritos são tão antigos, ou mais, que o romano. Portanto, não existe isso de um rito ser "de sempre".


E mais,no mesmo artigo o Dr Rafael,explica se é a mesma coisa dizer que a Missa de São Pio V é a Missa em latim:


3. Dizer que a Missa de São Pio V é a mesma coisa que "Missa em latim" é um absurdo. A Missa nova também é em latim. Pode ser celebrada versus Deum também. Eu mesmo tenho, seguidamente, Missas em latim, versus Deum, e com canto gregoriano, incenso etc. E é Missa no rito novo mesmo!!!!

4. Contrapor a Missa no rito antigo romano ao rito novo romano é uma falácia tradicionalista. Ambas são válidas, lícitas, legítimas, e santificantes. Se o rito antigo tinha pontos positivos, também tinha limitações (tanto que, após Pio V, houve muitas reformas, até Pio XII e João XXIII). O mesmo com o rito novo: limitações, mas pontos positivos!

Obs: Grifos nossos

Logo Neste Artigo,com estas explicações,do Dr Rafael,o mesmo deixou claro para nós do Blog do Apostolado Defesa Católica,assim como para nossos irmãos e irmãs internautas  duas coisas: Primeiro que não existe este termo dado pelos “ultra-tradicionalistas” de “Missa de Sempre” se Referindo a Missa Tridentina.

E Em Segundo,Que Tanto a Missa Tridentina,como a Missa Nova, podem sim,serem ambas celebradas em Latim.

Estas Cópias do Artigo do Dr Rafael,não está completa,mas quem quiser pode conferir o artigo inteiro no seguinte link:

http://www.salvemaliturgia.com/2010/05/missa-de-sempre-em-latim-etc-e-algumas.html 


Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA




Sem comentários:

Enviar um comentário