domingo, 15 de dezembro de 2013

A LEI PODE SER MUDADA? COMENTÁRIO DE UM TEXTO ADVENTISTA-2ª E ÚLTIMA PARTE.



Prezados Irmãos e Irmãs,Pax Domini!

Em Nosso Artigo anterior,postamos aqui em nosso blog,o texto na integra enviado pelo adventista comentando sobre a questão do sábado. Hoje estaremos comentando/respondendo sobre este texto enviado por ele,para que fique claro para nossos irmãos e irmãs internautas a posição católica sobre o assunto:

- Jesus, sendo Deus, também não muda (Hebreus 12:8). Eles têm pensamento igual (João 5:19, 10:30) Ele, que guardou os mandamentos do Pai (João 15:10), observava essa lei que estava guardada em Seu coração, com agrado e prazer (Salmo 40:8) e não porque nasceu naquele regime debaixo da lei. Jesus não era legalista. Pelo Seu exemplo, também deveríamos obedecer essa lei.

Jesus era um judeu nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e portanto obedeceu a todas as leis do Velho Testamento. Jesus foi circuncidado, ordenou a entrega de oferendas ao sacerdote, pela purificação, guardou a Páscoa, etc. (Lucas 2:21; 5:12-14; Mateus 26:18-19). Mas quando Jesus morreu, ele inaugurou a nova aliança e revogou a velha. Se o fato que Jesus guardou a Páscoa não prova que nós também deveríamos guardá-la, então o fato que Jesus guardou o sábado não prova que nós deveríamos guardá-lo também.
Jesus no entanto afirmou que " o Sábado foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do Sábado” de que o Filho do homem é o Senhor também do Sábado."( Mc. 2:27,28 ).

- Os textos de Mateus 5:17-18 e Lucas 16:17 dizem que nem um til da lei deveria passar (terminar, ser mudado). Esses textos citados não dão a ideia de que a lei poderia ser mudada depois de um tempo definido, mas dão a ideia de que a lei é eterna. A Igreja Católica também concorda nisso, na perpétua guarda da Lei Antiga:
“O Sermão do Senhor, longe de abolir ou desvalorizar as prescrições morais da Lei Antiga, dela haure as virtualidades ocultas, faz surgir novas exigências e revela sua verdade divina e humana”. (Catecismo Católico, Edição Típica Vaticana - 1968, pág 521)

”[A lei] Oferece um ensinamento que subsiste para todo o sempre, como a Palavra de Deus”. (1964, pág 519)

Há um pequeno mal entendido aqui,neste dois trechos do ensinamento da Igreja com relação á Antiga Lei.
Vejamos o que diz por exemplo São Paulo:
“Tal é a convicção que temos em Deus por Cristo.Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento,como de nós mesmos.Nossa capacidade vem de Deus.Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança,não da letra e sim do Espírito.porque a letra mata,e o Espírito vivifica”(2 Cor 3,4-6,grifos meus)
Percebam amados Irmãos que o que foi revogado na Cruz foi a Letra da Lei Antiga e não o seu Espírito. Por isso o Cristianismo é o fiel cumprimento do Judaísmo,não segundo a Letra,mas segundo o Espírito.E este justamente o que a Igreja Católica ensina em seus Catecismos no que diz respeito á Guarda do Domingo ao Invés do Sábado.
O Concílio Vaticano II: mencionou a observância do Domingo, além de citar o costume e tradição que exerce o domingo junto aos fiéis.

“Por tradição apostólica, que nasceu do próprio dia da Ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias, no dia que bem se denomina dia do Senhor ou domingo. Neste dia devem os fiéis reunir-se para participarem na Eucaristia e ouvirem a palavra de Deus, e assim recordarem a Paixão, Ressurreição e glória do Senhor Jesus e darem graças a Deus que os »regenerou para uma esperança viva pela Ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos» (1 Pedr. 1,3). O domingo é, pois, o principal dia de festa a propor e inculcar no espírito dos fiéis; seja também o dia da alegria e do repouso.” (Constituição Conciliar Sacrosantium Conclilium, Vaticano II: nº. 106;

O Domingo, «Dia do Senhor», é o dia principal da celebração da Eucaristia, porque é o dia da ressurreição. É o dia por excelência da assembleia litúrgica, o dia da família cristã, o dia da alegria e do descanso do trabalho.” (CIC, nº 1193).

Imutabilidade da Lei, tendo como base específica sobre o dia de guarda imutável:
- O sábado foi instituído no Éden e lá guardada por Adão e Eva (Gên2:1-3), quando nem pecado existia ainda. O propósito da salvação de Jesus é trazer o Éden de volta, restabelecer tudo o que era ‘muito bom’ (Gen1:31) de lá, incluindo a guarda do sábado.

Às vezes, os adventistas mostram que Deus descansou no sétimo dia da criação (Gênesis 2:1-3). E daí eles deduzem que aos homens foi ordenado que guardassem o sábado desde o tempo da criação. Mas nenhuma passagem afirma isso.

Gênesis 2 mostra que Deus descansou no sétimo dia, mas não ordena que os homens guardem o sétimo
dia. De fato, a Bíblia nunca ordenou aos gentios que guardassem o sábado ­somente os judeus ­ desde o tempo de Moisés até Cristo.

- Se essa lei tivesse sido mudada, esse assunto teria sido muito debatido nas cartas à comunidade judaica e aos gentios. Se o domingo fosse o novo sábado, isso estaria registrado na Bíblia. Mas não há registros da troca, muito menos polêmica sobre esse assunto nas Escrituras. “Todavia podeis ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha autorizando a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do sábado, dia que nós nunca santificamos.” (GIBBONS, J. (1880). The Faith of Our Fathers: Plain Exposition and Vindication, 16.ª ed., Baltimore: Published by John Murphy & CO., chap. VIII, p. 111; (James Gibbons, arcebispo de Baltimore).


Os cristãos guardam o dia de Domingo (Domingo vem do latim "Dominus, "Senhor"), o Dia do Senhor, e não o sábado dos judeus. Este dia é guardado porque foi nele que Cristo ressuscitou, nele que Cristo recriou o mundo após haver passado o sábado libertando os justos presos no Inferno (Mt 28,1; Mc 16,2; 16,9; Lc 24,1; Jo 20,1). Cristo é o Senhor do Sábado, maior que o sábado e com poder de modificá-lo à vontade (Mc 2,28).
Foi também no domingo que o Senhor apareceu aos discípulos pela primeira vez (Jo 20,19) e no domingo seguinte, oito dias depois, a São Tomé (Jo 20,26).
Sempre foi no domingo, e não no sábado, que os discípulos se reuniram, como podemos ver em At 20,7 e 1Cor 16,2.
Foi igualmente no domingo que São João recebeu o livro do Apocalipse (Ap 1,10)

- Paulo foi acusado de pertencer a uma seita, pois cria em ‘tudo quanto está escrito na lei e nos profetas’ (Atos 24:14), incluindo a lei moral presente no Pentateuco. Por isso, os observadores do sábado fazem das palavras de Paulo as suas.

*As Escrituras não ensinam que são Paulo guardava o sábado.Havia um número de ocasiões em que Paulo ensinou em sinagogas, no sábado (Atos 18:4, por exemplo). O sábado era o dia quando as pessoas se juntavam na sinagoga e
Paulo aproveitou-se dessas oportunidades para ensinar muitas pessoas
Mas a ida de Paulo às sinagogas, para ensinar no sábado, não prova que ele guardou o sábado como um dia santo de descanso.

- Jesus disse aos judeus que eles seriam perseguidos e que devessem orar para que suas fugas não ocorressem no sábado (Mateus 24:20). Isso é uma evidência de que o mandamento do sábado estaria ainda em vigor, como dia especial entre os judeus e cristãos, durante as décadas mesmo depois da partida de Jesus.

Jesus estava considerando a iminente destruição de Jerusalém. Ele deu aos seus discípulos o sinal pelo qual eles poderiam saber quando a hora de fugir houvesse chegado. E ele os aconselhou a orar para que sua fuga não viesse em um tempo difícil. Havia várias razões porque seria mais difícil fugir no sábado. Normalmente, os judeus trancavam as portas da cidade no sábado, e poderiam ser impedidos em sua fuga por judeus fanáticos; o sábado dificultaria a capacidade dos cristãos para comprar os mantimentos necessários para a fuga. Quando Jesus os avisou para que orassem para que a
fuga não fosse num dia de sábado ou no inverno, ele não estava admitindo que os cristãos deveriam guardar o sábado, mais do que deveriam guardar o inverno.

O sábado era só para os judeus.

- O domingo passou a ser observado por alguns somente depois de séculos da ressurreição de Jesus.

Isso não é verdade. A Igreja Católica começou a guardar o domingo(como muitos outros cristãos e não alguns) em vez do sábado, Desde o período apostólico, basta ler At 15,1-34: o que é proibido aos cristãos provindos da cultura não-judaica? O versículos 28-29 respondem claramente: "De fato, pareceu bem ao *Espírito Santo e a nós* não vos impor nenhum outro peso além destas coisas *necessárias*: que vos abstenhais das carnes imoladas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e das uniões ilegítimas. Fareis bem preservando-vos destas coisas. Passai bem". Cadê a referência à guarda do sábado? Há tempos que já se sabia da existência do confronto entre os cristãos judaizantes e os cristãos gentios, sendo certamente a observância do sábado um dos pontos controvertidos (cf. vers. 5: "impor-lhes a observância da Lei de Moisés").
Mas por que os Apóstolos, inspirados pelo Divino Espírito Santo, também não acharam necessário obrigar os cristãos gentios a guardarem o sábado? Simples: porque nem mesmo eles estavam ainda observando o sábado para o culto, mas sim o domingo, conforme vemos, p.ex., em At 20,7 e 1Cor 16,2.
Instruídos pelos Apóstolos, os primeiros cristãos também guardaram o domingo.
São testemunhas dessa verdade, entre outras:
- Didaqué (~ 70 dC): "Reunidos cada dia do Senhor, parti o pão e dai graças, depois de terdes confessado os pecados para que o vosso sacrifício seja puro". - Qual é o "dia do Senhor"? Veja At 20,7!
- Santo Inácio de Antioquia (~ 85 dC): "Por isso, os que se criaram na antiga ordem das coisas vieram à novidade da esperança, não guardando o sábado, mas vivendo segundo o domingo, dia em que também amanheceu a nossa vida" (Epístola aos Magnésios, 9).
- Epístola de Barnabé (~ 95 dC): "Portanto, nós guardamos o oitavo dia para O celebrar. Nesse dia, Jesus ressuscitou dos mortos e, depois de se manifestar, subiu aos céus".
- São Justino Mártir (~ 150 dC): "Mas o domingo é o primeiro dia em que todos celebramos a nossa assembléia comum, porque é o primeiro dia em que Deus, tendo realizado uma mudança nas trevas e na matéria, fez o mundo, e Jesus Cristo, nosso Salvador, foi nesse mesmo dia que ressuscitou dentre os mortos" (1Apologia, 67).
Repare nos testemunhos acima a harmonia que une firmemente o domingo com a ressurreição de Cristo, que é, de longe, o fato mais importante para toda a humanidade, pois "se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa pregação, e também vã é a vossa fé" (1Cor 15,14).


- Não há na Bíblia nem indícios de que a lei poderia ser ou foi mudada por ação divina. A mudança dessa lei foi clara e diretamente feita pela Igreja Católica, e não por nenhuma divindade. Ela confirma isso. A autoridade defendida para a mudança ter sido feita é de origem humana, altiva (querendo ser Deus), política (foi mudada para agradar pagãos) e sectária (foi mudada para desvalorizar costumes de origem judaica).

*bem,neste trecho existe algumas questões que precisam ser melhores esclarecidas.Primeiramente de acordo com o ensino do Catecismo Romano:o preceito de observar o sábado no que se refere á determinação do tempo,não é fixo nem perpétuo mas é passível de mudança,não pertence aos preceitos morais,mas antes ás prescrições cerimoniais.Não faz parte tampouco da lei natural,porque não é a natureza que nos ensina e move a render culto neste externo a deus neste dia,de preferência a outro qualquer,o próprio povo de Israel só começou a celebrar o dia de sábado,a partir do tempo em que foi libertado da escravidão do faraó(Catecismo Romano)
Logo meus caros irmãos,notem que nesta clara explicação do Catecismo da igreja,Mostram que o dia de sábado é sim passível de mudança e não é fixo como muitos pensam...a Mudança não foi feita,pela Igreja,ou seja “mudou porque quis mudar”. Sobre a questão da mudança ter sido política para agradar pagãos,isso também não é verdade.e muito menos para desvalorizar costumes dos judeus...

“(…) O sábado, o mais glorioso dia da lei, foi modificado para o ‘dia do Senhor’. (…) Estes e outros assuntos similares não cessaram em virtude dos ensinamentos de Cristo (pois Ele declarou que não veio para destruir a lei e sim para cumpri-la), mas foram modificados pela autoridade da Igreja.” (Gaspare [Ricciulli] de Fosso, pronunciamento na 17.ª Sessão do Concílio de Trento (18 de janeiro de 1562)

De fato! A Igreja modificou o dia de sábado para o Domingo,pelas claras explicações aqui já apontadas! e é bom lembrar também que a Igreja Católica é maior do que a Bíblia,e não contrário! A Bíblia é apenas sua filha.Logo mais do que nunca a Igreja tem autoridade sobre ela.

- Os ‘dias de festas’ adicionados à guarda do domingo também não são observados pelos cristãos na Bíblia. Nem ao menos a expressão ‘dias de festas’ está escrita em Êxodo 20. Independentemente das razões para estarem agora no decálogo católico, o fato é que foram acrescentados. A lei, portanto, foi alterada.

Isso também não é verdade. ,Assim como na Antiga Lei,eram os sábados  e outros dias particularmente solenes para o povo judeu,na Lei Nova,são os Domingos e outras festividades estabelecidas pela Igreja de Nosso Senhor,como por exemplo a Festa de Pentecostes(At 2,1-4)

- O mandamento do domingo é uma ofensa a Deus por causa do modo como deve ser observado. Lendo o Catecismo Romano, percebe-se que a sua guarda é tratada com muita negligência e sem compromisso sério.Chega quase a ser opcional na prática, um desleixo liberado.

Isso não é verdade! Se assim fosse a Igreja não perderia seu tempo em explicar a importância da guarda do Domingo...

E esse é um dos motivos que mostram que é mais confiável guardar o sábado do jeito como é ensinado na Bíblia, do que guardar o domingo, cuja observância não tem instrução bíblica. 

Biblicamente tem sim Instrução,como já provamos ao longo deste artigo...

Por outro lado, se a solenidade do sábado foi realmente transferida para o domingo, esse dia, então, não deveria ser guardado da mesma maneira que o sábado era observado (já que a única coisa mudada foi o dia)?

A Resposta a esta Pergunta,é Não! Isso porque como já explicamos aqui, um dos principais motivos é que O Sábado era restrito ao Povo Judeu,diferente do Domingo,que deve ser guardado por todo bom Cristão.

Argumento principal:

- Por causa do que a Bíblia claramente mostra, a Igreja Católica teve que confessar/reconhecer que os dez mandamentos são realmente imutáveis. Ela não teve como fugir dessa verdade. O problema nisso é que esse decálogo que ela confirma ser imutável já é o mudado por ela, já é aquele que ela transfigurou no passado, o que ela mudou primeiro. Ou seja: ela muda o decálogo e depois diz que o mudado é o que vale para sempre, imutável.

No Catecismo Católico, da Edição Típica Vaticana, é dito que: “[os dez mandamentos] São essencialmente imutáveis e sua obrigação vale sempre e em toda parte” (2072, pág 546)

Bem,neste trecho,é preciso desfazer mais uma mal entendido:Quando a Igreja fala de mandamentos imutáveis,ela não está querendo dizer,que o sábado não poderia ser modificado pelo Domingo,isso porque de acordo com o que a mesma já explicou no passado no Catecismo Romano,continua sendo válido para hoje e sempre. Ela ao falar que os mandamentos são essencialmente imutáveis ela esta se referindo ao Domingo e não ao Sábado,que poderia sim,ser alterado e assim o foi pela mesma,que tem autoridade para isso.é interessante notar que no mesmo Catecismo,antes deste trecho diz o seguinte:

“O Domingo, «Dia do Senhor», é o dia principal da celebração da Eucaristia, porque é o dia da ressurreição. É o dia por excelência da assembleia litúrgica, o dia da família cristã, o dia da alegria e do descanso do trabalho.” (CIC, nº 1193,destaques são nossos)

Será que resta dúvida de que a Igreja no trecho acima,não estaria se referindo ao Domingo,dia do Senhor como um dos Dez mandamentos,ao invés do Sábado?

Além do que o Próprio Concílio Vaticano II (atual Concílio da Igreja) também afirmou que:

“Por tradição apostólica, que nasceu do próprio dia da Ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias, no dia que bem se denomina dia do Senhor ou domingo. Neste dia devem os fiéis reunir-se para participarem na Eucaristia e ouvirem a palavra de Deus, e assim recordarem a Paixão, Ressurreição e glória do Senhor Jesus e darem graças a Deus que os »regenerou para uma esperança viva pela Ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos» (1 Pedr. 1,3). O domingo é, pois, o principal dia de festa a propor e inculcar no espírito dos fiéis; seja também o dia da alegria e do repouso.” (Constituição Conciliar Sacrosantium Conclilium, Vaticano II: nº. 106;(Grifos nossos)

Logo com esta clara explicação,mais do que nunca o Catecismo da Igreja,segue o que determina não só o Concílio Vaticano II,mais também o que a Igreja Católica,sempre ensinou se tratando da Guarda do Domingo.
*Esperamos que com esta Resposta,tenhamos deixado claro para nossos irmãos e irmãs a nossa clara explicação e defesa da guarda do domingo invés do Sábado.

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR

4 comentários:

  1. Deus em sua palavra diz: Lembra santificar o Sábado...Exodo 20:11 O Sábado é sinal entre Deus e seu povo Ezequiel 20:12,20 Eu não vejo um só versículo na bíblia mandando santificar o Domingo e sim vejo de Genesis ao Apocalipse chamando atenção para a santificação do Sábado. Então Esse negócio de guardar o Sábado é ensinamento de Deus e esse negócio de guardar o Domingo é ensinamento do homem. Ai daquele que tirar um til ou um j imagine um mandamento. Ai daquele que acrescentar ou diminui, imagine buli na lei de Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca vi na Bíblia dizer que podemos nos batizar sete vezes. E na igreja adventista, se um membro peca e erra, para voltar ao seio da igreja tem que fazer profissão de fé e descer as água de novo. Perguntei uma pessoa amiga que é adventista quantas vezes isso pode acontece e ela me respondeu que ate sete vezes.

      Eliminar
  2. Bom dia,Salve Maria! "Mãe de Meu Senhor"(S.lucas 1,43)

    Meu caro você parece que leu o nosso artigo,mas não entendeu assim como o eunuco da rainha da candace. você simplismente preferiu ignorar os meus argumentos ou não soube responder. mas tudo bem,em breve estarei postando aqui em nosso blog mais um artigo que fala sobre o assunto. mais lhe digo com toda certeza que guardar o domingo não é ensinamento do homem como você pensa é mais divino do que nunca,e eu provei isso em nosso artigo que você preferiu ignorar!

    AMDG

    EDGAR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Edgar essa é uma pagina católica e vejo tantos não católicos dando pitaco aqui. E o pior que são como papagaios repetindo o que ouviram. Pois se se são protestante deveriam conhecer os escritos do fundador do protestantismo. “Lutero”, e pelo visto não conhecem.
      Pois não conhecem os escrito de Lutero e o que ele falava sobre imagens e sobre a Mãe de Jesus. Acho que devemos começar a publicar as ideias de Lutero só assim eles começão a conhece-lo.

      Eliminar