domingo, 12 de novembro de 2017

RESPOSTAS CATÓLICAS: “Se um católico pode ir ao culto casamento ou rebatizado Protestante, por questões conjugais ou famíliar ele deixa de ser católico quando pisa num recinto Protestante? Essa pergunta peguei de dois canais católicos e é uma dúvida (teologia) na minha opinião. Eu realmente preciso saber se é coerente?”


Prezado Arigleyson,Salve Maria!

A Resposta a sua pergunta,é simples: Não,Um Católico não deixa de ser Católico se “pisar” numa Igreja Protestante.

Os moralistas católicos são unânimes em dizer que a freqüência a cultos não-católicos só pode ser feita em casos muito isolados e de real necessidade. 

Pois bem, tratamos especificamente da participação dos católicos nos atos de culto dos protestantes.
 Dela se ocupa o famoso e autorizado Fr. Teodoro da Torre Del Greco, OFMCap, em seu manual de teologia moral:
“A participação ativa ‘in sacris’ é absolutamente proibida (…).

Não é lícito pedir os sacramentos a um herege, salvo em perigo de morte e contanto que ao recebê-los em tal urgência, não seja interpretado, dadas as circunstâncias, como adesão à tal seita.

(…) É proibido cantar juntamente com acatólicos nas suas funções religiosas, tocar órgão ou qualquer instrumento. Não é proibido recitar, privadamente, com um herege, orações, contanto que não contenham nada contra a fé e não haja escândalo.

Pode ser tolerada a presença passiva ou puramente material por razão de conveniência civil ou de cortesia, e por causa grave, estar presente a funerais, ou casamentos e solenidades semelhantes, contanto que seja sempre remoto o perigo de perversão ou de escândalo.

Na dúvida, compete ao Ordinário julgar da gravidade da causa. Assistência passiva significa mera presença material, sem nenhuma participação, ao menos externa, nos ritos sacros; por isso não se pode orar, cantar em coro, etc. Não participa, porém, aquele que, entrando num templo acatólico, descobre a cabeça, senta-se, se os demais o fazem, levanta-se como os outros, se o faz para evitar singularidade.
(…)
Contanto que não haja escândalo, podem visitar os seus templos.” (Teologia Moral, n. 117, II, 1)

O católico só pode ir a um culto protestante se houver necessidade ou conveniência como você mesmo citou um Casamento por exemplo,uma formatura, uma apresentação artística inserida no culto e que importe em sua real adequação). E, mesmo assim, não deve participar do culto ativamente, apenas de modo passivo.

Pode, entretanto, fazer certos gestos (sentar-se, ajoelhar-se, ficar de pé, descobrir a cabeça, colocar véu etc), se o faz para impedir qualquer estranheza e singularidade. Pode também ir a um templo protestante para visitação e mesmo assistir outros atos que não sejam de culto (exposição, reunião de caráter civil, concerto musical), evitada toda contaminação doutrinária e todo o perigo de defecção da fé católica.

Logo,é coerente sim mas, apenas nestes casos citados acima.ao mesmo tempo,é necessário que o Católico tome um certo cuidado,para não cair nos erros doutrinários protestantes e ter em mente que a Igreja católica Apostólica Romana,é a única Verdadeira Igreja de Cristo e que Fora dela não há Salvação.

Espero ter ajudado,

Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário