domingo, 26 de novembro de 2017

RESPOSTA A UM AMIGO SOBRE OS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

Caros Amigos e Amigas, Salve Maria!
Em Janeiro deste ano, assim como em Setembro também, recebi de um amigo via whatzapp questionamentos a respeito dos Cavaleiros templários.
Por isso então, nesta postagem estarei respondendo ao mesmo os seus questionamentos e também será uma oportunidade de comentar sobre este assunto, o qual ainda não foi comentado em nosso blog Defesa Católica.
O mesmo pediu, e assim será atendido de não ter seu nome publicado aqui.
Mas antes de começar a responder os seus questionamentos, convém explicar para os demais irmãos e irmãs, quem foram os templários.

Os Templários (Milites ou Equites Templi) constituíam uma Ordem de Cavaleiros militantes, sendo a mais antiga de todas. Foi fundada em 1119 por Hugo de Payens e oito cavaleiros franceses, que se uniram numa família religiosa, ligada pelos votos habituais de pobreza, castidade e obediência, além do voto especial de defender com as armas e proteger os peregrinos que se dirigissem a Jerusalém.
Os Cavaleiros foram favorecidos pelo Papa Inocêncio II, e altamente beneficiados por doações, que tornaram a Ordem rica. O seu hábito era um manto branco sobre o qual estava traçada uma cruz vermelha. Juntamente com os Joanitas ou Cavaleiros Hospitaleiros (porque tinham um hospital em Jerusalém dedicado a São João Batista), os Templários se dedicaram com suma abnegação coragem a defesa da Terra Santa; mais tarde, porém, foram vítimas de discórdias entre si.
Depois de explicado um pouco sobre a histórias dos templários, estarei aqui, respondendo e explicando as acusações deste meu amigo sobre os templários.
                                        ”Sua Igreja(Católica) que destruiu a nossa cavalaria”
Na verdade a Igreja Católica não destruiu a cavalaria, nem a condenou. O Papa não quis julgar os Templários do ponto de vista ético ou disciplinar; julgou, porém, que a existência dos Templários era um foco de distúrbios no mundo cristão da época. Esta distinção obteve o consentimento da maioria dos conciliares. Os bens dos Templários foram, em parte, atribuídos a outras Ordens Religiosas, em parte caíram nas mãos dos príncipes.
 Quem fez essas coisas foi o Rei Felipe IV o Belo, através de artimanhas e chantagens.
Lembrando que a igreja passava pelo período conhecido como O CATIVEIRO DE AVIGNON. Assim todas as tentativas da Igreja de julgar ela mesma a Ordem não foram acatadas pelo Rei. Tudo muito bem registrado no pergaminho de Chinon.
“Pergunte o que o papa e o rei fizeram com Jacques Demolay,o motivo e a razão”
o motivo foi puramente interesse econômico nos bens da Ordem, já que a França estava endividada por causa da guerra contra a Inglaterra, e dívidas para com os Templários. Foram as pressões de Filipe IV, maquiavelicamente planejadas por seu conselheiro Nugaret que levaram a Injusta condenação dos Pobres Cavaleiros de Cristo e de seu último grande líder.
“Tiago de Molay foi um nobre,militar,cavaleiro e o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários.Nascido em Molay,pertencia  a uma família da pequena nobreza francesa.Morto por um rei e um Papa Ambicioso”
O Mestre Demolay foi morto porque retirou publicamente sua confissão acusando o Rei de tê-lo conseguido sob graves torturas, inocentando assim a Ordem das acusações feitas.
Acusar o Papa Clemente V de ser ambicioso, neste caso dos templários é Falso!
Ao mesmo tempo,para o amigo que não sabe,Aos Papas foi concedida a infabilidade Papal em termos de Fé e moral,mas não a impecabilidade. O Papa Clemente V era um homem de Fé Católica. Acreditava nos dogmas da Igreja,nas sagradas escrituras e na tradição Apostólica. Etc. mas não possuía a fortaleza de seu teimoso predecessor o Papa Bonifácio VIII e por isso terminou por ceder às pressões do rei e por isso resolveu extinguir a ordem.
Espero que estas respostas tenha ajudado ao menos um pouco,tanto a este meu amigo, quanto a outros amigos e amigas que até então tinham dúvidas sobre este assunto.
Ad Majorem Dei Gloriam,
EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário