domingo, 18 de março de 2018

COMENTÁRIOS: 10 RAZÕES PELAS QUAIS EU SOU CATÓLICO



Por Edgar Leandro da Silva e Felipe Alves

Prezados amigos e amigas, Salve Maria!

 

Há um tempo atrás, conversando com um amigo meu que se declara Católico, onde entre outras coisas, o questionei dizendo: “Porque você é Católico” e ele foi bem enfático em dizer que era Católico, por “causa de seus pais”.

Claro que também somos Católicos por conta de nossos pais!  afinal os mesmos devem servir de modelo para seus filhos,inclusive na Religião.Eles na verdade são ou pelo menos deveriam ser os nossos primeiros “catequistas” afinal pais e filhos,normalmente vivem sobre o mesmo teto.

Mas na resposta deste meu amigo,ele não disse mais nada além disso,o que deixa a sua resposta sobre este assunto muito vaga,isso porque, não podemos ser Católicos apenas por conta de nossos pais,e sim existem outros motivos bem mais fortes do que estes, e que todo bom Católico deve(ou deveria) saber responder!

Acontece que a  grande maioria da crença das pessoas dá-se por meio de influência externa, advinda principalmente dos pais, como uma espécie de herança. Explicar o motivo da própria crença com o argumento de que foi "por causa de seus pais" é de fato um argumento vago e muito fraco, mas não desqualifica a crença em si. Porém, é um dever e uma obrigação do fiel manter-se informado sobre aquilo que acredita e saber dar razões convincentes sobre tal.

Por isso então neste artigo, estarei então citando 10 razões pelas quais devemos ser Católicos autênticos, baseando-se no livro: “Porque sou Católico” do Professor Felipe de Aquino!

01-Sou Católico porque estou convicto de que Jesus Cristo é Deus,e que a única Igreja que ele fundou foi a que hoje chamamos de Igreja Católica Apostólica Romana

02-Sou Católico porque a Igreja Católica é uma instituição divina,e que recebeu de Jesus,na pessoa de São Pedro e dos Apostólos(hoje Bispos) a missão de levar a Salvação a todos os do mundo inteiro.

03-Sou Católico porque na Igreja Católica temos Jesus vivo e presente na Eucaristia,em todos os sacrários da terra. É a única religião onde Deus está vivo e presente,de modo real e substancial(Corpo,Sangue,alma e Divindade) por amor a nós.

04-Sou Católico porque Jesus garantiu á sua Igreja infabilidade nos assuntos de Fé e Moral;isto é,naquilo que é essencial para levar aos homens a Salvação. Ela é,como disse São Paulo,”a coluna e o sustentáculo da verdade” neste mundo(1Tm 3,15)

05-Sou Católico porque Jesus deu a sua Mãe,a Virgem Maria,para ser também a minha mãe,e porque a Igreja também escolheu o seu pai adotivo,São José,para ser o nosso pai no céu,e protetor neste mundo.

06-Sou Católico porque a Igreja tem os Sacramentos,através dos quais Jesus se dá e deixa encontrar,que nos transmitem a graça de Deus,desde o nascimento até a morte. NaLiturgia a Igreja celebra os Sacramentos.


07-Sou Católico porque a Igreja tem uma História belíssima de 2000 anos, ininterrupta, com uma série contínua de 266 Papas e 21 concílios ecumênicos ( universais) . Mesmo com muitos erros cometidos pelos seus filhos, leigos e clérigos, as luzes da História da Igreja superabundam em muitos as sombras.

Ao nosso ver, seria impossível uma instituição sobreviver a nível global por tanto tempo, se não fosse baseada na verdade e no poder divino que ela afirma ter. Nossa Igreja moldou o mundo, por assim dizer.


08-Sou Católico porque Jesus garantiu que a Igreja Católica jamais seria vencida pelas portas do inferno(Mateus 16,18).A sua história de 2000 anos confirma isto soberanamente.

Unindo este motivo com o motivo número 1, podemos contra-argumentar a qualquer protestante que questione a autoridade da Igreja Católica do seguinte modo: se Jesus fundou Sua Igreja e esta igreja é a Igreja Católica, então todo o protestantismo é heresia. Se por outro lado a Igreja que Jesus fundou não é a Igreja Católica, então onde está a Igreja que Jesus lhe conferiu toda a autoridade ao afirmar que as portas do inferno não a venceriam? Será que Jesus se enganou?  Ou mentiu?  Nenhuma das opções podem ser verdadeiras, a não ser a de que de fato a Igreja Católica é a Igreja de Nosso Senhor.

09-Sou Católico porque Jesus quiz a Igreja dirigida na terra pelo Papa,um Pastor Infalível em matéria de fé e de moral,e isto já acontecem há dois mil anos,sem interrupção.

Podemos ver muito bem o poder do Espírito Santo no livro dos Atos dos Apóstolos, principalmente o poder conferido a Pedro, aquele a quem Jesus disse que seria Seu primeiro sucessor na Terra. Ou seja, o primeiro Papa.


10-Sou Católico porque foi a Igreja quem berçou e montou a bíblia;isto é,discerniu quais os livros que deveriam fazer parte dela. Sem a Igreja Católica não haveria a Bíblia como a temos hoje.


Podemos completar e dizer que também,  sem a Igreja Católica não haveria o protestantismo, por exemplo, já que todos eles se baseiam na Bíblia, cada qual com sua interpretação!

Aqui neste artigo, foi reunido apenas 10 razões pela qual podemos dizer que somos Católicos!mas,é claro que existem muito mais do que estas, porém estas estas me dão a certeza também da veracidade da Fé Católica, a qual não devemos deixar de forma alguma, e sim estudá-la e conhecê-la cada vez mais e sempre!


Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA E FELIPE ALVES

FONTE: https://www.franciscocatolico.com.br/porque-sou-catolico-/

4 comentários:

  1. è interessante quando realmente descobrimos e buscamos ter pelo menos um pouco de conhecimento sobre a nossa fé. Mas é claro quye não podemos deixar de esquecer que a igreja catolica não é a unica forma de chegarmos até Deus . Porém é a unica que segue rigorosamente os passos de Jesus através da celebração da Eucaristia. Jesus na ultima ceia abençoou e o pao e o vinho dizendo Isto é o meu corpo e meu sangue fazei isto em minha memoria. então a celebração da eucaristia é de extrema importancia para nós Cristãos porém não é a única forma religiosa vendo que Jesus era judeu e participou até a sua morte do Judaísmo. por isso não acho justo em afirmar que somente nós católicos temos a salvação ou que somos a uníca igreja de Deus ou de Cristo. Porém temos que buscar transformar a nossa Igreja cada vez mais na Igreja de Cristo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo,Salve Maria.

      Apesar de já fazer algum tempo,Não pense que esqueci de responder a você referente a este seu comentário. Estarei respondendo sim,porém farei em forma de "Comentários" citando este seu comentário mais a minha resposta e estarei postando em nosso blog no ano que vem. Portanto,Aguarde! Que Deus te abençõe que os anjos te proteja e Salve Maria.

      Eliminar
  2. (Há um tempo atrás, conversando com um amigo meu que se declara Católico, onde entre outras coisas, o questionei dizendo: “Porque você é Católico” e ele foi bem enfático em dizer que era Católico, por “causa de seus pais”.)
    Esse é um questionamento que eu já fiz no grupo do Whatsapp e que para ser sincero, eu mesmo não tenho uma resposta tão sólida quanto eu queria, justamente porque meu conhecimento do catolicismo é ainda muito limitado. Mas ter em mente que a Igreja Católica é a Igreja que Cristo nos deixou, é tudo o que preciso saber.


    (Claro que também somos Católicos por conta de nossos pais!  afinal os mesmos devem servir de modelo para seus filhos,inclusive na religião. Eles na verdade são ou pelo menos deveriam ser os nossos primeiros “catequistas” afinal pais e filhos,normalmente vivem sobre o mesmo tempo.)
    Realmente, nossos pais deveriam ser nossos primeiros catequistas. A vida de cada um de nós seria bem melhor caso isso tivesse acontecido. Não só isso, a vida em sociedade seria totalmente diferente e, ao contrário do que dizem os secularistas, seria uma sociedade muito melhor de se viver.

    (Mas na resposta deste meu amigo,ele não disse mais nada além disso,o que deixa a sua resposta sobre este assunto muito vaga,isso porque, não podemos ser Católicos apenas por conta de nossos pais,e sim existem outros motivos bem mais fortes do que estes, e que todo bom Católico deve(ou deveria) saber responder!)
    A grande maioria da crença das pessoas dá-se por meio de influência externa, advinda principalmente dos pais, como uma espécie de herança. Explicar o motivo da própria crença com o argumento de que foi "por causa de seus pais" é de fato um argumento vago e muito fraco, mas não desqualifica a crença em si. Porém, é um dever e uma obrigação do fiel manter-se informado sobre aquilo que acredita e saber dar razões convincentes sobre tal.

    06 - São nessas horas que mais estamos próximos de Deus. Não há outra situação que eleve nosso espírito de forma semelhante.

    07 - Ao meu ver, seria impossível uma instituição sobreviver a nível global por tanto tempo, se não fosse baseada na verdade e no poder divino que ela afirma ter. Nossa Igreja moldou o mundo, por assim dizer.


    08 - Unindo este motivo com o motivo número 1, podemos contra-argumentar a qualquer protestante que questione a autoridade da Igreja Católica do seguinte modo: se Jesus fundou Sua Igreja e esta igreja é a Igreja Católica, então todo o protestantismo é heresia. Se por outro lado a Igreja que Jesus fundou não é a Igreja Católica, então onde está a Igreja que Jesus lhe conferiu toda a autoridade ao afirmar que as portas do inferno não a venceriam? Será que Jesus se enganou? Ou mentiu? Nenhuma das opções podem ser verdadeiras, a não ser a de que de fato a Igreja Católica é a Igreja de Nosso Senhor.


    09 - Podemos ver muito bem o poder do Espírito Santo no livro dos Atos dos Apóstolos, principalmente o poder conferido a Pedro, aquele a quem Jesus disse que seria Seu primeiro sucessor na Terra. Ou seja, o primeiro Papa.

    10 - E sem a Igreja Católica não haveria o protestantismo, por exemplo, já que todos eles se baseiam na Bíblia, cada qual com sua interpretação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salve Maria felipe!

      Muito Obrigado pelo seu ótimo comentário! Gostei do mesmo!

      Que Deus te abençõe, que os anjos te proteja e Salve Maria.

      Eliminar