domingo, 17 de novembro de 2019

RESPOSTAS CATÓLICAS:”Porque os maçons não são aceitos pela Igreja”?


Image result for maçonaria

Prezada Eduarda,Salve Maria!


A Maçonaria não é aceita pela Igreja,porque a mesma defende principios que são contrários a Fé Cristã-Católica e desta forma constitui num perigo para todo o Fiel.

Historicamente, O Papa Leão XIII, condenou definitivamente a maçonaria através de sua Encíclica “Humanum Genus”  de 1884.O Santo Padre chegou a afirmar que:

A seita da Maçonaria mostra-se insolente e orgulhosa de seu sucesso, e parece que ela não colocará limites à sua pertinácia. Seus seguidores, ajuntados por perversos acordos e por conselhos secretos, ajudam-se uns aos outros, e excitam-se uns aos outros a uma audácia nas coisas malignas”

Recomendo que você leia esta encíclica por inteiro no site do Vaticano: http://w2.vatican.va/content/leo-xiii/pt/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_18840420_humanum-genus.html

Desde esta Encíclica, que a Igreja Católica, vê na maçonaria um naturalismo racionalista.Ou seja, não há intervenção do divino na história não há o sobrenatural portanto a Religião seria mais um esforço do ser humano que busca na natureza a inteligencia que foi deixada por Deus nas realidades intelegiveis de tal forma que através deste racionalismo eu poderia conseguir algo deste grande “Arquiteto do Universo” e que as instituições religiosas seriam na verdade relativas, porque são todas criações humanas e que são todas boas e que podem conviver harmonicamente entre si.

Ora, este principio é inconciliável com a moral Católica e também com a visão Católica de Fé! Nós Católicos não cremos que Deus criou o mundo de forma inteligente e arquitetônica e nos deixou a nós mesmos para que a nossa razão o descubramos, Não! Nós Católicos cremos em uma revelação divina e que Deus intervenho na história e intervenho para nos salvar e que ele nos deixou uma Igreja e essa Igreja,a Igreja Católica não é uma criação do homem e sim um Dom de Deus para a humanidade e o único camiho para a salvação quando nós aderimos á Jesus Cristo na sua santa Igreja Católica,logo isso é incompatível com este tipo de relativismo que é professado dentro das lojas maçonicas e isso acaba sendo um perigo para os Católicos!

A maçonaria é um sistema progressivo de caráter extremamente absorvente. A pessoa vai passando por aqueles graus,e vai assimilando através do simbolismo uma doutrina, ou seja existe uma série de principios que são assimilados pelos simbolismos maçonicos.Além disso o fato de existir um arcano,ou seja um segredo maçonico,ou seja possa ser que haja pessoas dentro do organismo maçonico,que estejam participando de uma estratégia da qual eles não tem conhecimento porque aquilo que se fala em nívei superiores possa ser que não chegue em níveis inferiores.

Além disso a Igreja vê com muita preocupação o fato de fieis serem lentamente quase que de modo suave levados a uma subversão de uma estrutura fundamental da Fé, ou seja o fato que eu devo aderir a Deus,em sua verdade revelada  na sua Igreja!

Segundo a Congregação para a Doutrina da Fé, em sua declaração sobre a maçonaria em 1983:

Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçónicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas.  Os fiéis que pertencem às associações maçónicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão(destaques são meus)

Antes de 1983, O Fiel Católico que se inscrevesse em alguma loja maçonica poderia ser sim excomungado Pela Igreja Católica. já no atual Código de Direito Canônico de 1983, Até o presente momento, fala-se em “Pena Justa”  e não mais em Excomunhão:

Cân. 1374 — Quem der o nome a uma associação, que maquine contra a Igreja, seja punido com pena justa; quem promover ou dirigir tal associação seja punido com interdito.

Apesar de não haver excomunhão, mas há sim,conforme explicado acima, há pecado grave em um Católico pertencer a Maçonaria!

Portanto a maçonaria, com seu relativismo, faz com que os Católicos,de alguma forma, deixem lenta e suavemente a Fé professada!

Espero ter ajudado,

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

P.S ESTA RESPOSTA PODERÁ SER ALTERADA.

Sem comentários:

Enviar um comentário