domingo, 22 de maio de 2022

NOSSA SENHORA: "Minhas dúvidas são: Como a Virgem Maria age em nossas vidas? E que culto devemos a ela?"

 





Prezada Luciclécia, Salve Maria.

Agradeço pelas suas importantes perguntas.

O Culto devido á Nossa Senhora, embora não seja o mesmo que devemos a Deus, o que seria idolatria, tampouco está no mesmo nível do culto devido aos anjos e santos.

Por ser Mãe de Deus e pertencer, por isto mesmo, á ordem da Encarnação, a Virgem Santíssima é digna de um culto de veneração singular e especial, o qual, se bem vindo, é capaz de acender rapidamente em nosso coração um amor ardentíssimo por aquele que não quis vir ao lundo se não por intermédio dela.

O Culto que devemos tributar á Virgem Santíssima não é desse tipo: ele não é nem de latria a que apenas Deus tem direito, nem de simples dulia, mas de hiperdulia, distinto especificamente de ambos. E a razão disto é que Maria, em virtude de sua maternidade divina, pela qual ela é, em sentido real e verdadeiro, Mãe de Deus, pertence a uma ordem superior á ordem da graça, em que se encontram os justos, e inclusive á da glória, própria dos santos e anjos do céu.

Por ser Mãe do Verbo encarnado, Maria forma parte do que os teólogos costumam denominar ordem hipostática, que é a ordem, dentro do conjunto das obras de Deus, que se refere á união numa só pessoa, ou hipóstase, das naturezas humana e divina de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Modelo para todos nós como Católicos, a Virgem Maria é a Nossa Mãe.

Ela nos educa e nos guia ao longo de toda a nossa vida. Ela age em nosso cotidiano abrindo o nosso coração á ação do Espírito Santo e nos conduzindo pelos caminhos da oração. A Santa Mãe de Deus, sempre viveu na intimidade com Nosso Senhor.

A Virgem Maria pode nos ajudar sobre tudo na humildade, porque ela é a humilde serva do Senhor.e embora ela esteja exaltada no céu gloriosa acima muito acima, dos anjos, ela continue sendo humilde. Isso porque ela sendo criatura, ela olha infinitamente acima de si,  A trindade seu filho Jesus que ela humildemente é servidora dele.

Nossa senhora, ela age, ela faz, ela é instrumento de Deus para a Nossa Transformação, sobre tudo a espiritual.

Espero ter ajudado,

In Corde Iesum et Mariae Semper,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

 

FONTE: Que culto devemos à Virgem Maria? (padrepauloricardo.org)

OBS: Esta Resposta poderá ser Alterada

Sem comentários:

Enviar um comentário