domingo, 4 de setembro de 2022

SAGRADA ESCRITURA: "Como o católico deve ler, rezar e meditar a sagrada escritura?"

 



Prezados Amigos e Amigas, Salve Maria.

Iniciando mais este mês dedicado a Sagrada Escritura, foi pedido por meio de enquete aos Nossos Amigos em Nosso Grupo Amigos de Qualidade que por meio de tema Livre, questionassem a respeito do Livro Sagrado.

Então, pra começar, a Nossa Amiga e irmã Luciclecia, fez alguns questionamentos. E um deles foi este:

Como o católico deve ler, rezar e meditar a sagrada escritura?

A leitura da bíblia não é necessária a todos os cristãos, sendo, como são instruídos pela igreja.mas é contudo útil e recomendada a todos (Catecismo de São Pio X,879)

A bíblia é a palavra de Deus. Sua leitura exige muito respeito, humildade e prudência.

Respeito: Porque a palavra de Deus é palavra santa e as coisas santas devem ser tratadas com o maior respeito.

Humildade: Não pretendendo poder entender tudo que há na bíblia. pensar assim, é colocar-se contra a bíblia desde o começo. pois nela:

há coisas, porém alguma coisa difícil de compreender, que as pessoas pouco instruídas ou pouco firmes deturpam, como fazem também com as outras escrituras, para a sua própria ruína(2 Pd 3,15-16) também  o encontro do Apóstolo Filipe com o mordomo da rainha de Candance: "Correndo Filipe, ouviu que [o mordomo] lia o Profeta Isaías e disse: 'Compreendes o que lê? Ele disse: 'Como poderei entender, se não houver alguém que me explique?" (At 8,30-31)

Prudência: nunca apegar- se a uma só frase, sem conhecer o texto todo e o contexto. nunca arriscar interpretações pessoais sobre pontos doutrinários pois:

nenhuma profecia é de interpretação pessoal”(2 Pd 1,20)

A dificuldade de entendimento é natural e ocorria até entre os Apóstolos, a respeito do que Nosso Senhor lhes ensinava. Assim, por exemplo, quando Jesus narrou a parábola do semeador, os Apóstolos não entenderam seu significado e foram perguntar ao Divino Mestre o que ela significava. Nosso Senhor então lhes deu a explicação (cfr. Luc 8, 5-15).

Quando o leitor encontra algo na bíblia que não compreende, deve pedir explicações como o vigário, ou livros especializados, Sites, e preferencialmente de santos.


Estas com certeza são as melhores formas de recitação e meditação da palavra de Deus.

 

Espero ter ajudado,

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

 

FONTE: Livro: "A Igreja do Deus vivo” do Frei Batistini

P.S Esta Resposta poderá ser  Alterada.


Sem comentários:

Enviar um comentário