domingo, 11 de setembro de 2022

SAGRADA ESCRITURA: "Por que os protestantes excluíram de "sua" bíblia alguns livros? porque na tradução das bíblias protestantes só tem 66 livros?"

 



Prezada Luciclecia e José Luis, Salve Maria!

São na verdade, duas perguntas, para uma só resposta.

A bíblia dos protestantes tem apenas 66 livros porque Martinho Lutero e os seus seguidores rejeitaram os livros chamados de deuterocanônicos. E quais são estes livros:

Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida) 1 e 2 Macabeus, Além de trechos de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20;13-14(Grifos Meus)

No ano 100 da era Cristã, os rabinos judeus se reuniram no Sínodo de Jâmnia, no sul da palestina, a fim de definir a bíblia judaica. Nesse sínodo os rabinos definiram como critérios para aceitar que um livro fizesse parte da bíblia na versão Judaica, o seguinte:

1-O Livro deveria ter sido escrito na terra santa;

2-O Livro só poderia ser escrito somente em hebraico, nem aramaico, nem grego;

3-Escrito antes do Livro de Esdras(455-428AC);

Esdras foi o sacerdote que veio do exílio, da babilônia, e que junto com Neemias restauraram o judaísmo em Jerusalém. Os livros que foram escritos depois de Esdras, foram rejeitados.

4-Sem contradição com a Torá ou a Lei de Moiséis;

Então os Judeus, fixaram estes 4 critérios de caráter nacionalista, não são bem critérios teológicos. Afinal não é porque o livro foi escritos em línguas diferentes que pode ser ou não inspirado.e com isso, foi formada a versão judaica da bíblia do antigo testamento.

Só que 200 A.C, lá no egito em Alexandria, havia a maior biblioteca do mundo. porque Alexandre magno que fundou a cidade de Alexandria estabeleceu uma grande biblioteca. Então o Rei do Egito queria ter em Alexandria todos os livros do mundo, mas ele não tinha a bíblia. Em Alexandria se falava o grego, Porque Alexandre Magno era Grego. Então o Rei do egito mandou trazer da palestina 70 sábios rabinos judaicos para traduzir a bíblia do hebraico para o grego, e eles traduziram todos estes livros que depois de 100 DC os rabinos tiraram da bíblia deles.

Havia então no inicio do Cristianismo duas bíblias judaicas: uma da palestina (restrita) e a Alexandria (septuaginta) (Completa Versão dos 70) A igreja Católica sempre seguiu a bíblia completa a versão dos 70 sábios rabinos a septuaginta, que foi escrita 200 anos antes de Cristo.  Quando ocorreu a reforma protestante, os reformadores  protestantes ou seja, Lutero e seus seguidores resolveram seguir a bíblia judaica da palestina que tinham livros a menos, que os judeus tinham tirado no ano 100 D.C.

 A Bíblia Católica já se definia tal como é hoje, no século IV (Concílio de Hipona em 393).

Para concluir, é importante dizer que das 350 citações do antigo testamento que há no novo,300 são tiradas da versão dos setenta, o que mostra o uso da bíblia completa pelos Apóstolos, ou seja os Apóstolos usavam a versão completa de Alexandria e não da palestina.

Espero ter ajudado,

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA


Sem comentários:

Enviar um comentário