domingo, 6 de dezembro de 2015

RESPOSTAS CATÓLICAS: SOBRE A SANTIDADE DA IGREJA E INDULGÊNCIA


Oi, sou a garota do Facebook que gostaria de saber sobre a inquisição da igreja católica.
E tbm sobre uma época histórica que a igreja católica vendia almas, ou seja, o fiel pagava uma quantia para ir para o céu. Sei que naquela época, o rei dominava tudo, mas tenho duvidas ainda, porque um colega meu disse que a igreja católica não era santa por contas dessas atitudes.

Sou CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, e gostaria de saber sobre esse assunto, pra se fortalecer mais na fé, e defende-la cada vez mais!! paz e bem, obrigada.


Prezada Jhoicy Pax domini!

Suas perguntas me dão a oportunidade de comentar sobre a questão das Indulgências e também sobre a Inquisição coisa que eu ainda não havia comentado aqui em nosso Blog.

1-Primeiramente esta “história” de que a Igreja vendia almas e que o fiel pagava uma quantia para ir para o céu isso claramente não é verdade!
Acredito que você deve estar se referindo a “famosa” e “histórica” “venda das indulgências” em que livros de história comentam sobre o assunto.

É interessante questionar estas pessoas que comentam sobre estas coisas sobre o que é a Indulgência,para depois entender o tamanho da ignorância das mesmas com relação ao assunto e aí minha cara você vai compreender como é importante um apostolado como este o qual realizo,isso porque é uma das obras de misericórdia ensinada pela igreja que devemos: “Corrigir os que erram e ensinar os que ignoram”

A Indulgência é a remissão da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto á culpa,remissão que a igreja concede  fora do sacramento da penitência. (Catecismo Maior de São Pio X,793 destaque é meu)

Foi de Jesus Cristo que a Igreja recebeu o poder de conceder indulgências.(794)

Por isso cabe a eu e você procurar fazer um bom apostolado com o intuito de por caridade ajudar a estas pessoas e claro rezar pelas mesmas.


2- A Igreja é santa sim e não pode pecar. Se alguém errou, foram os homens da Igreja e não a Igreja.é bom que isso fique bem claro a você!

São Paulo por exemplo, nos ensinou que: "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível" (Ef 5,25-27)

No Credo se ensina que devemos dizer:

"Creio na Igreja, una, Santa, Católica e apostólica" (Credo in Unam Sanctam Catholicam et Apostolicam Ecclesiam)

O  Catecismo da Igreja Católica,promulgado pelo  Papa São João Paulo II nos diz que:

'A Igreja é santa, mesmo tendo pecadores em seu seio, pois não possui outra vida senão a da graça' (Cf: CIC, pág 238).E em outro ponto diz: 'A Igreja é santa: o Deus Santíssimo é seu autor; Cristo, seu esposo, se entregou por ela para santificá-la; o Espírito de santidade a vivifica. Embora congregue pecadores, ela é "imaculada (feita) de maculados" ("ex maculatis immaculata")' (Cf: CIC, pág. 249 e 250).

Espero ter ajudado a você,e qualquer dúvida escreva sempre que quiser!
Ad Majorem Dei Gloriam,
EDGAR LEANDRO DA SILVA


Sem comentários:

Enviar um comentário