domingo, 24 de julho de 2016

RESPOSTAS CATÓLICAS: MARIA,A MULHER DO GENESIS AO APOCALIPSE



Por Edgar Leandro da Silva

Prezados Irmãos e Irmãs,Salve Maria!

Recentemente recebi a principio uma pergunta de um protestante sobre um dos vídeos postados no You tube de nosso Apostolado Defesa Católica Referente a Nossa Jornada de Estudo que fizemos em Maio deste ano com o subtema da Assunção de Nossa Senhora escolhido por nossos amigos e amigas.

O Protestante questionou: “onde estar o relato nas escrituras sobre a assunção de maria” e eu respondi ao mesmo:

 “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz. Depois apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas. Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.” (Ap 12,1-5). 

Foi explicado ao mesmo em resposta no you tube também que:

  “Ora, “um menino [...] que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro” e que “foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono” é Cristo Nosso Senhor. E quem Deu à luz a Cristo foi Santa Maria. S. João diz que “apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas”.
O Apóstolo e Evangelista vê a Mãe de Jesus no céu, como Rainha (“e na cabeça uma coroa de doze estrelas”) e “revestida de sol”, isto é revista da Graça de Cristo (que é o verdadeiro Sol de Justiça), portanto Cheia de Graça (cf. Lc 1,28)

Porém o nosso anônimo protestante rebateu:

+Edgar Leandro essa ai é sua resposta ??? lamento te informar que ate os seus teologos catolicos caem em contradições em suas proprias biblias acerca da mulher de ap 12 confira se não tiver medo de ver um dogma cair por terra agora, ja vou avisando vai ser um choque a sua fe “


Por isso neste artigo de nosso Apostolado Defesa Católica terei a oportunidade além de tentar refutar mas não em detalhe,já que o mesmo apenas enviou o link)o artigo do protestante “anônimo” também explicar aos nossos irmãos e irmãs a luz do ensinamento Católico, sobre a assunção de Nossa Senhora aos Céus.

Bem,como falei tentaremos refutar artigo de nosso “anônimo” protestante. Porque para quem não sabe e quiser acessar ele tem um blog também.o endereço eletrônico do mesmo é este:


Os Nossos Irmãos e Irmãs que quiserem também podem acessar e ver tanto o vídeo(ou os vídeos de nosso jornada de estudo) ou simplesmente os comentários em:


 O interessante é que o protestante,que mal assistiu a este vídeo(ou vídeos já que foram 4 no total falando do mesmo assunto)  e que também mal cita o nome dele,já havia debatido comigo aqui mesmo em nosso blog há alguns anos atrás mas sobre outro assunto que foi sobre o “Primado de Pedro” Debate este que o tal protestante não quis continuar apesar de eu ter mandado resposta ao mesmo...

Neste comentário do you tube  Ele fala em possíveis “contradições dos teólogos católicos” como se os protestantes não fossem contraditórios seja em suas bíblias assim como em sua doutrina que não tem unidade,já que são várias seitas protestantes hoje em dia...seria o sujo falando do “mal lavado”?

Interessante este blog ou mais precisamente este artigo dele.não sei se nossos irmãos e irmãs acessaram ou já conheciam (caso contrário,acessem mais recomendo que só um pouco!)o que na verdade eu fiquei (e fiquei mesmo!) “chocado” foi com a imagem que vi no blog do nosso irmão(Não vou mostrar a imagem aqui mas peço que acessem o blog dele e vocês mesmo verão com seus próprios olhos!)

Começando a ler seu artigo o que me chama atenção é o nome do mesmo.”desmascarando a maria católica”.Interessante a questão do “respeito” que o mesmo tem por nossa senhora.será que se alguém quizesse “desmascarar” com todo o respeito a mãe deste protestante “anônimo” Ele iria gostar,É Claro que Não! Se é assim conosco,quem dirá da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo...Apenas para refletir!

Com relação á mulher do Apocalipse,que não é só do Apocalipse e sim do Genêsis ao Apocalipse! continuo sim afirmando que é Maria Santíssima mas não pode ser  israel como afirma o nosso “anônimo” Protestante.

Ora, se o povo de Israel,rejeitou e negou Jesus,como podem manter vivo o testemunho de Jesus (1Ts 2,15)?

A descedência da mulher(Maria) é vitoriosa: “Esta te ferirá a cabeça”(Gn 3,15)

E Jesus disse á Mulher: “Mulher eis o teu filho”(Jo 19,26)

Maria é a mulher e dos descendentes são todos aqueles que assim como ela são obedientes e guardam o testemunho de Jesus,(Ap 12,17)

O Papa Pio XII em 1950(maior autoridade da Igreja Católica até então) proclamou como dogma a assunção de Nossa Senhora aos Céus.e ele teve como base disso a Tradição Apostólica e  claro a Sagrada Escritura e inclusive ele cita isso no documento:

“Os doutores escolásticos vislumbram igualmente a assunção Mãe de da Deus não só em várias figuras do Antigo Testamento, mas também naquela mulher, revestida de sol, que o apóstolo s. João contemplou na ilha de Patmos (Ap 12, ls.). Porém, entre os textos do Novo Testamento, consideraram e examinaram com particular cuidado aquelas palavras: "Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres" (Lc 1,28), pois viram no mistério da assunção o complemento daquela plenitude de graça, concedida à santíssima Virgem, e uma singular bênção contraposta à maldição de Eva.”(Pio XII, Munificentissimus Deus- grifos meus)

Como se vê,Pio XII  cita também no referido documento a passagem do livro do Apocalipse de São João em que afirmei que a mulher do Apocalipse é Maria Santíssima. É fato irrefutável que as características da Mulher do Apocalipse 12 se refira a Maria, como mostra o versículo 5:

Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono” (Apocalipse 12, 5).
Foi exatamente o que ocorreu com Maria, deu a luz a Jesus, que morreu ressuscitou e subiu aos céus.
Todas estas provas e considerações dos Santos Padres e os teólogos são baseadas nas Escrituras Sagradas como seu fundamento último.” (Pio XII, Munificentissimus Deus)
A  evidência bíblica para a crença, Pio XII refere-se a vários tipos de textos: a sagrada Arca da Aliança, Salmo 132 (131), 8; Salmo 45 (44), 10-14; Cântico dos Cânticos 3, 6; 4, 8; 6, 9; Lucas 1, 28. Se a “Arca” do Salmo 132, 8 ou a “mulher” de Apocalipse 12 é Maria Santíssima, então as Escrituras diretamente provam a Assunção. Mas estudiosos interpretam esses textos de diferentes maneiras. Como Pio XII explicou, os Padres da Igreja eram “mais livre em seu uso de eventos e expressões” tiradas da Escritura. Mas nem Pio XII, nem os Padres ignoraram as Escrituras quando se fala da Assunção de Maria ao céu:
Esta [a escritura] nos apresenta a Mãe de Deus extremamente unida ao seu Filho, e sempre participante da sua sorte. Pelo que parece quase que impossível contemplar aquela que concebeu, deu à luz, alimentou com o seu leite, a Cristo, e o teve nos braços e apertou contra o peito, estivesse agora, depois da vida terrestre, separada dele, se não quanto à alma, ao menos quanto ao corpo. O nosso Redentor é também filho de Maria; e como observador perfeitíssimo da lei divina não podia deixar de honrar a sua Mãe amantíssima logo depois do Eterno Pai. E podendo ele adorná-la com tamanha honra, preservando-a da corrupção do sepulcro, deve crer-se que realmente o fez.” (Pio XII, Munificentissimus Deus)
Talvez como o Papa Explicou que os Padres da Igreja eram “mais livres em seu uso de eventos e expressões” tiradas da Escritura por isso se explica que nos rodapés das bíblias sagradas católicas não há uma definição clara sobre quem seria a mulher do apocalipse de fato,como foi também  constatado pelo nosso protestante “anônimo” como contradições.

Na verdade não há da parte da Igreja Católica uma resposta dogmática referente a esta passagem da Sagrada Escritura.Mas não há contradições e sim neste caso,visões a partir de ângulos diferentes.

Sobre a questão “das dores de parto” é claro que neste trecho não se refere á maria santíssima como foi constatado inclusive pelo nosso protestante “anônimo”  já que a mesma é também imaculada mas sim á Igreja! (até porque Maria é um tipo da Igreja um símbolo dela)
Quero deixar claro aqui,que conforme foi explicado aqui neste artigo assim como ao longo dos nossos vídeos que a assunção de Maria não contradiz as Sagradas Escrituras  Tal dogma é realmente necessário para confirmar algumas profecias que como vimos deveriam ser cumpridas.

Se cremos que Jesus ressuscitou, devemos também crer que toda autoridade lhe foi dada nos Céus e na Terra (Mateus 28, 16-20). Jesus é o Messias, glorificado e sentado à direita de Deus Pai. Ele não concederia essa honra e glória a Maria? Negligenciaria honrar sua Mãe, Maria, violando assim o Quarto Mandamento? (cf. Gálatas 4, 4). É impossível concluir que Jesus não amasse sua Mãe o suficiente para preservá-la da corrupção e da morte (cf. Salmos 16, 10). Mesmo um homem pecador não permitiria que a sua própria mãe apodrecesse e se corrompesse, caso tivesse o poder para evitá-lo. Quanto mais faria o Filho de Deus com a sua própria Mãe!

É por isso que dizemos que as Sagradas Escrituras necessitam do dogma da Assunção de Maria. Para Jesus ser o Messias, Ele tinha que honrar sua Mãe perfeitamente, na sua máxima capacidade. Se Maria tivesse que sofrer o fim comum de todos os mortais, então Jesus teria falhado ao cumprir a Lei Mosaica. Isto é simplesmente inconcebível. Ele não negaria a Maria aquilo que Deus havia concedido a Henoc, Elias e outros santos homens e mulheres dos tempos antigos (Gênesis 5, 24; Hebreus 11, 5; 2Reis 2, 11-12; 1Macabeus 2, 50-64).
Quem quiser poderá ver os vídeos explicativos sobre a assunção de Nossa Senhora aonde eu também explico sobre esta passagem do livro do Apocalipse.basta clicar aqui em nossa página no menu: “Vídeos do Apostolado”

E Quem tiver dúvidas sobre este entre outros assuntos,assim também no caso do nosso protestante “anônimo” quizer refutar este artigo(assim como já fez de outra ve) poderá fazê-lo mas isso apenas através de nosso e-mail: apostoladodefesacatolica2@hotmail.com

Será um prazer ajudar a todos(as)!
Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR

2 comentários:

  1. Estimados catolicos acessem o link http://jesusemarianao.blogspot.com.br/2013/04/desmascarando-maria-catolica-mulher-de.html que vcs veram o que foi escrito neste post é contraditorio de acordo com os proprios teologos catolicos em seus comentarios em suas proprias biblias A PAZ !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente prezados irmãos e irmãs,Católicos Romanos.como falei no artigo acima,acessem o referido blog do nosso "anônimo" protestante que vocês vão ver até que ponto chega a raiva dos protestantes(não todos) com relação á Maria Santíssima!

      Eliminar