domingo, 28 de agosto de 2016

MISSA TRIDENTINA:HÁ SETE ANOS,ENCERRAVA A CAMPANHA PELA MISSA DE SÃO PIO V EM CARUARU


Prezados Irmãos e Irmãs,Pax Domini!

Para quem não sabe,hoje há 7 anos atrás,O Apostolado Defesa Católica encerrava oficialmente a sua Campanha pela Missa de São Pio V(Missa tridentina) e por isso foi elaborada uma nota explicando os motivos deste feito.

Mas isso foi em 2009,e nesta época o Apostolado Defesa Católica,não tinha nenhum lugar que pudesse ser publicada esta nota e por isso apenas o Apostolado Pessoal,é que ficou sabendo sobre a mesma.

E Sendo assim,hoje estarei hoje postando aqui esta nota na integra para que agora todos os nossos irmãos e irmãs virtuais e pessoais possam entender melhor os motivos que levaram ao fim daquela Campanha:

Aos Irmãos e Irmãs, que fazem parte do Grupo pela Missa de São Pio V em Caruaru,

Pax domini!

O Nosso Apostolado Defesa Católica, vem por meio desta Nota,informar que Infelizmente neste dia 28/08/09, Estaremos Oficialmente encerrando a Nossa Campanha Pela Missa de São Pio V em Caruaru.

Em Nosso Encontro do dia 10/07/09 Na Conferência Vicentina do Bairro Santa Rosa,ficou determinado que a partir desta data até o dia 14/08/09 (ou seja um pouco mais de um mês) A Campanha pela Missa de São Pio V poderia vir a acabar caso aqueles irmãos e irmãs, que em “Dívida” com a Campanha,não conseguissem ninguém para o Grupo.
Mas, para a Nossa Tristeza que de certa forma era esperado,Tudo ficou na mesma,ou seja o resultado foi que ninguém dos “devedores” durante este tempo, durante este mês,conseguiu alguém  se quer. E por isso,e principalmente por causa disso,é que este Apostolado,resolveu encerrar Esta Campanha.

A Campanha pela Missa de São Pio V,iniciou suas atividades no dia 24/03/08. Apesar de saber que poderia não ser nada fácil,Nosso Apostolado Defesa Católica,Resolveu Topar o desafio.

Durante 1 ano e 5 meses,Lutamos para tentar conseguir a Missa de São Pio V na Cidade(ou simplismente Missa em latim como se diz popularmente) Para isso foi elaborado e distribuído entre os leigos simpatizantes de nosso grupo,uma programa explicativo,sobre o objetivo da Campanha,Sobre a Missa,sobre São Pio V e principalmente sobre alguns motivos para se usar o latim na liturgia;

Além disso,as pessoas puderam assistir ,conhecer e até ganhar um  DVD sobre a Missa de São Pio V.sem contar que  até alguns aprenderam graças a nosso incentivo algumas orações em latim.;

Eu Edgar Coordenador desta Campanha,sou um exemplo disso,pois até então antes da Campanha mal sabia rezar alguma oração,hoje graças a Deus aprendi a tomar gosto e a valorizar esta língua Sagrada que é a oficial da Igreja Católica de Rito Latino,e com isso aprendi a recitar quase 10 orações em latim,além de rezar o santo terço quase todos os dias nesta língua;

Cartas também foram enviadas tanto aos padres,como aos grupos católicos locais de Caruaru que são ligados á Diocese;
Convites também,foram entregues as pessoas para que possam também participar da Campanha;

Nossa Campanha teve a oportunidade também de ganhar um espaço aonde mensalmente poderia realizar Encontros para tratar do assunto;

Em fim,tínhamos tudo,para conseguir esta Santa Missa aqui em Nossa Cidade.porém o inimigo de Deus não poderia ficar quieto e o mesmo acabou atrapalhando o nosso sonho,que infelizmente acabou virando um “pesadelo”

A Nossa Campanha,desde o começo ela nunca foi bem vista por muitos.a prova maior disso,é que os padres os quais enviamos as cartas, apenas um só se manifestou sendo que este apesar de valorizar esta Missa,de ter assistido ao DVD,não dominava a língua latina,e o pior não teve interesse em querer aprender por meio de outro padre.o que, acabou dificultando ainda mais a Nossa Campanha.

Já com relação ao Povo,um dos motivos principais de sua não aceitação é o fato de não dominar a língua latina.é como se eles não fossem capazes de aprender esta língua,assim como aprenderam a sua lingua pátria...ao mesmo tempo é de notar,que isso não seria em si um problema, O domínio da língua,não é o mais importante de se saber da Missa.assim como foi dito e explicado no programa da campanha em que Todos receberam,mas nem todos compreenderam e olhe que estava quase tudo escrito em português....

Na verdade a não aceitação do povo,pode estar também numa questão moral,já que nem todos os Católicos hoje querem viver  para a santidade...

E Apesar de termos chegado a conseguir  50 pessoas durante a campanha(ou seja a metade de nossa meta)O Nosso Grupo nunca foi de qualidade e sim apenas de quantidade.já que muitos deles só queriam mesmo é ir para a Missa quando a mesma acontecesse e não se comprometer verdadeiramente com a Campanha ao ponto de conseguir pessoas para aumentar nosso grupo e assim atingirmos nossa meta. Muitos deles infelizmente não conseguiram entender o verdadeiro Valor desta Santa Missa, O “Espírito da Campanha” e daí com isso veio a dificuldade da parte deles em conquistar alguém para a Campanha,que se resumia principalmente nos dois mandamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo,que é amar a Deus sobre Todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.e esse “amor ao próximo como a si mesmo” foi o que justamente a maioria das pessoas de Nosso Grupo não conseguiu fazer.
Custou para a maioria das pessoas de nosso grupo,mostrar o programa da Campanha,argumentar com as outras pessoas o que ali estava escrito e assim,ensinar coisas que elas até então não sabiam.e isso seria para nossa campanha: “Amar ao próximo como a si mesmo”porque ali em nosso programa estava a “chave da conquista” para as pessoas. mas muitos de nosso grupo,Infelizmente não quizeram,usar esta “chave” para abrir o coração e conquistar as pessoas!

A Prova é tanto que as pessoas de Nosso Grupo,mal participavam de nossos encontros,davam desculpas,por não ter conseguido alguém para a Campanha,Esqueciam ou até não falavam sobre o assunto,Alegavam Falta de Tempo, Mal se comunicavam comigo,Edgar Coordenador desta Campanha para que eu pudesse ajuda-los na conquista  de outras pessoas (e olhe que eu disse que até podia ligar a cobrar!) No fundo é como se para estas pessoas  não existisse Campanha alguma,não existisse compromisso!

Se todos os nossos irmãos simpatizantes do Nosso Grupo,tivessem entendido e dado o Verdadeiro  Valor desta Missa e do “Espírito da Nossa Campanha” Hoje os resultados poderiam ser outros,até mesmo poderíamos já ter esta Santa Missa em alguma de nossas Igrejas aqui na Cidade de Caruaru.Mas a Realidade nos Mostrou um outro infeliz resultado.

Por isso mesmo o Apostolado Defesa Católica,por meio de sua Coordenação achou melhor encerrar neste dia 28/08/09 a Campanha pela Missa de São Pio V em Caruaru.

Ao mesmo tempo,queremos deixar claro duas coisas ainda;

A primeira,é que apesar do infeliz resultado da Campanha,não ficaremos com raiva das pessoas do nosso grupo pelo fato de não terem conseguido alguém para a Campanha. Ao contrário,respeitamos a vontade delas, e estaremos rezando por todas elas,para que Deus faça que com as mesmas possam um dia valorizar verdadeiramente esta Missa.

E a Segunda é que mesmo com o fim da Campanha,Nosso Apostolado,Defesa Católica que valorizando as tradições da Igreja,continuará a divulgar e a defender a Missa de São Pio V. Não nos Arrependemos de ter feito uma Campanha como esta,que é e será sempre um combate legítimo e,que na verdade foi bem corajosa e audaciosa de nossa parte.Apenas Lamentamos a não atuação das pessoas de Nosso Grupo na mesma.Mas apesar disso,já que não conseguimos este resultado de uma forma imediata Nosso Apostolado vai continuar sim,exclarecendo e influenciando leigos,seminaristas,padres,até mesmo Bispos,acerca do valor e da importância da Missa Tradicional e do uso do latim na Liturgia.

Já que não podemos ir direto ao ponto,estaremos  sem dúvida “comendo pelas beiradas” como diz o ditado popular.

Que Deus possa semper,nos abençoar e nos ajudar,neste duro Caminho!


Caruaru,28  de Agosto de 2009


Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA-Coordenador do Apostolado Defesa Católica.


Diante disso o Apostolado Defesa Católica quer deixar claro que:

1-Não desistiu totalmente(e sim parcialmente) da Santa Missa na sua forma Extraordinária.tanto que foi dito na nota que o mesmo vai continuar sim,exclarecendo e influenciando leigos,seminaristas,padres,até mesmo Bispos,acerca do valor e da importância da Missa Tradicional e do uso do latim na Liturgia”  e assim o mesmo tem feito ao longo destes últimos anos.em nosso blog por exemplo tem o menu chamado: “Missa Tridentina” onde no mesmo são postadas artigos sobre o assunto.

2-O Apostolado Defesa Católica informa que quem quiser lutar por esta Santa Missa,o Apostolado Defesa Católica apoiará,claro dependendo da forma como será esta luta realizado pela pessoa.porém o mesmo não mais encabeçará,estará a frente da mesma.

Espero que tenha sido claro,e rezemos sempre para que um dia possamos ter em nossa cidade de Caruaru,uma missa como esta em sua forma Extraordinária.

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR


Sem comentários:

Enviar um comentário