domingo, 22 de janeiro de 2017

RESPOSTAS CATÓLICAS: “olha quando você puder me explica mais sobre maria,onde que posso descobrir que ela não teve mais filhos, e quero saber mais sobre onde fala que maria pode interceder por nós?”


Resultado de imagem para virgindade pérpetua de nossa senhora

Cara Juliana,Pax Domini!



É um prazer para mim responder as suas perguntas.Você pode “descobrir” na própria Bíblia Sagrada:

A virgindade eterna de Maria é facilmente demonstrável, quer seja pela Sagrada Escritura ou pela Tradição, quer seja pela lógica.

O que devemos provar: a) Nossa Senhora era Virgem antes do parto; b) Nossa Senhora permaneceu Virgem durante o parto e c) Nossa Senhora permaneceu virgem após o parto.

Três asserções que vou provar aqui com a Bíblia, e um pouco de lógica na cabeça.

Nossa Senhora era Virgem antes do parto

A primeira asserção é admitida pelos próprios protestantes, pois se encontra positivamente no Evangelho: "O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem desposada... e o nome da Virgem era Maria". (Luc. I, 26-27).
Mais positivo ainda é o testemunho da própria Virgem objetando ao anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?"(Lc 1,34). Nenhuma dúvida subsiste - Maria Santíssima era Virgem.

Nossa Senhora permaneceu Virgem durante o parto

A segunda asserção, mostrando que a Mãe de Jesus ficou virgem no parto, pode deduzir-se dos mesmos textos. O que é concebido por milagre deve nascer por milagre; o nascimento é a conseqüência da concepção; sem esta conseqüência, o milagre seria incompleto. Em outras palavras, Deus teria operado um milagre incompleto ao desejar manter a virgindade de Nossa Senhora e não tendo levado essa promessa até o final. "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?" (Lc 1,34) O Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus, porque a Deus nada é impossível" (Luc 1, 35). A Deus nada é impossível, a virgindade de Nossa Senhora seria preservada, mesmo ela "não conhecendo o homem".

Continuamos na argumentação. O Evangelho nos mostra que Maria, tendo chegado ao termo ordinário da natureza, "deu à luz o seu filho. E estando ali, aconteceu completarem-se os dias em que devia dar à luz" (Luc. 2, 6-7).

Ora, "conceber" e "dar à luz" são dois termos de uma ação única. A mãe concebe, para dar à luz - é uma só ação: gerar filhos. O parto e a conceição são inseparavelmente ligados, sendo o primeiro o preço doloroso da segunda (perder a virgindade); sendo Maria Santíssima libertada da segunda parte, por meio do milagre de Deus, deve sê-lo da primeira, pois para Deus não é mais custoso fazer "nascer" virginalmente do que fazer "conceber" virginalmente.

Ademais, se a ação virginal havia começado, pela ação do Espírito Santo, Deus completaria essa ação no momento em queesta chegasse ao seu final. É uma conseqüência lógica e necessária, sob pena de negar o milagre completo de Deus manifestado em sua vontade e na resolução de Nossa Senhora de manter a virgindade.

A própria dúvida de Nossa Senhora em relação à concepção deixa claro a posição dela perante a virgindade: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?".(Luc 1,34) O Anjo resolve o problema: "O Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus, porque a Deus nada é impossível" (Luc. 1, 35).

A conceição da Virgem Santíssima é, pois, obra do Espírito Santo: "O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. E por isso mesmo o santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus." (Luc. 1, 35).
"Conceber" Jesus e "dá-lo à luz" são, textual e literalmente, um só milagre, o milagre da encarnação. Separar estes dois termos, que o Evangelista resumiu de propósito numa única frase, é adulterar de maneira visível o texto e a significação da palavra de Deus.

Sendo Nossa Senhora virgem antes do parto, deve sê-lo também durante o parto, pois o milagre da encarnação é uno e completo. E isto é muito conforme à profecia: "uma virgem conceberá e dará à luz"(Is 7,14) É o próprio Evangelho que faz a aplicação desta profecia: "Ora, tudo aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor, por meio do profeta" (Mat. 1, 22-23). Ou seja, conceber e dar à luz, virginalmente!

A Virgindade de Nossa Senhora antes e durante o parto é uma verdade que não se pode negar, senão espezinhando-se todas as regras da lógica e da hermenêutica. Deus quis manter a virgindade de Nossa Senhora antes e durante o parto, não o precisava, mas assim o fez.

Nossa Senhora permaneceu virgem após o parto

Quando Nossa Senhora afirma, categoricamente, "eu não conheço o homem", ela não está dizendo que "até o momento eu não conheço", mas que ela, por opção pessoal, não "conhece varão", o que dá uma extensão geral à sua afirmação.
Segundo a tradição, Nossa Senhora havia feito um voto de castidade perpétua e assim o manteve, mesmo vivendo com S. José, como fica clara pela própria afirmação dela ("Eu não conheço varão"), quando já estava desposada de S. José.
Se não fosse propósito de Nossa Senhora manter a castidade perpétua, sua afirmação não teria propósito, pois o Anjo poderia lhe responder: "se ainda não conhece, conhecê-lo-á logo; não é José teu esposo? ". A sua afirmação só faz sentido, dentro do contexto, tendo Nossa Senhora feito o voto de castidade perpétua.

SOBRE A QUESTÃO DOS “IRMÃOS DE JESUS”

A Escritura não somente designa com o nome de Irmãos àqueles que são filhos do mesmo pai ou da mesma mãe, como eram Caim e Abel, Esaú e Jacó, S. Tiago Maior e S. João Evangelista (que eram filhos de Zebedeu) etc.; mas também aqueles que são parentes próximos, como tios e primos. A Escritura está cheia destes exemplos:

Abraão chama de Irmão a Lot: "Peço-te que não haja rinhas entre mim e ti, nem entre os meus pastores e os teus, porquesomos IRMÃOS (Gênesis, XIII-8).

Mais adiante a própria Bíblia o chama assim: "Abraão, tendo ouvido que Lot, seu IRMÃO, ficara prisioneiro... (Gênesis XIV-14). Pois bem,  "Lot era apenas sobrinho de Abraão, pois já antes disto se lê no Gênesis: "Tinha Abraão setenta e cinco anos, quando saiu de Harã. E ele levou consigo a Sarai, sua mulher, a Lot, FILHO DE SEU IRMÃO, E todos os bens que possuíam (Gênesis XII-4 e 5).

Labão, diz a Jacó: "Acaso, porque tu és meu IRMÃO, deves tu servir-me de graça ?  (Gênesis 29,15).

 E no entanto Jacó era SOBRINHO de Labão:

Isaac chamou a Jacó e o abençoou e lhe pôs pôr preceito dizendo: "Não tomes mulher da geração de Canaã; mas vai e parte para a Mesopotimia ... e desposa-te com uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe"" (Gênesis, XXVIII -l e 2).

 Realmente Jacó era filho de Isaac com Rebeca (Gênesis XXV, 21) e Rebeca era irmã de Labão: "Rebeca, porém,  tinha um  irmão chamado Labão (Gênesis, XXIV-29). E, no entanto, não só como vimos acima, seu tio o chama IRMÃO mas também quando Jacó se encontra com Raquel, que é filha de Labão (Gênesis 29,5 e 6), diz à moça que é IRMÃO de Labão: "E lhe manifestou que era IRMÃOde seu pai, filho de Rebeca (Gênesis 29,12).

Lê-se no Levítico que Nadab e Abiu, FILHOS de ARÃO (Levítico X-1) são mortos pôr castigo, pôr terem oferecido um fogo estranho nos seus turíbulos. Moisés chama os primos dos que faleceram: Misael e Elisafon, FILHOS de Oziel, TIO DE ARÃO (Levítico X-4) e lhes diz: ide, tirai vossos IRMÃOS de diante do santuário e levai-os para fora do campo (Levítico X-4).

É dentro deste costume hebreu de designar com o nome de IRMÃOS, não só os que têm os mesmos pais, senão também os parentes próximos como tios, primos e sobrinhos, pois o hebraico não possuía palavras próprias para designar esses parentescos, que o Novo Testamento fala em IRMÃOS DE JESUS E É O próprio Novo Testamento  QUE SE ENCARREGA DE. DEMONSTRÄ-LO.
Dá alguma vez o Evangelho os nomes desses irmãos de Jesus, para que possamos identificá-los?

Sim, dá. Sabe-se dos nomes, pelo menos de 4: Tiago, José, Judas e Simão: "Não é este o oficial, filho de Maria, IRMÃO deTIAGO, de José, de JUDAS E de SIMAO? Não vivem aqui entre nos também suas  irmãs ? (Marcos, 6,3). (Notem que S. Marcos, nesta passagem chama Jesus "O filho de Maria" e não um dos filhos de Maria, como querendo mostrar que ele era de fato  o seu filho único.)

"Porventura não é este o filho do oficial ? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos TIAGO,  JOSÉ, SIMAO E JUDAS? E suas irmãsnão vivem elas todas entre nós?  (Mateus, XIII-55 e 56).

01-Quanto ao primeiro, Tiago, inferimos de outras passagens que este é um apóstolo, pelas palavras de São Paulo: E dos outros apóstolos não vi a nenhum, senão a Tiago, irmão do SENHOR (Gálatas, 1-19).

Temos 2 Apóstolos com o nome de Tiago: Tiago Maior, e Tiago Menor. Vamos ver se algum deles era filho de José e Maria:

01-S. Tiago Maior era irmão de S. João Evangelista, e ambos FILHOS DE ZEBEDEU: "Da mesma sorte havia deixado atônitos a Tiago e a JOÃO, filhos de Zebedeu (Lucas 5-10).

O Outro Tiago,o Menor  que era irmão de Judas, era filho de ALFEUEntre os Apóstolos, que são enumerados por S. Mateus, estão: Tiago FILHO DE ZEBEDEU, e Tiago filho de ALFEU (Mateus X-2-3).

LOGO UM TIAGO ERA FILHO DE ALFEU E OUTRO ERA DE ZEBEDEU.

Que tem a ver Maria Santíssima com este Alfeu ou com este Zebedeu? Logo, este Tiago, IRMÃO DO SENHOR, não é seu filho.

E falando das três Marias que estavam juntamente com Maria Santíssima ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:

S. Mateus 27,56-“Maria,mãe de Tiago e de José,Maria Madalena,a mãe dos filhos de Zebedeu.
S.Marcos 15,40 “Maria mãe de Tiago menor e de José,Maria madalena,Salomé
S.João 19,25 “a irmã de sua mãe,Maria mulher de cléofas,Maria madalena

Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada por São João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada por São Mateus e S. Marcos como mãe de TIAGO MENOR E de José. E é claro que  se trata de Maria Salomé, que é a mãe dos filhos de cléofas e,portanto, é mãe de Tiago Menor.

Tiago Menor e José são, portanto, PRIMOS de Jesus e são os primeiros que encabeçam aquela lista: TIAGO, JOSÉ, JUDAS E SIMÃO

E de fato o Apóstolo S. Judas Tadeu era irmão de S. Tiago Menor, pois ele diz no começo de sua Epístola: "Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (S Judas 1,1).

Tanto o Evangelho de S. Lucas (VI-16) como os Atos dos Apóstolos (1-13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam a Judas Tadeu: Judas, irmão de Tiago.

Esta Maria, esposa de Cleofas(Alfeu)  é a mãe de Tiago, José e Judas. Portanto, estes "irmãos" de Jesus, são na verdade seus primos, filhos de Maria, tia de Jesus.
E quem é Simão?

Em Mt 13,55 e Mc 6,3 encontramos o nome de Simão junto com os de Tiago, José e Judas.

Quando São Mateus e São Marcos elencam os apóstolos, sempre colocam o nome dos irmãos em seqüência. Ex: Pedro e André, Tiago Maior e João, etc.
Nestas mesmas listas, próximo aos nomes dos irmãos Tiago Menor e Judas Tadeu, os evangelistas citam um Simão: " Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu [...]" (Mt 10,3-4) e "[...] Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador" (Mc 3,18).

Com efeito, Eusébio de Cesaréia em sua "História Eclesiástica" registra que este Simão era primo do Senhor e filho também de Cleófas

"Após o martírio de Tiago [menor] e a destruição de Jerusalém, ocorrida logo depois, conta-se que os sobreviventes dos Apóstolos e discípulos do Senhor vindos de todas as partes se congregaram e com os consangüíneos do Senhor 'havia um grande número deles ainda vivos' reuniram-se em conselho para verificar quem julgariam digno de suceder a Tiago. Todos unanimente consideraram idôneo para ocupar a sede desta Igreja Simão, filho de Cléofas, de quem se faz memória no livro do Evangelho (Lc 24,18; Jô 19,25). Diz-se que era primo do Salvador. Efetivamente, Hegesipo [historiador antigo] declara que Cléofas era irmão de José" (HE III,11).(o pai adotivo de Jesus)

Também no evangelho de São João ,diz o seguinte:“daquele momento o discípulo levou-a para sua casa”(Jo 19,26-27)
Jesus Cristo no calvário entregou sua mãe a João,o evangelista,se Maria tivesse tido outros filhos teria ficado com eles.
Também decorre uma pergunta: Por que nunca os evangelhos chamam os 'irmãos de Jesus' de 'filhos de Maria' ou de 'José', como fazem em relação à Nosso Senhor?

E também a família de Nazaré aparece apenas com três pessoas,Jesus Maria e José.aos doze anos Jesus vai ao templo exclusivamente com Maria e José.(S.Lucas 2,41)

499. O aprofundamento da fé na maternidade virginal levou a Igreja a confessar a virgindade real e perpétua de Maria (162), mesmo no parto do Filho de Deus feito homem (163). Com efeito, o nascimento de Cristo «não diminuiu, antes consagrou a integridade virginal» da sua Mãe (164).

A Liturgia da Igreja celebra Maria “Aeiparthenos” como a «sempre Virgem»(165)

500. A isso objecta-se, por vezes, que a Escritura menciona irmãos e irmãs de Jesus (166). A Igreja entendeu sempre estas passagens como não designando outros filhos da Virgem Maria. Com efeito, Tiago e José, «irmãos de Jesus» (Mt 13, 55), são filhos duma Maria discípula de Cristo (167) designada significativamente como «a outra Maria» (Mt 28, 1). Trata-se de parentes próximos de Jesus, segundo uma expressão conhecida do Antigo Testamento (168).



Com relação á Intercessão de Nossa Senhora, você também pode encontrar por meio da Bíblia Sagrada.

Nossa senhora intercedeu tanto no milagre do vinho das bodas de cana(Jo 2,1-10) como também na purificação de São João batista(Lc 1,41)

Ora, Se Deus aceita as súplicas de tantos servos seus, porventura não aceitará, ainda mais prontamente, as súplicas de Sua própria Mãe? Se Deus atendeu o pedido de Moisés para que o fogo que ameaçava os judeus se extinguisse, quanto mais não atenderá as súplicas de Nossa Senhora, quando está Lhe pedir para que livre os homens do fogo eterno?

Nossa Senhora pode nos ouvir e nos atender por meio de Deus. Embora ela esteja fora do tempo, e portanto as limitações normais que temos não se aplicam a Maria, é pelo poder divino que podemos pedir a intercessão da Mãe de Deus.

Assim como Maria intercedeu pelos noivos em Caná, com mais razão ainda Deus preza, ouve e atende as súplicas de Maria por seus filhos na Terra.

E sendo Maria Santíssima a maior criatura de Deus, a obra-prima do Altíssimo, que foi preservada do pecado original desde sua concepção em função da honra que lhe fora incumbida de Mãe de Deus, seus rogos são ainda mais poderosos do que o de todos os santos e anjos juntos.

“O nosso mediador é só um, segundo a palavra do Apóstolo: «não há senão um Deus e um mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo, que Se entregou a Si mesmo para redenção de todos (1 Tim. 2, 5-6). Mas a função maternal de Maria em relação aos homens de modo algum ofusca ou diminui esta única mediação de Cristo; manifesta antes a sua eficácia. 

Com efeito, todo o influxo salvador da Virgem Santíssima sobre os homens se deve ao beneplácito divino e não a qualquer necessidade; deriva da abundância dos méritos de Cristo, funda-se na Sua mediação e dela depende inteiramente, haurindo aí toda a sua eficácia; de modo nenhum impede a união imediata dos fiéis com Cristo, antes a favorece.” (Lumen Gentium, 60)

Espero ter ajudado,

Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA

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