Prezado Sr "X",Salve Maria!
Por Edgar Leandro da Silva
Espero que esteja bem. Sobre a sua
pergunta,responderei enquanto Católico,ok?Tendo em vista que o Apostolado
Defesa Católica,não entra propriamente em questões politicas.
Enquanto Católico Apostólico Romano,não poderia ser
diferente,eu aceito sim e defendo a Igreja Monárquica como a temos hoje,isso
porque também a mesma sempre ensinou que a melhor forma de governo é a
Monarquia:
O melhor
governo é o que é feito por um só. A razão disso é que governar não é senão
dirigir as coisas governadas para o seu fim, que é algum bem. Ora, a unidade
está na essência da bondade, como prova Boécio, no III De consolatione, pelo
facto de que assim como todas as coisas desejam o bem, do mesmo modo desejam a
unidade, sem a qual não podem existir, pois uma coisa só existe enquanto for
una; por isso vemos que as coisas resistem à sua divisão quanto podem, e que a
sua desintegração provém da deficiência do seu ser. Por conseguinte, a intenção
de quem governa uma multidão é a unidade ou a paz. Ora, a causa própria da
unidade é aquilo que é uno, pois é claro que muitos não podem unir e conciliar
o que é diverso se não estiverem de algum modo unidos. Portanto, o que é
essencialmente uno pode ser melhor e mais facilmente causa da unidade do que
muitos unidos. Concluindo, a multidão é melhor governada por um do que por
muitos” (Santo Tomás de Aquino; Suma Teológica, q. I, a. 103, ad 3)
Mas,a monarquia não é a única opção para o Católico e pode-se ser contra ela,mas não por achar que seja "sem explicação" ou errada:
“Estabelecidas
estas premissas [a saber, aos homens compete viver em sociedade, e para isto é
indispensável que sejam rectamente governados por algum chefe], cumpre indagar
o que mais convém à província ou à cidade: se ser governada por muitos
ou por um só. Isto, porém pode-se considerar tendo em vista o próprio
fim do governo...” (Santo
Tomás de Aquino; De Regimine Principum ad Regem Cypri, I, cap. II destaques são
meus)
A Doutrina Católica afirma,como São Tomás e com os Papas que trataram desse tema,por exemplo,Leão XIII,que as três formas de governo(monarquia,aristocracia e democracia) são legítimas,enquanto seus constituintes buscam o bem comum:
“Também não é de si contrário ao dever preferir para
o Estado um regime democrático,ficando
a salvo,entretanto,a doutrina católica da origem e exercício do poder público.A
Igreja não rechaça nenhum dos vários regimes do Estado,contando que sejam
capazes de buscar o bem comum dos cidadãos”
(Leão XIII,Libertas Praestantissima,Denzinger,1934,destaques são meus)
Por bem comum
não se entende o bem de todos,mas sim o bem geral da sociedade.
Desde que os
governantes busquem o bem pessoal,ou de um grupo em particular,e não o bem
comum,estas formas de governo degeneram,produzindo formas de governo
corruptas...
Bem,mas
voltando a Monarquia,o erro ao meu ver é condenar este SISTEMA monárquico
como ultrapassado, como absurdo, como ilegítimo, uma vez que o Magistério não
só aprova a forma monárquica com legítima (assim como acha legítima a
república), como também já se manifestou dizendo que, entre todas as formas
boas, ela é a melhor, EM TESE.
Por isso, um
católico não pode ser contra a monarquia em si. Pode ser contra a sua aplicação
em um país concreto e por razões práticas.
No caso do Brasil,ao
meu ver,se formos analisar por uma possível volta uma da monarquia,nas
condições religiosas e morais atuais em nosso país só prejudicaria ao meu ver a
própria Monarquia e seria inútil para a sociedade pois o mal do qual a nossa
sociedade está morrendo é moral e religioso e a
monarquia,sendo política não resolveria a crise religiosa e moral.
Por isso ao meu ver,eu vejo como
inconveniente e praticamente impossível a restauração da Monarquia no
Brasil,embora nesta minha resposta eu tenha procurado ressalvar os aspectos
doutrinários que a Igreja Defende neste campo..
Bem,Espero que
tenha entendido e entenda que não contra á Monarquia,mas no Brasil,Não!
Ad Majorem Dei
Gloriam,
EDGAR LEANDRO DA
SILVA
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