domingo, 21 de outubro de 2018

COMENTÁRIOS: OS LEIGOS E O PAPA



Por Edgar Leandro da Silva
“Tu és pedro e sobre esta Pedra Edificarei a Minha Igreja,e as portas do Inferno jamais prevalecerão contra ela”(Mt 16,18)
Caros Irmãos e Irmãs,Salve Maria!
Hoje dando continuação a este mês dedicado aos Leigos,estaremos comentando hoje sobre o relacionamento entre os leigos e o magistério do Papa,assim como o da Igreja em Geral.
Dentre os muitos títulos que a Tradição da Igreja atribui ao Papa,um em especial merece nossa atenção nos dias de hoje é o de ser Sucessor de São Pedro.
Nós Brasileiros,que já estamos há tanto tempo em uma república talvez nem entendemos mas o que é um sucessor. Por Exemplo dizer que o presidente Michel Temer é sucessor da ex-presidente Dilma Rousself,dar mas...Assim também como Dilma Rousself é sucessora do também ex-presidente luis Inácio Lula da Silva dar pra entender porque são do mesmo partido,da mesma ideologia,do mesmo projeto! Mas já dizer que Lula é Sucessor do Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? Notem que é um negócio complicado esse negócio de sucessão dentro de um ambiente republicano. A mesma coisa poderíamos pensar em uma empresa,você tem uma pessoa que sucede a outra no cargo,mas não é bem isso...
Mas o que é suceder?
A Palavra “sucessão” implica uma ideia de movimento para um mesmo destino é alguém que carrega a mesma missão. No caso das monarquias,por exemplo,há uma “linha sucessória” entre o rei e seus descendetes. Na História do Brasil,Dom Pedro II é sucessor de Dom Pedro I. A sucessão,podemos entender também é uma como uma corrida de bastões: o primeiro corredor percorre apenas certo ponto do trecho,entrega o bastão ao próximo atleta e assim por diante,até chegarem á meta final.Mas,se um dos atletas resolve,no meio do caminho,mudar o curso e jogar o bastão fora para substituílo por uma abóbora,a corrida perde o seu sentido e a sucessão desaparece.Portanto,o corredor seguinte precisa estar sempre em sintonia com seus predecessores,e caminhar na mesma direção,carregando o mesmo fardo,o mesmo “bastão”...
O Papa é sucessor de Pedro ou seja ele tem como missão transmitir a Fé Católica de sempre a todas as gentes. Afinal, Jesus conferiu “as chaves do céu e da terra” a São Pedro para esse apóstolo,que uma vez convertido,confirmasse os seus irmãos na Fé:” Simão,Simão,adverte-os Jesus, “eis que satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti,para que a tua confiança não desfaleça;e tu,por tua vez,confirma os teus irmãos”(Lc 22,31-32).Nesse sentido,o poder magisterial do Papa só existe na medida em que o Santo padre o exerce na mesma fidelidade de São Pedro.
Assim também todos os leigos e leigas,devem seguir as orientações do Santo Padre,Rezar por ele,e procurarmos ver nos Papas,Não só no caso do Papa Francisco, mas em todos os Papas,ver aquilo que da parte deles,é continuidade,porque é aí que estar o poder pontificio e esta Fé,sobre o qual a Igreja Católica é edificada,porque se não estar na “moda” não importa,se somos minoria não importa,porque Fé não é uma coisa pela qual se mata e sim é uma coisa pela qual se morre.

Ad Majorem Dei Gloriam,

Sem comentários:

Enviar um comentário