domingo, 14 de outubro de 2018

COMENTÁRIOS: OS LEIGOS E A CRISE NA IGREJA


Por Edgar Leandro da Silva
Caros Irmãos e Irmãs,Salve Maria!
Vivemos de Fato uma Crise Espiritual na Igreja Católica! Seja por “Católicos”Incoerentes por estarem deixando a Santa Igreja para irem para outras Igrejas ou até mesmo por conta dos escandalos de pedolifia de alguns padres.

Ainda que o oficio de ensinar tenha sido confiado diretamente á hierarquia da Igreja,ou seja,Diáconos,Padres e Bispos,os fiéis leigos não só podem,como devem também ensinar especialmente nestes tempos como os nossos. Por isso o nosso Apostolado Defesa Católica,enquanto Apostolado Leigo,e incentivando a outros leigos, já há 12 anos procura ensinar e defender a sua Fé Católica.

Como Inclusive,nos ensina o Concílio Vaticano II no documento Lumen Gentium,nº83:

"A todos os leigosportanto, incumbe o preclaro ônus de trabalhar para que o plano divino da salvação atinja sempre mais a todos os homens de todos os tempos e de todos os lugares da terra. Conseqüentemente, sejam-lhes dadas amplas oportunidades para que também eles participem ativamente na obra salvífica da Igreja, de acordo com suas forças e as necessidades dos tempos”

E também o Código de Direito Canônico nos orienta que:

Cân. 225 — § 1. uma vez que, como todos os fiéis, por meio do batismo e da confirmação são destinados por Deus ao o apostolado,os leigos individualmente ou reunidos em associações   têm a obrigação geral e gozam do direito de trabalhar para que o anúncio divino  da salvação seja conhecido e aceito por todos os homens,em todo  o mundo;esta obrigação é tanto mais premente naquelas circustãncias em que somente por meio deles os homens podem ouvir o evangelho e conhecer a Cristo(Destaques são nossos)

E ainda:

Cân. 229 — § 1. Os leigos, para poderem viver segundo a doutrina cristã, e serem capazes de a proclamar e, se for necessário, defender, e para poderem participar no exercício do apostolado, têm a obrigação e gozam do direito de adquirir o PARTE I — Dos fiéis 38 LIV. II — Do povo de Deus 39 LIV. II — Do povo de Deus conhecimento da mesma doutrina, adaptado à capacidade e condição de cada qual.(Destaque é nosso)


Para o Laicato,assim como para as pessoas que estão na vida religiosa,pregar obviamente não significa uma pregação formal no contexto da Liturgia.Mas, se tivermos um entendimento mais profundo de pregar como levar o Evangelho ao mundo e torná-lo vivo pela graça de Deus,veremos que não há limites para o número de maneiras através das quais a Boa Nova pode ser espalhada e compartilhada com as pessoas. Cada qual deve trabalhar segundo as suas forças em propagar a doutrina cristã e refutar os erros.


Rezemos então para que todos os leigos e leigas,batizados,conscientes de seu dever,possam cada vez mais contribuir para que ao menos esta redução da Crise que se instaura seja no interior mas também no exterior,em nossa Santa Igreja Católica!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA


Sem comentários:

Enviar um comentário