domingo, 28 de outubro de 2018

COMENTÁRIOS:QUAL O PAPEL DE UM LEIGO CATÓLICO HOJE NA IGREJA CATÓLICA?


Por Edgar leandro da Silva e Amigos
Caros Irmãos e Irmãs,Salve Maria!
Hoje,em Nosso Último artigo sobre o ano do Laicato, a pedido do Papa Francisco,Gostaria de comentar hoje sobre o Papel do Católico hoje na Igreja. E para isso,pedir a Opinião de nossos amigos e amigas do Facebook do Apostolado,sobre o assunto.E sendo assim,estarei postando aqui a minha resposta juntamente de acordo com a resposta deles e isso pela primeria vez em Nosso Blog!
O Dever nosso enquanto leigos,é de sermos protagonistas da Igreja.Escutar, se alimentar daquilo que os clérigos possuem para dar. Nós somos a igreja, somos parte do corpo que tem Cristo como cabeça. Somos missionários e devemos evangelizar diariamente, manter uma vida sempre de oração intensa e experimentar a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. É o que estar previsto também nos mandamentos da Igreja,ajudar a mesma de acordo com suas capacidades e talentos;inclusive financeiramente.
O leigo deve aprender mais sobre a sua Fé,sobre aquilo que se acredita e a partir daí,Evangelizar em cada meio em que cada um está:trabalho, faculdade, roda de amigos, família, na própria casa... Oportunidades com certeza,não vão faltar.
Este Papel dos Leigos na Igreja,se tornou fundamental,Depois principalmente do Concílio Vaticano II,Por isso, é de extrema urgência, que abracemos a fé com amor, compromisso e principalmente fidelidade. É necessário que deixemos de querer adaptar a fé católica, segundo nos convém, como se estivéssemos num supermercado fazendo compras, e pegassemos nas prateleiras somente o que nos agrada. Para sermos igreja, como Jesus Cristo nos ensinou, temos que assumir com convicção o tripé que nos sustenta: Tradição, Escritura e Magistério(Grifos meus)  Devemos entender que a igreja não nos pertence mas, sim a Jesus Cristo a Quem devemos plena obediência e observância. Que a Virgem Santíssima nos ensine a sermos a igreja que Jesus Cristo deseja. Silenciando e guardando tudo em nossos corações, seguindo Seu exemplo, Para que assim, nós possamos deixar de lado todo o egoísmo, assumindo nossas culpas, aceitando as nossas dores, encontrando a força necessária, nos Sacramentos, em especial na penitência e na Santa Eucaristia, e possamos como nos Ela nos diz: "Fazei tudo o que Ele vos disser(Jo 2,5)
Que os Santos, sejam para nós, não apenas meros intercessores mas, exemplos e modelos de vida a serem seguidas. Que não nos dirijamos a eles para simplismente pedirmos as graças que precisamos mas, para pedirmos principalmente, força e coragem semelhante a que tiveram, para que aqui na Terra possamos, como Igreja, trabalhar na construção do Reino de Deus.
Há exemplo de leigos na Igreja desde os tempos primórdios, vemos leigos que foram Santos, formaram Santos, dentro do conteúdo teológico, dentro dos martírios e dentro de toda a vida cristã-catolica, o papel do leigo se exalta para além de ser um obediente levando assim eles a outros que os acompanha obedecer, levando a fé que compartilhou na sua caminhada inicial cristã e agora fazendo que essa fé chegue aos ouvidos de quem caminha fora desse corpo místico a Igreja militante do Cordeiro.
Os leigos hoje mais do que nunca devem conhecer,amar e servir á Igreja católica, Por isso Rezemos por todos os Leigos e Leigas de hoje e sempre!
Ad Majorem Dei Gloriam,
EDGAR LEANDRO DA SILVA

2 comentários:

  1. Em meu ponto de vista, o papel do católico também se expande aos estudos ininterruptos sobre as questões mais necessárias à sua vida em particular. Ou seja, procurar sanar suas dúvidas e incertezas internas. Considero isso importante tanto para se fortalecer como católico quanto para estar preparado para evangelizar. Essa é uma tarefa para a vida toda. O dever de todos nós é buscar a santidade, mas é preciso ter em mente que uma pessoa santa não é necessariamente uma pessoa frágil, ingênua, incapaz de matar um mosquito; é preciso mostrar garra, inteligência e disposição para enfrentar os inimigos da Igreja, suas mentiras, desinformações e agressões, que têm se tornado cada vez mais frequentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salve Maria Felipe!

      É verdade o que você disse. Obrigado mais uma vez pelo seu comentário!

      AMDG

      EDGAR

      Eliminar