domingo, 5 de abril de 2020

COMENTÁRIOS: COMO FAZER EXAME DE CONSCIÊNCIA?




Por Edgar Leandro da Silva e Justiciano

Prezados Amigos e Amigas, Salve Maria. 

Recebi de um amigo, um artigo que fala sobre a importância de como devemos e podemos fazer um bom exame de consciência e assim possamos nos confessar bem.

achei importante postar aqui sobre o assunto com a devida autorização do mesmo, tendo em vista que muitos Católicos hoje terem justamente esta dificuldade de fazer um devido exame de consciência. Acredito que este artigo irá ajudar a todos aqueles(as) que tem esta dificuldade. Vale a pena conferir!


Antes da confissão


Como fazer o exame de consciência? Muitos encontram dificuldades para fazê-lo, assim, apresentarei abaixo um esquema que pode ajudar, faça essas perguntas a si mesmo, e responda com sinceridade, se precisar anote para o momento da confissão.

Primeiro são perguntas "gerais" mais abaixo são mais "específicas".


Se vcs não podem ler tudo agora, salvem o texto, a publicação ou algo do tipo, o sacramento da confissão é extremamente importante.

1 A minha vida está realmente orientada para Deus?

2 Eu o amo verdadeiramente como filho?

3 Eu o demonstro observando fielmente o seu mandamento?

4 Deixo-me absorver excessivamente pelas coisas (dinheiro, trabalho, família...)?

5 Professo com coragem em cada ambiente a minha fé cristã?

6 Creio no amor de Deus que me guia e sustenta mesmo nos momentos difíceis da minha vida?

7 Tenho construído minha vida sobre a fé, ou tenho recorrido a formas de magias (espiritismo, supersticões, leitura de cartas e de mãos...)?

8 Nas orações me dirijo a Ele como um Pai bondoso e misericordioso?

9 Rezo somente quando preciso de ajuda, ou, frequentemente, dou graças a Deus pelos muitos sinais do seu amor?

10 Blasfemei ou dirigi palavras irrelevantes ao Senhor, a Nossa Senhora, aos Santos ou a Santa Igreja?

11 Tenho santificado os dias festivos participando ativamente da Santa Missa?

12 Cuido da minha formação cristã?

13 Dedico um pouco de tempo a leitura do evangelho?

14 Aproximo-me regularmente dos sacramentos da reconciliação e da comunhão com as devidas disposições de paz com Deus e com o próximo?

15 Os outros são para mim o próximo segundo o Evangelho?

16 Tenho respeito à vida e a liberdade dos outros, de qualquer raça, nacionalidade e cor?

17 Ajudo os mais fracos: doentes, deficientes, idosos, crianças, pobres?

18 Tenho defendido a vida dos outros, daqueles que ainda vão nascer?

19 Tenho causado, procurado, ou aconselhado o aborto?

20 Tenho julgado segundo minhas próprias convicções e falhas, pensado mal ou falado mal dos outros?

21 Tenho nutrido sentimentos de rancor, ódio, inveja ou ciúmes?

22 Deixo-me vencer facilmente pelo nervosismo, pela ira?

23 Tenho disponibilidade para perdoar?

24 Sou sincero e leal nós pensamentos, nas palavras e nas atitudes?

25 Tenho mentido, ou escondido a verdade?

26 Causei danos à honra dos outros, caluniei, ou tenho difundido fofocas sem ainda ter reparado?

27 Sou grato a Deus pelo dom da vida?

28 Tenho cuidado da minha saúde, moderando-me na comida, na bebida ou no fumo?

29 Tenho feito uso de drogas?

30 Como tem sido a minha aceitação da doença e do sofrimento?

31 Tenho protegido meus sentidos e evitado ocasiões, companhias, leituras, espetáculos ou obras que induzem ao mal?

32 Tenho sido motivo de escândalo para os outros com meu comportamento pouco modesto?

33 Sou soberbo? Obstinado? Vaidoso? Preguiçoso?

34 Sou uma pessoa de caráter ou me deixo influenciar pelas opiniões de outros?

35 Tenho tido coragem de viver e testemunhar os valores nos quais acredito (valores da fé cristã)?

Agora vem as perguntas específicas


FILHOS


- Tenho respeitado meus pais?
- Tenho me envergonhado deles porque não são suficientemente ricos ou cultos?
- Tenho me recusado a prestar-lhes a devida ajuda?
- Tenho abandonado-os sem auxíliá-los em sua velhice, na doença ou nas necessidades?


PAIS


- Tenho educado meus filhos no amor de Deus e no amor ao próximo?
- Tenho os orientado com exemplos e palavras?
- Sou capaz de corrigi-los com amor e ao mesmo com firmeza?
-Preocupo-me com a formação religiosa e civil deles?
- Tenho respeitado suas justas exigências e justa autonomia?
- Sei dialogar com eles?

CASAIS


- As relações com minha/meu mulher/marido são fundamentadas no respeito mútuo?
- Existe sempre abertura generosa à vida?
- Tenho traído a fidelidade conjugal?
- Sou atento às necessidades de minha/meu mulher/marido compartilhando com ela/ele alegrias e dores, projetos e preocupações, seguindo os preceitos da fé, e a vontade que Deus para o casamento?

NAMORADOS/NOIVOS


- Preparo-me seriamente para formar uma família cristã?
- Pequei contra a castidade com pensamentos, desejos, propósitos, palavras e atos?
- Sou fiel a minha noiva/ao meu noivo?
- Tive relações sexuais antes do casamento?
- Convivo ou tenho plano de viver com meu noivo/ minha noiva, mesmo se por pouco tempo, sem estar casada(o) com ele/ela na Igreja?

COMPROMISSOS RELIGIOSOS


- Participo da vida do bairro e da paróquia ou limito-me somente a criticar o trabalho dos outros?
- Dou a minha contribuição em favor das missões ou dia necessitados em geral?
- Aceito com alegria as normas de jejum e penitência em reparação dos meus pecados?
- Respeito as autoridades e obedeço às normas religiosas, familiares, escolares e sócias?

COMPROMISSOS SOCIAIS


- Sou honesto no meu trabalho?
- Tenho roubado?
- Tenho descuidado de restituir ou de reparar danos?
- Tenho respeitado os acordos estabelecidos com os outros?
- Tenho trabalhado pelos direitos dos outros e por uma sociedade mais justa?
- Tomo como desculpa: " todos fazem assim", para não pagar impostos, para me aproveitar das estruturas públicas, das recomendações, gorjetas e subornos?
- Sirvo-me da desonestidade dos outros para justificar a minha?
- Aproveito-me do cargo que ocupo para causar sofrimentos, ameaças ou extorsões?
- Ponho em perigo a vida dos outros dirigindo de maneira errada, imprudente, arriscada?
- Respeito o meio ambiente e as leis que regulam a convivência civil?

Tentei listar as principais perguntas que geram pecados, se eu fosse listar de todos os pecados do mundo, seria uma lista sem fim, portanto, tentei listas os principais.

"Felizes os que choram, porque serão consolados."
"Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino do Céu."

Mais tarde e nos próximos dias postarei outras coisas sobre confissão, como se confessar, o que fazer durante e após, e a importância da confissão.
Desculpem eventuais erros de ortografia.
Espero ter ajudado , caso alguém tenha alguma dúvida, pode perguntar no post que responderei, se eu não souber, vou pesquisar para lhe ajudar, fiquem com Deus, Salve Maria!

FONTES: Catecismo Maior de São Pio X;
Livro: Confessar-se como e porque? Monsenhor Jonas Abib.

Sem comentários:

Enviar um comentário