domingo, 21 de agosto de 2022

COMENTÁRIOS: A IGREJA E A TEORIA DA EVOLUÇÃO



Por Edgar Leandro da Silva

Caros Amigos e Amigas, Salve Maria.

 

Este ano, tive um pequeno debate com um conhecido meu, a respeito da Teoria da Evolução, Teoria a qual o mesmo se posiciona contrário. Por isso neste artigo, estarei tentando exclarecer aos nossos amigos e amigas um pouco do que a Igreja Católica e a ciência nos ensina a respeito disso.

A Igreja Católica sendo a favor da teoria da evolução, de forma alguma é contra a Criação Humana. Ela apenas defende que a narrativa do Gênesis não pode ser lida ao pé da Letra, ou seja que Deus criou o mundo e os seres em 6 dias e de maneira prontoa para cada ser. e deve observar as descobertas da ciência, ou seja tudo compatível com a Bíblia Sagrada.

A essência deste Livro é que tido que existe foi criado por Deus; essa é uma verdade de Fé da Igreja Católica e a professamos em nosso credo: “Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra”

A Igreja Católica acredita na evolução desde que a mesma seja conduzida por Deus, que colocou leis na matéria para evoluir, e que a nossa alma não é fruto da evolução da matéria, mas criação direta de Deus para cada ser humano.

A respeito da Teoria do Evolução, O Santo Padre Pio XII, em 1950, nos ensinou que:

 “Por isso o magistério da Igreja não proíbe que nas investigações e disputas entre homens doutos de ambos os campos se trate da doutrina do evolucionismo, que busca a origem do corpo humano em matéria viva preexistente (pois a fé nos obriga a reter que as almas são diretamente criadas por Deus), segundo o estágio atual das ciências humanas e da sagrada teologia, de modo que as razões de uma e outra opinião, isto é, dos que defendem ou impugnam tal doutrina, sejam ponderadas e julgadas com a devida gravidade, moderação e comedimento, contanto que todos estejam dispostos a obedecer ao ditame da Igreja, a quem Cristo conferiu o encargo de interpretar autenticamente as Sagradas Escrituras e de defender os dogmas da fé” (os destaques são meus)

Não se pode haver oposição entre Ciência e Fé, pois ambas procedem de Deus e ambas se complementam.

Espero que com estas respostas, eu possa ter ajudado a exclarecer a posição da Igreja Católica a respeito deste assunto.

 

Ad Majorem Dei Gloriam,

 

EDGAR LEANDRO DA SILVA

 

P.S Esta postagem poderá ser alterada.


FONTE: https://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_12081950_humani-generis.html

Sem comentários:

Enviar um comentário