domingo, 28 de agosto de 2022

COMENTÁRIO: COMENTÁRIO A RESPEITO DO DOCUMENTO DO PAPA E DE NOSSA CAMPANHA

 




Por Edgar Leandro da Silva

 

Caros Amigos e Amigas, Salve Maria.

 

Há um pouco mais de 1 ano, mais precisamente em 16 de Julho de 2021, O Papa Francisco publicou um documento em forma de Motu próprio, chamado Traditiones Custodes Documento este que trata do “uso da liturgia romana antes da reforma de 1970”

E neste documento, diferente do Motu Próprio Summorum Pontificum do Então Papa Bento XVI, O Papa Francisco, acabou restringindo a Forma extraordinária Do Rito Romano, o que acabou afetando em cheio esta Santa Missa.  Já que o Santo Padre assim disse:

Art. 8. Serão revogadas regras, instruções, concessões e alfândegas anteriores que não estejam em conformidade com as disposições deste Motu Proprio.

Em Nosso Blog Defesa Católica, em Junho de 2019, foi postada uma Campanha com o título: “Pela Santa Missa Tridentina em todas as Dioceses”

Por isso, diante deste documento, e por querer estar em comunhão sempre com a Santa Igreja, Resolvi manter esta Campanha, porém com algumas mudanças em seu texto, para se adequar ao texto do documento do Santo Padre. Já que o mesmo ensinou neste documento que:

Tudo o que eu deliberei com esta Carta Apostólica na forma de um Motu Proprio, ordeno que seja observado em todas as suas partes...

Para começar o objetivo de Nossa Campanha até então era: Esta Campanha terá por objetivo de Incentivar, orientar, inclusive até de forma financeira, os amigos e amigas de Nosso Apostolado ou não, da Igreja Católica Apostólica Romana, que desejam que em sua paróquia a Santa Missa em sua forma extraordinária seja celebrada”

Diante do documento do Papa, não haverá mais neste trecho a parte que fala: “que desejam em sua paróquia” Já que aí se refere a algum coisa futura, e o Papa pede aos Bispos Diocesanos que:

 § 6º. tomará cuidado para não autorizar a criação de novos grupos.

§ 2º. indicar um ou mais lugares onde os fiéis pertencentes a esses grupos possam se reunir para a celebração eucarística (mas não em igrejas paroquiais e sem erguer novas paróquias pessoais);

Diante disso, este trecho ficará assim agora: Esta Campanha terá por objetivo de Incentivar orientar, inclusive até de forma financeira, os amigos e amigas de Nosso Apostolado ou não, da Igreja Católica Apostólica Romana, que já participam em sua igreja, desta forma de rezar a Santa Missa.

A Idéia de criar esta Campanha, veio devido e principalmente, pelo fato de depois do Fim da Campanha pela Missa de São Pio V em Caruaru,realizada pelo nosso Apostolado Defesa Católica, alguns amigos fiéis terem tentado depois disso, lutar por esta Santa Missa também, Por isso, em prol de ajudar a estes entre outros fiéis que poderão surgir, é que foi criada esta Campanha”

Este trecho também precisará ser alterado para: A Idéia de criar esta Campanha, veio após o fim da Nossa Campanha, pela “Santa Missa de São Pio V em Caruaru” realizada pelo Nosso Apostolado Defesa Católica, houve a necessidade de se ter uma Campanha assim, para ajudar os atuais fiéis Católicos, já participantes desta Santa Missa.

 

“O Apostolado Defesa Católica, deixa claro que a esta Campanha, não tem a  intenção de ser uma continuação da Campanha: “Missa de São Pio V em Caruaru” Campanha esta que foi devidamente encerrada em 2009, e que não voltará mais, muito menos o Coordenador(salvo rara exceção) estará a frente de uma Campanha como esta novamente! O que Coordenador, poderá no caso da mesma hoje, é apenas estar ao lado do amigo ou da amiga que deseje lutar por esta Santa Missa”

 

Este trecho também precisará ser alterado para: “O Apostolado Defesa Católica, deixa claro que a esta Campanha, não tem a  intenção de ser uma continuação da Campanha: “Missa de São Pio V em Caruaru” Campanha esta que foi devidamente encerrada em 2009, e que não voltará mais. O que Coordenador, poderá no caso da mesma hoje, é apenas estar ao lado, ajudar o amigo ou a amiga a conhecer e amar esta Santa Missa.

“*A segunda será de forma financeiramas somente no caso de algum amigo ou amiga, que deseje ter esta Santa Missa em sua paróquia, precisar!”

 

Referente as duas formas, do Amigo(a) ajudar a esta Campanha, esta segunda precisará ser alterada para: “*A segunda será de forma financeiramas somente no caso de algum amigo ou amiga, que precise manter esta Santa Missa em sua Igreja.

 

“A forma financeira, será feita mediante doação de todos os amigos e amigas de Nosso Apostolado,(salvo exceções) no valor mínimo de R$1,00 via transferência ou depósito em conta bancária para o Coordenador do Apostolado, para que este possa transferir/depositar o dinheiro arrecadado, para o amigo ou amiga, que quer esta Santa Missa em sua Paróquia, que precise de dinheiro, para ajudar na compra seja de livros,paramentos litúrgicos, entre outros”

 

Além da Questão do PIX que será incluído, também esta parte precisou ser alterada:

 

“A forma financeira, será feita mediante doação de todos os amigos e amigas de Nosso Apostolado,(salvo exceções) no valor mínimo de R$1,00 via transferência, depósito em conta bancária ou até mesmo via PIX para o Coordenador do Apostolado, para que este possa transferir/depositar o dinheiro arrecadado, para ajudar o  amigo ou amiga, que quer manter financeiramente esta Santa Missa em sua Igreja, para ajudar na compra seja de livros,paramentos litúrgicos, entre outros”

Essas alterações já podem ser conferidas em Nosso Blog. Espero assim os nossos Amigos e Amigas tenham entendido, mas como foi dito em Nossa Nota de 2009, e assim será mantido é que este Apostolado vai continuar a divulgar e a defender esta Santa Missa, em comunhão com a Santa Igreja!

 

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR


FONTE:https://wwwapostoladodefesacatolica.blogspot.com/2019/06/comentarios-campanha-pela-missa.html

https://www.conferenciaepiscopal.pt/v1/wp-content/uploads/PapaFrancisco_TraditionisCustodes_Texto.pdf


OBS: ESTA POSTAGEM PODERÁ SER ALTERADA.

1 comentário: