domingo, 7 de maio de 2023

NOSSA SENHORA: A ORIGEM DO ROSÁRIO



Prezados Amigos e Amigas, Salve Maria!

 

Antes de falarmos a respeito da Origem é importante, o Católico Entender o que é o Rosário.

 

O Santo Rosário é uma modalidade de oração que consiste em rezar na verdade hoje, 4 terços onde cada terço nós 5 dezenas contemplando os mistérios da vida de Cristo. Então nós temos:


Os Mistérios gozosos (da infância);

Os Mistérios lumininos (da vida píublica de Nosso Senhor);

Os Mistérios Dolorosos (da sua paixão);

Os Mistérios Gloriosos (da sua ressurreição);


Então Hoje são 20 dezenas, de ave marias, precedida de um 1 Pai Nosso e depois seguidas de um Glória ao Pai, onde nós rezamos com a Virgem Maria em Homenagem á Jesus.


O Rosário não é uma oração de Nossa Senhora e sim de Cristo porque nós estamos contemplando os mistérios de Cristo. No meio de cada ave maria, estar a palavra Jesus: “Bendito é o fruto do Vosso Ventre Jesus” Logo o Rosário ele é Cristocêntrico.

A origem do Rosário, segundo a tradição, está no costume dos antigos monges, de fazer suas preces, contando-as com o uso dos dedos das mãos ou mediante pedrinhas ou grãos. Na Idade Média (séculos X-XII), os fiéis costumavam rezar vários “Pais-Nossos” ou várias “Ave-Marias” consecutivos, quando não conseguiam recitar os 150 Salmos. Essa prática foi-se codificando e regulamentando aos poucos, chegando a sua forma atual no século XVI sob o Papa São Pio V (1566-1572), dominicano. Foi esse Pontífice quem determinou tanto o número de “Pai-Nosso” e “Ave-Maria” como o teor dos mistérios que os devem acompanhar.

O Nosso Catecismo nos ensina:

A piedade medieval do Ocidente propagou a oração do rosário como substituto popular da Liturgia das Horas. No Oriente, a forma litânica do akáthistos e da paráclêsis ficou mais próxima do ofício coral nas Igrejas bizantinas, ao passo que as tradições arménia, copta e siríaca preferiram os hinos e cânticos populares à Mãe de Deus. Mas, na Ave-Maria, nas theotokía, nos hinos de Santo Efrém ou de São Gregório de Narek, a tradição da oração é fundamentalmente a mesma.

E também:

A meditação põe em acção o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Esta mobilização é necessária para aprofundar as convicções da fé, suscitar a conversão do coração e fortalecer a vontade de seguir a Cristo. A oração cristã dedica-se, de preferência, a meditar nos «mistérios de Cristo», como na « lectio divina» ou no rosário. Esta forma de reflexão orante é de grande valor, mas a oração cristã deve ir mais longe: até ao conhecimento amoroso do Senhor Jesus, até à união com Ele (Catecismo da Igreja Católica, 2678,2708 Os destaques são meus)

São Pio V atribuiu a eficácia dessa prece à vitória naval de Lepanto, que, aos 7 de outubro de 1571, salvou de grande perigo a Cristandade ocidental contra a invasão dos turcos otomanos, muçulmanos, que pretendiam dominar a Europa e acabar com o cristianismo. Por isso, o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário em 7 de outubro. A devoção foi mais e mais favorecida pelos Papas seguintes, destacando-se Leão XIII, que determinou fosse o mês de outubro dedicado, em todas as paróquias, à reza do Rosário.

 

 

 

FONTE: A origem do Santo Rosário (cancaonova.com)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário