domingo, 23 de julho de 2017

MISSA TRIDENTINA: A MISSA TRIDENTINA FAZ PARTE DE NOSSA CULTURA?

Por Edgar Leandro da Silva


Prezados Irmãos e Irmãs,Pax Domini!

Entre todos os argumentos que já ouvi de leigos Católicos ou até mesmo de Padres contrários a Missa Tridentina até hoje,teve um que me chamou atenção...

há alguns anos atrás conversando com um sacerdote na época,recém ordenado, daqui da Diocese de Caruaru, entre outros assuntos, quando eu mencionei a questão da Missa Tridentina e do latim na Liturgia e a possibilidade da mesma ser rezada em alguma Igreja da Diocese, lembro-me bem que o Padre disse:

“viche maria edgar...não faz parte da nossa cultura”

Lembro-me bem da cara que ele fez ao afirmar isso.Ele na verdade se  referia claro a Lingua Latina.Achei por um lado interessante mas ao mesmo tempo ignorante esta afirmação dele com relação a Lingua que é oficial da Igreja Católica até hoje:

Daí ao pesquisar na Internet sobre o assunto,me deparei com um site que explique em detalhes, a forma Extraordinária do Rito Romano,e em uma parte do site me deparei numa página em que consta: Principais Perguntas, Objeções e Questões sobre o Rito Tridentino  e lendo as objeções, deparei-me justamente uma que responde a este comentário do então Padre.

Por isso Caros Irmãos e Irmãs de Nosso Apostolado, estarei então hoje, postando aqui em nosso blog,a pergunta mais a resposta que consta neste site, o qual recomendamos vivamente para todos aqueles e aquelas que amam a Liturgia Tradicional da Igreja Católica.

Latim é uma questão cultural apenas. Deve-se rezar a Missa em vernáculo mesmo.
O Papa João XXIII negou que o latim fosse apenas uma questão “cultural” na supracitada Constituição VeterumSapientiae, aonde ele apresenta as razões para o uso do latim, que vão muito além de questões de ordem cultural. E, na objeção anterior, foram dados diversos motivos—todos de natureza religiosa—para o uso do latim.
D. malcolmRanjith, atualmente Bispo do Sri Lanka, assim respondeu durante uma entrevista:

DTDa Ásia, ouvem-se vozes dizer que o debate sobre a liturgia tridentina é tipicamente europeu, e nada tem a ver com o povo das regiões de missão. Como V.. Excia vê isso?

Mons. Ranjith: Bem, essas são opiniões individuais que não podem ser generalizadas para a Igreja Católica. Que toda a Ásia rejeite a Missa tridentina é inconcebível. Deve-se tomar cuidado com generalizações tais como: "A Missa antiga não convém para a Ásia". Precisamente é o rito da liturgia extraordinária que reflete alguns valores asiáticos em toda a sua profundidade. Acima de tudo, o aspecto da Redenção e o sentido da perspectiva vertical da vida humana, a relação profundamente personalizada entre Deus e o sacerdote, entre Deus e a comunidade, são expressas mais claramente na antiga liturgia do que no Novus Ordo. O Novus Ordo, pelo contrário, sublinha mais a perspectiva horizontal. O que não quer dizer que o próprio Novus Ordo sublinhe uma perspectiva horizontal, mas antes sua interpretação por diferentes escolas litúrgicas, que consideram a Missa mais como uma experiência comunitária. Contudo, se certas maneiras de pensar forem evocadas, alguns reagem desconfiadamente. A Santa Missa não é apenas um memorial da Santa Ceia, mas também o Sacrifício de Cristo e o Mistério de nossa Salvação. Sem a Sexta-Feira Santa, a Santa Ceia não tem sentido. A Cruz é o sinal maravilhoso do amor de Deus e somente em relação com a Cruz é plenamente possível haver verdadeira comunidade. Aqui está o real ponto de partida para a evangelização da Ásia. (14)
O latim vai além de questões culturais, até porque, quando a Igreja defendeu o latim contra a Reforma Protestante, o único objetivo era salvaguardar a Liturgia. Não havia nenhuma tentativa de sobrepor uma cultura à outra, porque a Reforma aconteceu em países europeus, e a defesa do latim ficou restrita à própria Europa, até o momento em que vieram os padres missionários para outros continentes. Não podemos confundir problemas de ordem religiosa com os de ordem política. A dominação européia de outros povos não tem a ver com a Igreja, que sempre defendeu a liberdade dos povos e lutou contra a escravidão e exploração.

Outras Perguntas e Objeções podem ser acessadas através deste Link:


Rezemos pelo Bispo Diocesano,pelo padre o qual eu conversei assim como por todo o Clero não só da Diocese de Caruaru, mas do mundo inteiro que é contra esta Forma de se rezar esta Missa!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA



OBS: Os destaques são nossos.

Sem comentários:

Enviar um comentário