domingo, 6 de agosto de 2017

50 ANOS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA: A POSIÇÃO DO APOSTOLADO DEFESA CATÓLICA PERANTE O MOVIMENTO DA RCC


Por Edgar Leandro da Silva

Prezados Irmãos e Irmãs,Salve Maria.


Neste ano de 2017, A Renovação Carismática Católica estar completando 50 anos de sua existência no mundo e com isso consegue se Jubileu de Ouro. Por isso neste mês de Agosto, O Apostolado Defesa Católica, por meio de seu blog, resolveu fazer uma homenagem a este movimento onde conquista muitas pessoas a cada dia.

Talvez, as pessoas que conhecem e acompanham o Apostolado Defesa Católica, já há algum tempo estranham o fato deste Apostolado estar fazendo esta homenagem a este movimento pelo fato do trabalho valorizar a missa tridentina, o uso da batina, canto gregoriano, etc.

Pois bem, nesta homenagem feita pelo Apostolado Defesa Católica sobre este movimento, será muito bom porque teremos a oportunidade de deixar claro a nossa posição atual sobre tal movimento entre outras coisas.

Primeiramente, é bom deixar claro para os nossos irmãos e irmãs que de fato, principalmente no começo do Apostolado Defesa Católica, o mesmo se posicionava contrário a este movimento por vários motivos, entre estes e o que acredito ser o principal é ser contra tanto o Concílio Vaticano II e a até a Missa Nova promulgada pelo Papa Paulo VI.

Mas depois de refletir e até estudar melhor, O Apostolado Defesa Católica passou a aceitar mas este movimento que como disse no começo deste artigo: conquista muitas pessoas a cada dia. Porém é bom deixar claro também que o Nosso Apostolado apesar de hoje reconhecer o valor deste movimento, justamente por isso, não pode fechar os “olhos” para certos eventos que ocorrem dentro da Renovação Carismática Católica e por isso continua sendo contra!

O Nosso Apostolado quer deixar claro que apesar de não concordar com tudo da Renovação Carismática Católica se tratando de “eventos” não é contra em si aos novos carismas da Igreja. Ser contra a estes Novos Carismas, seria como ser contra também o Espírito Santo, e consequentemente contra o Concílio Vaticano II ,o qual nós concordamos em grande parte.

Mas é bom deixar claro que quando a Igreja fala em “novos carismas” não fala de um só movimento. Será que não há carismas também nos outros movimentos? Claro que sim!

Mas o que será que são estes Carismas? Recorremos ao que diz o Magistério:

Os carismas são dons especiais do Espírito concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e em particular para a edificação da Igreja, a cujo Magistério compete o seu discernimento.(Catecismo da Igreja Católica,160,os grifos são nossos)

Logo, Nosso Apostolado é favorável a novos carismas, assim como a novos grupos, desde que os mesmos procurem viver de fato  a Doutrina Tradicional da Igreja Católica.

E É Por isso,para exclarecer é que nosso Apostolado Defesa Católica ao longo do mês de agosto, que inclusive é um mês de vocações, estará também homenageando e explicando um pouco melhor sobre o Movimento da Renovação Carismática Católica.

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR.

Sem comentários:

Enviar um comentário