domingo, 27 de agosto de 2017

RESPOSTAS CATÓLICAS: QUAIS SÃO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA?


Por Edgar Leandro da Silva

Prezado Fábio Augusto, Salve Maria.


Antes de mais nada, gostaria de agradecer pela sua pergunta. Vou enumerar aqui então alguns aspectos positivos e negativos que acredito sejam da Renovação Carismática Católica.

Vamos começar então,pelos Aspectos Positivos:

Poderia começar citando o fato de muitas pessoas, principalmente a juventude, conhecer a Igreja Católica por meio da RCC, e com isso outro aspecto seria a busca da oração individual e comunitária,o amor pela palavra de Deus,a disponibilidade á vontade de Deus,a manifestação dos carismas,a valorização do Espírito Santo de Deus,a frequência aos sacramentos,e o surgimento de vocações sacerdotais e religiosos.

Agora vamos aos Aspectos negativos do movimento:

A Oração em Línguas pode gerar a impressão de constituir ponto alto de espiritualidade e o dom das curas cair no curandeirismo, sem valorizar suficientemente o mistério da cruz e o valor salvifico do sofrimento. Também o tal “Repouso no Espírito” pode ocasionar um clima de histeria coletiva e levar a debilidade psíquica e o apelo indiscriminado aos carismas ocasionar confusões e fanatismo, sem distinguir dom do Espírito e o desvio psicológico. O chamado “Batismo no Espírito” pode criar confusão em relação as dimensões do sacramento do batismo. Em ambas situações, tanto o “Repouso no Espírito” quanto o “Batismo no Espírito” a CNBB já pediu que evitasse ambos eventos.

Além da interpretação da Sagrada Escritura sem a devida preparação e orientação pode gerar um fundamentalismo e um intimismo não condizentes com a Fé Católica.

Nós do Apostolado, particularmente somos contra também a outros movimentos como: “Cristoteca”,”Arrastão”, “Balada Santa” etc. porque sinceramente acreditamos que tais eventos,não trazem o jovem para viver a Santidade de Nosso Senhor e de sua Santa Igreja,e sim o empurra mais ainda a viver neste mundo corrompido como é o Nosso,desgraçamente.
Bem,os pontos acima são reais, infelizmente e se não houver sólida formação ou se a coordenação da RCC não estiver na mão de pessoas equilibradas e de preparação eclesial.

Apesar destes pontos negativos, serem até maiores que os positivos, O Apostolado Defesa Católica reconhece que a RCC além de ser relevante na Igreja hoje, por reavivar a vida de oração e devoção, busca difundir uma nova explosão de Fé no Mundo. Quando se livra dos erros acima pontuados, O Movimento Carismático favorece ao desenvolvimento de um séquito de católicos fiéis aos ensinamentos da Mater Ecclesia.

Espero ter ajudado,     

Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA 

Sem comentários:

Enviar um comentário