domingo, 3 de setembro de 2017

SAGRADA ESCRITURA: O QUE ENSINA A BÍBLIA CATÓLICA?


Por Edgar Leandro da Silva

Prezados Irmãos e Irmãs, Salve Maria.


Estava eu,um dia de domingo,almoçando com a minha família,quando derrepente aparece em meu portão um vizinho,mas um vizinho protestante com um folheto na mão para me entregar. No folheto estava escrito:



O Folheto na verdade ele foi traduzido para o português, mas segue as ideias de um pseudo pastor Canadense chamado Oswald Smith.

Bem,pelo que eu pude ler, o objetivo do folheto, é mostrar que a própria bíblia católica não condiz com o ensinamento da Igreja Católica, o que de fato, sabemos que é um absurdo!

Por isso então estaremos ao longo deste mês,que é inclusive é o "mês da bíblia"  respondendo e comentando alguns questionamentos, algumas “pérolas protestantes" que desgraçadamente são reproduzidas e que inclusive consta neste folheto mas  que ainda não comentamos ao longo destes anos aqui em nosso blog.

Portanto,vale a pena conferir!

A primeira delas é uma questão “clássica”:

PODE O SACERDOTE PERDOAR PECADOS?

Para facilitar o entendimento,o que estiver em itálico é o que diz o folheto e o que estiver em negrito é a nossa resposta sobre o assunto. Espero que este artigo seja útil aos nossos irmãos e irmãs.

Vejamos o que diz o folheto sobre o assunto:

“a bíblia católica registra uma questão levantada pelos escribas diante diante de Jesus. A questão era: porque fala ele(Jesus) deste modo, Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, se não um que é Deus,(Marcos 2.5-11) Jesus aceitou a questão, pois os escribas estavam certos.

Bem, gostaríamos de fazer uma correção aqui. Na verdade, Nosso Senhor “não aceitou a questão” como entende os protestantes. Logo após os escribas,dizer uns aos outros “como pode este homem falar assim ele blasfema” Nosso Senhor em seguida disse aos mesmos: “porque pensais isso nos vossos corações que é mais fácil dizer ao paralítico: os teus pecados te são perdoados ou dizer: levanta-te,toma o teu leito e anda,Ora para que conheçais o poder concedido ao filho do homem  sobre a terra (disse ao paralítico),eu te ordeno: levanta-te,toma o teu leito e vai para casa. No mesmo instante, ele se levantou e,tomando o leito,foi-se embora á vista de todos. A multidão inteira encheu-se de profunda admiração e puseram-se a louvar a Deus,dizendo:”nunca vimos coisa semelhante”(Mc  2,8-12)  

logo, podemos concluir que além de Nosso Senhor não ter “fechado a questão” os escribas estavam errados,assim como os protestantes nesta passagem, defenderem que Nosso Senhor ensina que Só Deus pode perdoar pecados.

Ninguém pode perdoar pecados senão Deus. Para o homem comum, o simples reivindicar desse poder já é uma blasfêmia.Mas Jesus disse aos escribas: o filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados. Assim, Jesus não era mero homem.nem um homem pode perdoar pecados,mas Jesus pode e o fez,porque ele é Deus.nem um padre ou pastor pode perdoar pecados,pois são meros homens.Podemos ir direto a Deus por meio de Jesus Cristo,o nosso mediador,para obtermos o perdão de nossos pecados.

O desejo de Cristo de que o perdão dos pecados deve ser obtido através da Igreja é bem claro. É um grande erro crer que o pecado pode ser confessado diretamente a Deus. Não foi este o desejo de Nosso Senhor quando disse aos seus apóstolos:

“Soprou sobre eles dizendo: ‘Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos’” (Jo 20, 22-23).

Os sacerdotes católicos, (padres) legítimos representantes de Cristo e ministros dos sacramentos deixados por Ele para o bem da humanidade, são os que continuam o ministério dos apóstolos de perdoar ou reter os pecados.

Rebeldes não podem perdoar rebeldes; apenas o rei pode. Pecadores não podem perdoar pecadores; só Deus pode. O principal dos apóstolos deixou isso claro ao falar a Cornélio, como se lê na Bíblia católica em Atos 10,43: Dele(Jesus) todos os profetas dão testemunho de que por meio de seu nome, todo aquele que crê recebe remissão dos pecados” Portanto os apóstolos não praticavam a confissão auricular de pecados”

Interessante, Se o padre pode batizar porque também não pode perdoar pecados?  Não é pelo batismo que obtemos o primeiro perdão dos pecados,? Se podemos obter o perdão dos pecados quando o padre batiza, porque não podemos obter este mesmo perdão pelo sacramento da penitência (ou confissão)?

Mas,os protestantes, ao renegar o sacramento tanto da ordem quanto da penitência e acreditar que só se pode confessar diretamente a Jesus,acabam rejeitando os ministros instituídos por Nosso Senhor:

“O que vos ouve,a mim ouve, e o que os despreza,a mim despreza. E quem me despreza, despreza aquele que me enviou” (Lc 10,16)

Rezemos sempre pela conversão dos protestantes!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário