domingo, 24 de setembro de 2017

SAGRADA ESCRITURA: SOMOS SALVOS POR OBRAS OU PELA FÉ?


Prezados Irmãos e Irmãs, Salve Maria.

Este então será o último artigo deste mês especial da Bíblia Sagrada,referente ao folheto: “o que ensina a bíblia Católica” de autoria do protestante chamado Dr Oswald J. Smith.

Para Encerrar, estaremos hoje postando e comentando um argumento que foi muito usado por Lutero e seus seguidores na época da Reforma Protestante:

SOMOS SALVOS POR OBRAS OU PELA FÉ?

“Alguns dizem que é pela fé,por obras e pelos sacramentos. A Bíblia Católica afirma que é pela Fé.qual dessas opções está correta,Se é por obras,não pode ser pela Fé

A Bíblia católica não diz que somos salvos apenas pela Fé. E sim Pela Fé e pelas Obras! A esse respeito a epístola de S. Tiago é claríssima (grifos meus):

14. De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? 15. Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, 16. e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? 17. Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. 18. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. 20. Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? 21. Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? 22. Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. 23. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). 24. Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?” (Tiago 2, 14-24)

Essa passagem se encontra em qualquer Bíblia Católica.

Porque pela graça sois salvos,mediante a fé;e isto não vem de vós;é dom de Deus;não de obras,para que ninguém se glorie”(Efésios 2,8-9)

Não por obras de justiça praticadas por nós,mas segundo sua misericórdia,ele nos salvou”(Tito 3,5)

Interessante na primeira passagem,o protestante não ter citado o versículo seguinte desta passagem acima(10) onde diz: “somos obra sua,criados em Jesus Cristo para as boas ações,que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.(Grifos nossos)

Pelas citações acima podemos perceber que existem dois tipos de obras. Existem aquelas que fazemos por nossa própria vontade como as obras da lei (que não nos salva) e existem as “boas obras” que somente são possíveis pelo poder infinito da graça de Deus agindo em nossas vidas.

É isso meu amigo,o que a Bíblia Católica ensina.o que você vai fazer a este respeito,todos os versículos que acabamos de ver mostram,de modo claro e definitivo,que a salvação não é por obras,mas pela fé. Então,onde entra o papel das obras, São Tiago responde assim a esta questão: “Mostra-me essa tua fé sem as obras e eu,com as obras te mostrarei a minha fé”(Tiago 2,18)

Conforme foi demonstrado e utilizando passagens citadas pelo protestante não é verdade que somos salvos somente pela Fé e sim pelas Obras também,conforme estar ensinado na bíblia católica. Interessante esta citação da passagem de São Tiago,porque o apostolo ao contrário do que pensam os protestantes defende a Salvação pela Fé e pelas Obras.

Notem nestas passagens uma ignorância gritante do protestante no que diz respeito ao assunto,isso porque o mesmo se apegou a passagens isoladas sem analisar o seu contexto!

As obras são o produto da verdadeira fé que produz obras.Se você foi salvo,sua vida vai mostrar isso por meio de suas obras.tudo o que o verdadeiro cristão faz para Deus,ele o faz porque é salvo,não porque busca ser salvo por meio disso.

Notemos uma contradição. Se as “obras são o produto da verdadeira fé que produz boas obras” como então acima,o protestante usa passagens para justificar que só pode ser salvo pela Fé, ninguém pode ter certeza de sua salvação.

As obras são a nossa participação no sacrifício que conduz ao céu. Dizer que só Cristo sofre para ganharmos o céu, enquanto gozamos a vida, é imoral. As boas obras são feitas para agradar a Deus por amor e são as conseqüências da verdadeira fé, posta em prática.  E mais, se não fossem necessárias "boas obras", mas apenas a Fé (segundo a tese protestante), acaba-se justificando que uma pessoa pode levar uma vida de pecado, bastando ter fé para ser salva.

Fé sem obras é morta.se não há mudança,e a pessoa permanece escrava dos mesmos pecados,não tendo experimentado a libertação,então não há evidência de que ela tenha sido salva. Assim se alguém está em Cristo,é nova criatura;as coisas antigas já passaram;eis que se fizeram novas”(2 Cor 5,17)

O Fundamentalista acredita que ele tem sua salvação assegurada. Tudo o que tem que fazer é aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e salvador pessoal e a salvação é automática e irrevogável, não importando o que ele faça pelo resto de sua vida. É mesmo? O que aconteceu com os Dez Mandamentos?

E você,crerá na palavra de Deus tal como ela está registrada na bíblia católica ou continuará crendo em doutrina dos homens,você decide.lembre-se: há apenas duas religiões no mundo-uma de Deus,outra dos homens.

Por outro lado, o protestante está certo quando questiona que “E você,crerá na palavra de Deus tal como ela está registrada na bíblia católica”  interessante ele afirmar isso apesar dele contradizer a bíblia católica sobre a questão da Fé e Obras...

A religião dos homens prega a salvação pelas obras(pelo próprio esforço,por meio de jejuns,rezas e obediência á igreja)Isso transforma a pessoa em sua própria salvadora. A religião de Deus diz que a salvação é pela fé na obra acabada de Jesus Cristo,pois ele pagou o preço: o justo viverá pela fé(Romanos 1,17) Nesse caso,Cristo é o Salvador.
Dr Oswald J. Smith

Nossa que confusão! O protestante primeiro questiona acima: E você,crerá na palavra de Deus tal como ela está registrada na bíblia católica” e agora afirma que A religião dos homens prega a salvação pelas obras(pelo próprio esforço,por meio de jejuns,rezas e obediência á igreja) Ora,como vimos a salvação não é só pela Fé e sim pelas obras como estar na bíblia Católica,e o que o protestante parece não querer enxergar ou simplesmente não entende o que significam estas obras para a Igreja Católica.

Conseqüentemente,para os protestantes em geral, não há necessidade das boas obras para alcançar a salvação: o indivíduo pode pecar à vontade, cometer os maiores crimes; se tiver fé, se salvará. É uma doutrina muito cômoda, mas falsa, e evidentemente não leva à salvação.

As “boas obras” são exatamente a graça e a obra de Cristo que vive em nós.

Esperamos ter esclarecido melhor sobre este assunto,e rezemos por todos os protestantes que pensam o contrário.

Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA

1 comentário: