domingo, 10 de setembro de 2017

SAGRADA ESCRITURA: VAMOS PARA O PURGATÓRIO APÓS A MORTE?


Prezados Irmãos e Irmãs, Salve Maria.

Hoje estaremos dando continuidade, respondendo ao folheto protestante: "o que ensina a bíblia Católica?" mais uma questão que inclusive gera dúvidas até aos Católicos:

VAMOS PARA O PURGATÓRIO APÓS A MORTE?

No folheto diz  seguinte:

“Pode-se ler a Bíblia Católica da primeira á ultima palavra e não se encontrará nela um único versículo sobre a doutrina do purgatório;não há absolutamente nenhum ensino sobre isso na escritura.essa doutrina é,portanto,uma invenção humana,pois Deus não menciona na bíblia.
Por outro lado,a bíblia Católica afirma que os filhos de Deus,ao partirem desta vida,vão direto para a presença de Deus.vejamos:

“tendo o desejo de partir e estar com cristo,o que é imcomparavelmente melhor”(Filipenses 1,23)

Perceba que,quando partimos desta vida não iremos para o purgatório,pois Cristo não vai estar lá.vamos direto para a sua presença gloriosa,vamos estar onde ele está! Se houvesse purgatório,partir dessa vida não seria “imcomparavelmente melhor” do que ficar aqui.

“Estamos em plena confiança,preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor”(2Corintios 5,8)
No momento em que deixamos o corpo,estaremos na presença do Senhor.esse ensino é claro e inegável na bíblia católica. Isso significa que o fiel jamais terá de sofrer a pena dos seus pecados. Seu julgamento já é passado.veja o que diz a bíblia católica em João 5,24(que Deus ilumine sua mente para esta verdade)

“quem ouve a minha palavra  e crê naquele que me enviou tem a vida eterna,não entra em juízo,mas passou da morte para vida”

Assim,o purgatório não existe.aliás não morreu o ladrão na cruz e foi estar direto com Cristo, A promessa de Jesus para ele foi: “em verdade te digo,que hoje estarás comigo no paraíso” Veja não no purgatório e sim no paraíso. Se o ladrão na cruz não precisou sofrer por seus pecados,após arrepender-se e voltar-se para Cristo,porque então você teria de sofrer,não,meu caro amigo,você não vai para o purgatório pois tal lugar não existe.

Se você já é Salvo,seu destino é ir direto para o céu e estar com Cristo.Jesus suportou todo o sofrimento necessário.ele pagou o preço do pecado por você pois o seu sofrimento não adiantaria nada.é o sangue de Jesus que nos lava dos pecados,não o nosso sofrimento (1 João 1,7) não há nada que você possa fazer para libertar os seus queridos do purgatório,pois tal lugar nem sequer existe.Aqueles que morrem no Senhor “descansam” e são “bem aventurados”(felizes),conforme diz Apocalipse 14,33 como poderiam estar assim se estivessem sofrendo no purgatório”

Bem,para começar que é bom deixar claro que de fato a PALAVRA Purgatório não se encontra na bíblia. Mas a realidade do purgatório ali estar consignada. É uma regra de fé,é o magistério vivo da Igreja que nos explica a Bíblia e a Tradição.

A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença e de Trento. Fazendo referência a certos textos da Escritura, a tradição da Igreja fala de um fogo purificador" (Catecismo da Igreja Católica can 1030 e 1031)

"Para compreender esta doutrina [do purgatório] e esta prática da Igreja, é preciso admitir que o pecado tem uma dupla conseqüência. O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, conseqüentemente, nos torna incapazes da vida eterna; esta privação se chama ? pena eterna? do pecado. Por outro lado, todo pecado, mesmo venial, acarreta um apego prejudicial às criaturas que exige purificação, quer aqui na terra, quer depois da morte, no estado chamado?purgatório?. Esta purificação liberta da chamada ? pena temporal? do pecado. Essas duas penas não devem ser concebidas como uma espécie de vingança infligida por Deus do exterior, mas, antes, como uma conseqüência da própria natureza do pecado. Uma conversão que procede de uma ardente caridade pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo que não haja mais nenhuma pena." (Catecismo da Igreja Católica cân. 1472).

Na Sagrada Escritura a existência do purgatório é ensinado em algumas passagens, Citemos algumas para deixarmos claro que este ensinamento tem amparo na sagrada escritura:

"Mas, se o tal administrador imaginar consigo: 'Meu senhor tardará a vir'. E começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar (...) e o mandará ao destino dos infiéis. O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, mais se há de exigir." (Lc 12,45-48).

Vejam que os administradores serão cobrados pelo seu Senhor "no dia em que não o esperar", isto é, no dia de sua morte. O administrador infiel o Senhor o "mandará ao destino dos infiéis", isto é, para o Inferno. No entanto o "servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu " e o outro servo que "ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis" não serão enviados para o "destino dos infiéis", como o mal adminstrador. Um "será açoitado com numerosos golpes" e o outro " será açoitado com poucos golpes", isto é, estão salvos, mas sofreram a pena temporal de seus pecados.

Vejam ainda:

"Eu porém vos digo: todo aquele que se encolerizar contra o seu irmão terá de responder no tribunal. Aquele que chamar a seu irmão: 'cretino', estará sujeito ao julgamento do Sinédrio. Aquele que lhe chamar: 'louco', terá de responder na geena de fogo (...) Assume logo uma atitude reconciliadora com o teu adversário, enquanto estás a caminho, para não acontecer que o adversário te entregue ao juiz e o juiz ao oficial de justiça e, assim, sejas lançado na prisão. Em verdade te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo" (Mt 5,22.25-26).

Aqui Nosso Senhor recomenda-nos a nos livrarmos do apego ao pecado durante nossa caminhada terrena. Nosso Senhor fala daquele que será entregue ao Sinédrio (ao juiz) e aquele que irá para a "geena de fogo" ( para o Inferno). Aquele é que entrgue ao juiz, não sairá da prisão até que page "o último centavo", isto é, quando ele pagar o último centavo, saírá da prisão. Esta parábola mostra claramente que o que será entregue ao juiz, é o que não merece ir para o inferno, está salvo, mas precisa pagar a pena temporal de seu pecado (pagar até "o último centavo"). Depois saírá da prisão (do purgatório) e então ganhará a liberdade, isto é, estará na presença de Deus, no céu, onde realmente estamos livres.

O justo (aquele que se reconciliou com Deus) na maioria das vezes morre sem estar em estado de santidade, isto é, sua alma não se encontra entre as “almas dos justos que chegaram à perfeição” (cf. Hb 12,21-24).
Se sua alma ainda não chegou à perfeição, significa que ele ainda possui vontade de pecar. Então como ele irá entrar no céu? Como irá entrar na “cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial”?
Claro que ele por ser justo não foi condenado ao inferno, porém pelo fato de ainda possuir inclinações ao pecado não pode entrar no Céu. Ele precisa então ser purificado de suas inclinações pecaminosas, este estado de purificação após a morte é que chamamos de Purgatório, pois purga, cura, o justo naquilo que ainda ele tiver de impuro.
"Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis porque ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas" ( II Mac XII, 43-46)

Ora, se é possível que nós, por meio de sacrifícios, livremos os mortos de suas faltas, então é possível que a alma de um morto seja perdoada depois de sua morte. Ora, esta alma só pode ser perdoada se estiver num lugar em que seja possível o perdão, o que não acontece no inferno, onde o fogo é eterno. Logo, existe o purgatório.

Note também que, sem a crença no purgatório, não faz sentido se rezar pelas almas dos mortos pois, se elas estão no inferno, não há como serem salvas; e se estão no céu, já estão salvas.

No caso da passagem do bom ladrão em que o protestante afirma que “não existe” é de notar que ele foi mártir,e os mártires dão uma grande prova de amor a Deus neste mundo,morrendo por Ele, e por isso vão para o céu sem precisarem passar pelo purgatório. Por isso Nosso Senhor diz a ele que "ainda hoje estarás comigo no paraíso". O "hoje" significa a eternidade, pois na eternidade não há tempo.

Jesus não estava aqui negando a existência do Purgatório, mas apenas afirmando ao "Bom Ladrão" que, diante de sua sincera confissão de fé e arrependimento de última hora, a sua salvação estava garantida. Ora, segundo o ensinamento bimilenar da Igreja Católica, TODA alma do Purgatório tem também sua salvação garantida, porque morreu na amizade de Deus; assim, o Purgatório tão somente prepara a alma, purificando-a dos eventuais pecados não expiados na terra, para que possa contemplar Deus face a face (cf. Mateus 5,8). Desta forma, tendo ou não passado pelo Purgatório, a citação de Lucas 23, 33.39-43 não implica - de maneira nenhuma! - na negação ou inexistência do Purgatório; ao contrário, este estado é naturalmente depreendido de passagens como Mateus 5,25-26; 12,32; Lucas 12,48; 1Coríntios 3,13-15; 2Coríntios 5,10 etc. 

Esperamos ter ajudado a nossos irmãos, neste tema que sem dúvida gera tema para muitas pessoas, inclusive até mesmo os Católicos! Rezemos pela conversão de todos os protestantes á verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo,que é a Igreja Católica!

Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA

2 comentários:

  1. NÃO EXISTE NA BÍBLIA SAGRADA NENHUM VERSÍCULO QUE DEFENDA ESSA DOUTRINA DO PURGATÓRIO

    ResponderEliminar
  2. Caro Luiz Carlos,Salve Maria!

    Você realmente leu o artigo acima? Acredito que se você leu,não entendeu! Peço então que RELEIA o artigo acima,porque no mesmo ao contrário do que você pensa,provo através da própria Bíblia Sagrada que a doutrina do purgatório é sim devidamente ensinada.

    Continuo rezando por sua conversão,

    Ad Majorem Dei Gloriam,

    EDGAR LEANDRO DA SILVA

    ResponderEliminar