domingo, 27 de maio de 2018

NOSSA SENHORA: AS PRÁTICAS INTERIORES E EXTERIORES DESTA CONSAGRAÇÃO


Prezados Irmãos e Irmãs,Salve Maria!
Por Edgar Leandro da Silva
Hoje, neste último artigo sobre o tratado da verdadeira devoção á santíssima virgem vamos ver na prática como é viver esta devoção.e pra isso existem práticas interiores e exteriores. Neste artigo veremos as duas práticas, sendo que iremos começar pelas práticas interiores. São Luiz trata primeiro as exteriores, mas como as principais são as interiores vamos então tentar vê-las primeiro afinal, é para isso que fazemos realmente a consagração.
Passados três séculos nós podemos dizer que continua sendo moda de se viver a consagração como uma prática exterior. Quais são as práticas interiores, qual é o estilo de vida,de quem vive a perfeita consagração á virgem santíssima.
Em fim o que São Luiz vai dizer em seu tratado,é que precisamos fazer ações:Por Maria,com Maria,em Maria e para Maria ou seja estas 4 coisas.
01-Fazer todas as coisas por Maria: isso quer dizer que eu preciso obedecer a ela eu preciso esquecer de mim mesmo é necessário uma renuncia aos seus caprichos aos seus projetos pessoais para realizar ações por maria e entregar-se verdadeiramente a ela esta entrega faz com que você verdadeiramente realize este ato constante.eu não posso ter neste caso,vontade própria e sim realizar a vontade dela afinal em tudo também precisamos fazer a vontade de Deus façamos também a vontade de Maria.
02-Fazer todas as coisas com Maria: é ter Maria como modelo.porque as virtudes de Maria Santissima são como um molde para nós a Fé a Humildade, a pureza e dela, então não podemos deixar isso de lado e sim fazer tudo com ela.
03-Fazer todas as coisas em Maria: ela é o paraiso terrestre do novo adão quando Deus mandou o primeiro adão ele fez o paraíso e colocou adão neste jardim. Quando Deus quis se encarnar e veio Jesus o novo Adão,Maria é o paraíso no qual ele veio habitar.ele não foi recebido no meio de abrólios,espinhos,não! foi um jardim Maria como um jardim fechado no qual o filho de Deus veio morar.e nós também podemos fazer isso podemos morar no interior da virgem maria e isso é muito importante porque é ela quem nos protege.
04-Fazer todas as coisas para Maria: para maria quer dizer que ela é causa final no sentido de que ela é um fim próximo,porque o fim último e supremo é Deus,nós devemos tudo por causa de Deus mas quando fazemos tudo por causa dela,ela é um fim mais próximo numa finalidade mais próxima a gente consegue viver isso e devemos viver como um criado como um escravo como um servo como aquele que estar aí para viver para esta soberana senhora.
Essas são as práticas exteriores que são necessárias para viver esta devoção.
Agora,meus irmãos e irmãs,veremos as práticas exteriores.
Ainda que não sejam estritamente obrigatórias, a consagração á virgem Maria conta com algumas práticas exteriores que,além de úteis,são muito recomendáveis.
As práticas exteriores são práticas que nos ajudem a viver justamente as práticas interiores, ou seja elas são instrumento e não finalidade.E a prática exterior mais importante que podemos fazer é sem dúvida o santíssimo Rosário.É a própria virgem maria que, em inúmeras aparições e revelações privadas, insiste na urgente necessidade de o rezarmos fielmente todos os dias.esta prática ajuda imensamente a viver o interior, porque nos introduz nos mistérios de Cristo então as práticas exteriores que devem ser privilegiadas são aquelas que mais nos ajudam a viver a prática interior da nossa consagração.
Agora o que se vê é algumas pessoas que vivem a consagração a Nossa Senhora, como uma espécie de moda e isso é muito triste é muito triste porque não só entristece a virgem maria, mas é triste porque alegra os inimigos da consagração! O demônio não quer que as pessoas se consagrem e o que acontece é que há pessoas que não vivem em nada o espirito da consagração, e se vestem de consagrados. A primeira coisa que as pessoas insistem como se fosse a essência da consagração são as pequenas cadeias são umas correntes enormes e chamativas onde a pessoa estar correndo grande risco de cair na vaidade.além disso se acrecenta outras coisas boas que não fazem parte necessário da consagração.como por exemplo o véu,a saia,até a comunhão de joelhos,são coisas boas mas não faz parte da consagração não é requerido pela consagração.
No dia da consagração, é necessário estar em estado de graça. É conveniente e recomendável, embora não estritamente obrigatório, oferecer algum sacrificio á Virgem Maria, um jejum, uma mortificação, uma obra de caridade etc. O ato da consagração, assim aconselha o santo de Montfort,convém fazê-lo logo após a comunhão. Depois de recebermos a Cristo sob o véu do sacramento, faremos nossa intima e pessoal a ele por mãos de sua santíssima Mãe ou recitando a conhecida fórmula de consagração presente no Tratado ou fazendo com firme vontade a promessa de dar-se por completo, em corpo e alma, á Virgem Santissima.
Não se trata, porém de um “rito” litúrgico, a ser seguido ao pé da letra; o essencial é a resolução de viver as promessas do Batismo e o ato íntimo e voluntário de entregar total a Maria!
São Luís M.ª G. de Montfort, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. 39.ª ed., Petrópolis: Vozes, 2009, p. 217, n. 226.

Sem comentários:

Enviar um comentário