domingo, 13 de maio de 2018

NOSSA SENHORA: PORQUE SE CONSAGRAR A NOSSA SENHORA?


Prezados Irmãos e Irmãs,Salve Maria!
Por Edgar Leandro da Silva

Prezados Irmãos e Irmãs,Salve Maria!
Neste artigo de hoje,gostaria de apresentar os motivos para nos consagrarmos á virgem maria. Motivações para que as pessoas,assim como eu, realizarem este ato,heroico de entrega a confiança  á virgem maria.
São Luiz,em seu tratado da verdadeira devoção á santíssima virgem Maria,dedica todo um capítulo a esta realidade motivacional. Ele apresenta oito motivos fundamentais dos quais as pessoas devem se consagrar á virgem maria,são quase 50 páginas do tratado que trata desta realidade.
mas eu gostaria de apresentar de forma mais “sintética” os motivos adaptado á nossa realidade nos dias de hoje.
Existe um problema sério e fundamental em nosso relacionamento com Deus. Nós queremos  nos entregar por inteiro á Deus. Este é motivo nº1 apresentado por São Luiz,mas tem alguma coisa que nos impede de nos entregarmos por inteiro. Você pode fazer a consagração á Jesus Cristo dizendo que é o seu senhor e Salvador,se entrega mas daqui a pouco você pode estar pedindo de volta.ou seja não existe perseverança em nossa entrega total inteira que é motivo nº8 apresentado por São Luiz,mas porque as pessoas não conseguem se entrega por inteira a Deus,porque não existe uma liberdade interior. As pessoas são muit apegadas a tudo aquilo que elas tem o que elas são é razão do motivo nº 6 apresentado por São Luiz,então sendo assim precisamos mesmo de um método que funcione porque os métodos que as pessoas utilizem para se entregar a Deus não estão funcionando.
Mas porque, poderíamos perguntar,Maria é um caminho tão eficaz,um instrumento tão útil para supermos tais obstáculos,Aqui é preciso lembrar que,ao pecarem,Adão e Eva,criados amigos e familiares de Deus,passaram a vê-lo como um inimigo,uma figura temível e agressiva. Foi por isso que, ao lhe ouvirem os passos jo jardim do Éden,á hora da brisa da tarde,nossos primeiros pais se esconderam de sua face,no meio das árvores(Gn 3,8). Enganados pela antiga serprente, comprararm a mentira de que o Senhor, na verdade,era um “embusteiro”,que bem sabia que,no dia em que comessem do fruto proibido,seus olhos se abriram e eles seriam como deuses(Gn 3,5)
É por isso que nós manchados pela culpa original, as relíquias do pecado original e fracassamos na nossa pretensão de nos entregarmos a Deus e aí veio a solução apresentado pelo próprio Deus diz:
“Porei inimizade entre ti e a mulher entre a tua descedencia e a descedencia dela”(Gn 3,15) e a aqui nos vemos atração feita peal a virgem maria motivo nº3 aprentado por São Luiz.
A Virgem santíssima verdadeiramente por ser mãe ela faz cair todas as resistências. Quem recearia entregar uma m iãe tão boa,cheia de misericórdia e doçura,todos os seus bens,familiares,saúde,dinheiro,boa fama etc, Acaso não nos é mais fácil conseguir o que queremos ou precisamos de nosso pai se primeiro recorremos á nossa mãe, Se é assim,na ordem natural,porque haveria de ser diferente na ordem da graça e das necessidades do espirito, Se temos medo de dar tudo a Deus,entreguemo-nos primeiro a Maria,que,sendo a mais humilde das servas,há de entregar-nos a Jesus.
Nós nos entregamos intimamente a Jesus,porque nos entregando a ela entregamo-nos como filhos dela unidos a Jesus.é a razão nº5 isso com profunda humildade porque o próprio Jesus fez isso  Seguimos humildemente os exemplos dos passos de Jesus que durante 30 anos,na obediêcia de Nazaré foi humilde e esta é a razão nº2 e com isso deu mais Glória a Deus, do que com sua vida pública razão nº4.
Não fazemos isso somente para nós porque ao entregarmos tudo inclusive os valores,das nossas obras,estamos fazendo um bem imenso não só para nós mas para todo o corpo místico de Cristo,ao próximo que irá lucrar com a nossa entrega esta é a razão nº7 .
E é assim que nos entregamos então a virgem maria por estes motivos.


Sem comentários:

Enviar um comentário