domingo, 20 de maio de 2018

NOSSA SENHORA:OS FALSOS DEVOTOS DE NOSSA SENHORA


Prezados Irmãos e Irmãs,Salve Maria!
Por Edgar Leandro da Silva
Uma vez que falamos do porque se consagrar á Maria Satissima,para sermos verdadeiros devotos dela,podemos agora e com toda maturidade e dizer quem não é um verdadeiro devoto e como a verdade é única,em oposição a uma multiplicidade de erros,assim também a verdadeira devoção a Maria conta com uma série de falsificações e contrafações.
Tomarei como base de apoio,a pequena tipologia das chamadas falsas devoções estabelecida por São Luis Maria Grignion de Montfort no seu preciso tratado. São sete,com efeito,as classes de falsos devotos que podemos encontrar. Vejamos logo abaixo e de forma resumida,as notas características de cada um deles:
Os devotos Críticos: estes na verdade,são aqueles que nã tem fé.e nisos poderíamos colocar dois extremos ou seja aquele que não crer em nada e aqueel que crer em tudo e até naquilo que não precisa crer. Ou seja o devoto crítico em si mesmo é aquele que olha com uma visão de falta de Fé e isso pode-se atribuir aos milagres,aparições,sinais claros da presença da graça divina no dia a dia,mas tudo isso é tido como coisa medieval,coisa ultrapassada. A pessoa acaba sendo tão critica que termina criticando aquilo que é a Fé da Igreja e não é rao encontramos hoje em dia pessoas que exatamente criticando a devoção a virgem maria terminam reduzindo a virgem santíssima numa mulher qualquer ou no máximo em uma discípula de Jesus.e estas pessoas tem a maior difuculdade para entender o verdadeiro mistério da encarnação ou seja que Cristo,não é um homem qualquer e sim Deus que se fez homem assim também como os dogmas marianos. 
Os devotos escrupulosos: o próprio papa São João Paulo II, Testemunhou na vida dele que até certo momento,ficou em duvida se ele deveria ser devoto da virgem maria e se ele não deveria deixar um pouco de lado deixar a devoção de sua infância ou então ter outro caminho mais cristocentrico, eSão Luiz resolveu colocar no tratado, como ele de fato coloca,Jesus Cristo,no centro de tudo e a razão de ser é esta: a Lua não tira a glória do sol. Muito pelo contrário,ao venerar e amar a luz que vem da lua nos estamos glorificando uma luz que na verdadeé o reflexo da luz do sol. Ou seja quando nos ajoelhamos diante da virgem maria,nós estamos nos ajoelhando diante daquilo que há de Deus nela e não precisamos ter medo disso. Quando nos ajoelhamos diante de uma imagem você não estar realizando um ato de idolatria você estar reconhecendo que naquela mulher,cuja a imagem é a representação habita algo de divino,não somente porque o seu filho,esteve em seu ventre durante 9 meses mas porque em todos nós quando a graça divina estar ali é o Cristo que estar lá.Se São Paulo pode dizer,como ele diz na carta aos Galátas,eu vivo mas não sou eu é Cristo que vive em  mim(Gl 2,20) quanto mais a virgem maria!
Os devotos Exteriores: São aqueles que estão apegados a sinais exteriores.ou seja usar medalhas,correntes,sinais externos de devoção mas,não quer saber da verdadeira devoção interna no fundo estamos diante de um resquício,do paganismo e das religiões não cristãs.há uma observação externa das coisas,das práticas ritualísticas externas mas sem a atitude interior daquilo que diz o salmo: este povo me louva com os lábios mas seu coração estar longe de mim então precisamos aqui nos colocar diante de Deus e pedir a ele uma conversão ao nosso coração.isso porque a devoção estar voltada para a mudança da vida,do devoto.
Os Devotos presunçosos: o devoto presunçoso é aquele que acha que vai ser salvo sem conversão sem mérito nenhum então ele se apega ao fato de que ele usa o escapulário e que Nossa senhora garantiu que ele seria salvo mas ele não deixa o pecado, não muda de vida não se arrepende de nada.
 Os Devotos inconstantes: são aquelas pessoas que não conseguem levar pra frente as coisas uma das razões da inconstância é quando a pessoa dar um passo maior que as pernas ou seja ela coloca uma lista tão grande de coisas que precisa fazer ela ao invés dela se preocupar com a mudança do coração  atitude interna ela quer imediamente viver heroicamente os jejuns,terços,novenas,missas todo tipo de devoção mas muda e muda sempre constamente.uma coisa tão comum,e é importante nós pedirmos a Deus esta graça da perseverança.
Os Devotos Hipócritas: São Luiz Grignion de Montfort em seu livro Tratado da Verdadeira Devoção á Santissima Virgem ele se dedica apenas um pequeno parágrafo sobre estes devotos. Mas,com certeza se ele vivesse nos tempos de hoje,talvez ele escrevesse um livro sobre o assunto.porque é triste ver a hipocrisia de algumas pessoas que na Igreja com saias e véus,correntes,escapulários,medalhas ,fazendo caras e bocas gestos e expressões de santidade de devoção dentro da Igreja depois ofendem a virgem maria da forma mais grosseira,e com o tipo de vida mais imoral e infelizmente a gente ver que isso não é uma coisa rara são uns “verdadeiros devotos” usados pelo Diabo que é o pai da mentira como diz na sagrada escritura(Jo 8,44)
Os Devotos Interesseiros: são aqueles que querm negociar com a virgem maria para pedir algum beneficio temporal ou que a invocam com um espírito “mágico”, como se esta ou aquela oração, este ou aquele sacrifício,á semelhança de uma “moeda de troca”,tivessem por si sós o poder de “forçar”  a vontade de Nossa Senhora a condeder-nos as coisas que desejamos. Estes, enquanto estão satisfeitos consigo,vivem esquecidos de Maria e a ela só voltam o olhar quando a necessidade lhes bate á porta.
Estes então são os sete tipo de devotos falsos mas para vivermos a verdadeira devoção então, precisamos antes de tudo nos acautelar e mais do que isso exorcizar este tipo de atitude. Que Deus nos ilumine,para que possamos viver a verdadeira devoção á santíssima virgem!
In Corde Iesum et Mariae Semper,
EDGAR LEANDRO DA SILVA
Cf. São Luís M.ª G. de Montfort, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. 39.ª ed., Petrópolis: Vozes, 2009, p. 97, n. 93.

Sem comentários:

Enviar um comentário