domingo, 4 de novembro de 2018

RESPOSTAS CATÓLICAS: "Os protestantes, sempre nos confronta que na Bíblia Sagrada, Jesus NÃO chama Maria de Mãe. Por que na hora de sua morte, Jesus a chama Maria de "mulher" e não de mãe ?"


Prezada Orleana,Salve Maria!
Segundo Monsenhor José Luiz Marinho Vilac:

No trato habitual dos nossos dias, no Brasil, o termo “mulher” pode parecer pouco respeitoso no relacionamento familiar. Não se passa o mesmo em Portugal, onde o povo é extremamente afetuoso, porém muito mais vigoroso em suas expressões. Lá, um marido chamar a esposa de “mulher” nada tem de desrespeitoso, mas, pelo contrário, indica uma intimidade carinhosa.
Isto era assim pelo menos até algum tempo atrás. De então para cá, os ventos da modernidade começaram a varrer também Portugal, destruindo princípios e modos de ser tradicionais, com o que a situação vai se modificando bastante.

De outro lado, em alguns países latino-americanos, até hoje, um amigo dirigir-se a outro amigo usando a palavra hombre (homem) constitui um trato afetuoso e varonil.

Feita a necessária reserva quanto aos abusos freqüentes a que esse procedimento tem dado lugar, trata-se no caso da presente consulta de analisar o que significava no tempo de Nosso Senhor o tratamento de “mulher”, que em mais de uma ocasião Jesus dispensou a sua Santíssima Mãe (nas bodas de Caná e no alto da Cruz conforme citado por você,inclusive)
Retomemos a narração de São João da cena da Crucifixão em que Jesus encomenda sua Mãe ao discípulo amado: “Jesus, pois, tendo visto sua Mãe e o discípulo que ele amava, o qual estava presente, disse a sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí a tua Mãe. E, desta hora em diante, a levou o discípulo para sua casa” (Jo 19, 26-27).

É preciso ter um coração de pedra para não se emocionar diante desta cena ao mesmo tempo solene e tocante. E é justamente a solenidade da ocasião que comunica ao tratamento “Mulher” uma grandeza que a própria palavra “Mãe”, nesse contexto, não teria.

Note também que no episódio da Ceia de Caná (Jo 2,1-11),  Nosso Senhor também chamou sua Mãe de “Mulher”, para constatar que nada havia ali de menos respeitoso. Antes, pelo contrário, era sumamente adequado ao momento. Tal exercício valerá como saborosa meditação sobre a imensa ternura e intimidade do relacionamento de Nosso Senhor com sua Mãe Santíssima.
Nosso Senhor Jesus Cristo,também ao utilizar o termo “mulher” fazia ligação entre Maria e a Mulher que esmaga a a cabeça da serpente,assim se expressou para que todos reconheçam em Maria aquela “mulher” que foi profetizada pelo Gênesis:

“Porei ódio entre ti a a mulher, entre a tua descedência e a dela. Esta te ferirá a cabeça,e tu ferirás o calcanhar”(Gen 3,15)

A mesma mulher que aparece no Apocalipse de São João,coroada no céu(Ap 12,1ss)

Sem contar também que quando Jesus usou esta expressão de “mulher”,ele já era o Cristo e Rei designado por Deus. Não era filho jovem que vivesse na casa de sua mãe e sob a supervisão direta dela. Aceitava então a sua orientação de Deus,quem o enviara (1 Cor 11,3).

Espero ter ajudado,
In Corde Iesu et Mariae Semper,

Sem comentários:

Enviar um comentário