domingo, 14 de abril de 2019

COMENTÁRIOS: SOBRE A “MODA FÉ”


Por Edgar Leandro da Silva


Prezados Amigos e Amigas,Salve Maria!

Atualmente, estar se tornando comum ao andarmos pelas ruas, ou mesmo em lugares fechados encontrarmos pessoas usando seja camisas ou bonés,com o nome: “Fé” E isso com certeza,Por um lado, é ótimo porque podemos identificar claramente que as pessoas que usam estas camisas ou bonés, elas acreditam ter realmente Fé em Deus.Mas, por outro lado, fica-nos a dúvida: Será que não se trata apenas de mais um “modismo”? e o mais importante: será que as pessoas realmente sabem o que é ter Fé?

É pensando nisso, que neste artigo, estarei trazendo uma reflexão para os nossos amigos e amigas a assim como para outros leitores de nosso blog,a respeito deste assunto sobre a Fé, e claro que isso, a luz do que ensina a Igreja Católica!

Segundo também o Catecismo da Igreja Católica, A Fé que ao lado da Esperança e da Caridade,são chamadas de Virtudes Teologais (Catecismo da Igreja Católica, 1813).Mas,então, o que seria a Virtude da Fé? Segundo o Nosso Catecismo:
“É a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» (67). E por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus. «O justo viverá pela fé» (Rm 1, 17). A fé viva «actua pela caridade» (Gl 5, 6)(Catecismo da Igreja Católica,1814)
“O discípulo de Cristo, não somente deve guardar a fé e viver delacomo ainda professá-la, dar firme testemunho dela e propagá-la: «Todos devem estar dispostos a confessar Cristo diante dos homens e a segui-Lo no caminho da cruz, no meio das perseguições que nunca faltam à Igreja» (69). O serviço e testemunho da fé são requeridos para a salvação: «A todo aquele que me tiver reconhecido diante dos homens, também Eu o reconhecerei diante do meu Pai que está nos céus. Mas àquele que me tiver negado diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus» (Mt 10, 32-33).(Catecismo da Igreja católica,1816, destaques meus)
E ainda:
A fé é uma adesão pessoal, do homem todo, a Deus que Se revela. Comporta uma adesão da inteligência e da vontade à Revelação que Deus fez de Si mesmo, pelas suas acções e palavras(Catecismo da Igreja Católica,177)
O Catecismo ensina duas coisas: primeiro a verdade que é revelada,porque eu acredito na pessoa.Quando Nosso Senhor diz: “Isto é o meu corpo que será dado por vós”, Ora mas quem entende que a hóstia é o corpo,o sangue a alma e divindade de Cristo? Acreditamos porque ele disse,estar escrito,é a pessoa,ele é Deus e em Deus não se deve duvidar!
Portanto a Fé é isso! Eu não entendo mas creio na pessoa que Revelou!
A Igreja coloca dois personagens especiais,como exemplos de Fé: Abraão e a virgem Maria.
Abraão tornou-se o pai de todos que haveriam de crer(Rm 4,1)
Maria,a serva do Senhor(Lc 1,38)
A Virgem Maria porque ela entregou a sua vida nas mãos de Deus quando anjo anunciou que ela seria a mãe do redentor, mas ela disse-lhe mas como vai ser se não conheço o homem não estava dos planos de Maria Santissima ter vida sexual com um homem mas daí que o anjo disse-lhe que o espirito de Deus vai te cobrir com sua sombra e ente santo que você vai conceber é o filho de Deus então Maria Santissima disse-lhe: Faça-me em mim segundo a sua palavra.eis aqui a serva do senhor Maria santissima com certeza,saberia o que seria ser “servo” porque ser servo é ser escravo,e escravo neste tempo de Maria não tinha direito a nada o escravo e que não era dono de sua vida e era vendido. Maria Santissima com certeza foi um exemplo de Fé e digno de ser imitado por todos nós!
Abraão tinha setenta e cinco anos e Deus disse-lhe que ia dar um povo mais numeroso do que as estrelas do céu mas cadê o filho dele que não vinha? Já que abraão já estava velho.e Sara falou para ele pegar a escrava dela e ter o filho com ela. Só que depois nasceu Isaac e abraão já tinha 100 anos e quando nasceu o Isaac Deus quis provar a fé de Abraão até o fundo. Deus disse que Abraão tinha que sacrificar o Isaac,Leva o mesmo no Monte Moriá mas na hora de sacrificar o Isaac o anjo levou a mão de Abraão e com isso comprovou a sua Fé em Deus porque não poupou nem o único filho que Deus tinha lhe dado deus pôs abraão a prova mas não para sacrificar o Isaac mas para saber se abraão o obedecia!

Mas, se eu tenho Fé em Jesus Cristo é necessária à salvação, é claro! Mas se eu tenho fé em Cristo Jesus, devo ser coerente em seguir os seus mandamentos, e portanto praticar as boas obras que ele mandou! Que sentido faz ter fé em Jesus Cristo e não conformar a vida aos seus ensinamentos?

Por isso disse Jesus aos fariseus:

“E vós também, por que transgredis o mandamento de Deus? [...] Hipócritas, bem profetizou de vós Isaías, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15, 3 e 7-8).

E no Evangelho de São João (14, 15):

“Se me amais, observai os meus mandamentos”. De onde conclui São João: “Quem diz que O conhece [a Deus], e não guarda os seus mandamentos, é um mentiroso e a verdade não está nele” (I Jo 2, 4).

Logo não basta termos Fé, é necessário também praticarmos as boas obras,ou seja práticar os dez mandamentos.

Sobre esta questão de Salvação pelas Obras e pela Fé,isso já foi devidamente explicado em nosso blog:  

http://wwwapostoladodefesacatolica.blogspot.com/2017/09/sagrada-escritura-somos-salvos-por.html

Mas, além de Fé em Jesus Cristo, e praticar os seus mandamentos,é necessário também,ter Fé e crer na Igreja por ele fundada:

Bem aventurado és tu Simão filho de Jonas porque não foi a carne e o sangue que a ti revelou mas sim meu pai que está nos céus, e eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.(Mt 16,16-19)
Logo Nosso Senhor fundou apenas UMA IGREJA sobre Pedro que é a PEDRA VISIVEL ou seja o PAPA e Nosso Senhor é aa PEDRA INVISIVEL da igreja!

O Papa Francisco também em uma de suas enciclicas Lumen Fidei “sobre a Fé”  ele também explica sobre isso:
40. Como sucede em cada família, a Igreja transmite aos seus filhos o conteúdo da sua memória. Como se deve fazer esta transmissão de modo que nada se perca, mas antes que tudo se aprofunde cada vez mais na herança da fé? É através da Tradição Apostólica, conservada na Igreja com a assistência do Espírito Santoque temos contacto vivo com a memória fundadora. E aquilo que foi transmitido pelos Apóstolos, como afirma o Concílio Ecuménico Vaticano II, « abrange tudo quanto contribui para a vida santa do Povo de Deus e para o aumento da sua fé; e assim a Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é e tudo quanto acredita ».(Destaque é nosso)

A Fé não é minha e sim da Igreja! A Fé da Igreja Católica,precede,gera,sustenta e alimenta a nossa Fé a Igreja é a mãe de todos os crentes!

Haveria muito para falar sobre este tema,mas também com este artigo,não queremos de forma alguma, que as pessoas deixem de usar sejam roupas ou bonés com o nome Fé, mas sim querendo fazê-las entender que não basta apenas usar estes acessórios para dizer que tem Fé, e sim que elas possam viver verdaderiamente a sua Fé,mas de forma integra e sólida,e isso só se dará, somente dentro da Igreja Católica, a qual foi instituída Por Nosso Senhor Jesus Cristo!


Ad Majorem Dei Gloriam,
EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário