domingo, 2 de agosto de 2020

MISSA TRIDENTINA: Bom dia! Sou acólito da cidade de Riacho das Almas, há poucos minutos de distância de Caruaru e juntamente com algumas pessoas daqui temos interesse em participar e lutar pela Santa Missa na Forma Extraordinária em nossa Diocese. Começamos há alguns dias a rezar o Santo Terço em Latim antes das celebrações, aqui na nossa Igreja Matriz, porém o que realmente queremos é que a Missa Tridentina seja celebrada. Gostaria de saber como podemos ajudar para que isso aconteça?




Prezado Davi, Salve Maria.

Obrigado pela sua pergunta, e pela confiança em Nosso Humilde Apostolado.

Fico muito feliz em saber que perto de mim, existem jovens, assim como você, que lutam e valorizam a  tradição da Igreja Católica, pela Santa Missa em sua forma Extraordinária. E mais feliz ainda, em saber, que você juntamente com outras pessoas, já deram um grande passo, em rezar o santo terço em latim, antes das celebrações da Forma Ordinária! Gloria In Excelsis Deo!

Espero que continue assim, firme e forte na Fé, isso porque sem dúvida esta Santa Missa é de fato atualmente, uma Luta! Mas como sem Luta não se tem vitória, tomara Deus que você, juntamente com o seu grupo, sejam fortes o suficiente para conseguir a mesma.

Assim como você, eu também rezo o santo terço em latim, quase todos os dias.

Nosso Apostolado Defesa Católica, também no passado, já lutou por esta Santa Missa. Pena, que não atingimos o nosso objetivo, a nossa meta, que era de conseguir a mesma,  mas por outro lado, conseguimos diminuir juntamente com as pessoas, o preconceito que se tem com ela, e também com o uso do latim na Liturgia.

Se você quizer saber com mais detalhes a respeito do que foi esta Nossa Campanha: “Pela Missa de São Pio V em Caruaru” peço que clique no seguinte link:

http://wwwapostoladodefesacatolica.blogspot.com/2011/11/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Que poderá te ajudar também.

Bem, já que você pediu a ajuda de Nosso trabalho, te darei algumas recomendações, que você, claro, não é obrigado segui-las, mas acredito que se seguir, poderia obter mais êxito nesta luta, pela Missa tridentina que sem dúvida, é um tesouro da liturgia tradicional.

Bem, acredito que primeiramente, você deve, caso ainda não tenha feito, de  ler o documento Summorum Pontificum do então Papa Bento XVI.(Hoje Papa Emérito).

Neste documento o então Papa Libera Universalmente esta Santa Missa, ou melhor esta forma de também de rezar, para que qualquer sacerdote possa rezá-la sem necessariamente precisar da autorização do Bispo.

Este é o link que você tanto encontra no site do Vaticano, quanto também em nosso Blog Defesa católica:

https://wwwapostoladodefesacatolica.blogspot.com/2017/07/motu-proprio-summorum-pontificum.html

É importante a leitura deste documento para que você possa ter conhecimento e nada como o Próprio Papa, para nos orientar neste sentido.

Nesta Leitura, você vai encontrar um outro ponto importante que se trata do grupo estável:

Art. 5-§ 1.  Nas paróquias, onde houver um grupo estável de fiéis aderentes à precedente tradição litúrgica, o pároco acolha de bom grado as suas solicitações de terem a celebração da Santa Missa segundo o rito do Missal Romano editado em 1962. Providencie para que o bem destes fiéis se harmonize com o cuidado pastoral ordinário da paróquia, sob a orientação do Bispo, como previsto no cân. 392, evitando a discórdia e favorecendo a unidade de toda a Igreja.(o destaque é meu)

Bem, pelo seu pequeno texto, acredito que você já tem um grupo estável não é isso?  Já que você disse-me: “Sou acólito da cidade de Riacho das Almas ...e juntamente com algumas pessoas daqui temos interesse em participar e lutar pela Santa Missa na Forma Extraordinária em nossa Diocese”  Isso com certeza ajuda muito, porque quanto mais pessoas quizerem também esta Santa Missa,melhor!

Recomendo que se possível, também você marque encontros com o seu grupo ao menos uma vez por mês, para refletir e pensar nos acertos e erros. E marque também encontros, com pessoas de outros grupos ligados a própria paróquia, para que as mesmas saibam, melhor tanto sobre a Santa Missa, O latim, e claro o seu movimento.

Feito isso, Você deve conversar com o seu Pároco sobre o assunto, ou outro sacerdote que queira rezar também. E ele de acordo com o documento deve acolher: “de bom grado as suas solicitações de terem a celebração da Santa Missa segundo o rito do Missal Romano editado em 1962.  Apesar que acredito que seu pároco já deve acolher de certa forma, tanto que você me disse que reza o santo terço antes das celebrações. Sem sombra de dúvida, já é um bom começo...

Apesar que uma das grandes dificuldades, que eu encontrei na época da Nossa Campanha, e acredito eu, que você também encontrará, é a questão de que os padres de hoje em dia, na maioria das paróquias não sabem o latim. Ao contrário do que pediu o pediu o próprio Papa Bento XVI(Hoje Émerito) em outro documento, chamado Sacramentum Caritatis  o qual recomendo a sua Leitura também, em que o Santo Padre pede:

“A nível geral, peço que os futuros sacerdotes sejam preparados, desde o tempo do seminário, para compreender e celebrar a Santa Missa em latim, bem como para usar textos latinos e entoar o canto gregoriano; nem se transcure a possibilidade de formar os próprios fiéis para saberem, em latim, as orações mais comuns e cantarem, em gregoriano, determinadas partes da liturgia” (Sacramentum Caritatis 184, os destaques são meus)

Note que este documento é de 2007, mesmo época do Motu Próprio, sobre a Liberação da santa Missa em sua forma extraordinária. Porém,parece-me que a dificuldade dentro dos seminários atuais, pelo menos a maioria deles, é a mesma: Padres sem saber rezar a Santa Missa em latim!

Daí você pergunta: “mas então o que fazer nesta situação??” Se você não conseguir um padre que saiba rezar a Santa Missa em latim, você deve então procurar o Bispo Diocesano.

Estes acredito eu, são os passos que você deve seguir meu caro jovem irmão!

Nosso apostolado Defesa Católica, conforme te disse, encerrou sim a Campanha: “Pela Missa de São Pio V” em Caruaru” no ano de 2009. porém ano passado(2019) exatamente dez anos após o fim desta,  foi lançado outra Campanha, que também trata sobre esta questão da Missa tridentina. Trata-se da Campanha pela: “Santa Missa Tridentina em todas as Dioceses” Campanha esta que tem por objetivo:

“Incentivar,orientar, inclusive até de forma financeira, os amigos e amigas de Nosso Apostolado ou não, da Igreja Católica Apostólica Romana, que desejam que em sua paróquia a Santa Missa em sua forma extraordinária seja celebrada” (destaque é meu)

Para saber mais sobre ela, clique no seguinte link:

https://wwwapostoladodefesacatolica.blogspot.com/2019/06/comentarios-campanha-pela-missa.html

Peço que fala a leitura do mesmo, porque é pelo que diz nesta Campanha, que o Nosso Apostolado Defesa Católica, poderá te ajudar neste sentido, caso deseje a nossa ajuda.

Procure também  meu irmão, ser bem discreto e respeitoso ao falar com os padres e o seu Bispo, não querendo impor nada nem com espírito de grupo separatista ou com espírito de crítica.

Procure estar sempre disposto a querer de fato a ajudar, e peço que reze, Pelo Papa, Pelos Bispo, e pelo Nosso Clero, assim também pelo Nosso Apostolado defesa católica!

Espero ter ajudado, e mais uma vez podes contar com a ajuda de nosso Apostolado também, pois existem pessoas em Caruaru que tem interesse também nesta Santa Missa.

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA


Sem comentários:

Enviar um comentário