domingo, 21 de abril de 2024

COMENTÁRIOS: A IGREJA SOMOS NÓS?



Por Edgar Leandro da Silva

Salve Maria Amigos e Amigas!

 

Cada Cristão pode até dizer: “Eu sou Igreja” mas essa sua identidade precisa condicionada á sua comunhão com a hierarquia dessa mesma Igreja, ou seja, da Igreja Católica.

Você não pode dizer: “Eu sou Igreja” e em seguida, por exemplo, defender o aborto, ou até mesmo o sexo fora do casamento por exemplo. Porque isso seria como se rebelar contra a hierarquia, além de assumir o risco de ser excomungado.

Com efeito, Nosso Senhor nos ensinou:

“Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão, Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de suas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o á Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano(Mt 18,15-17)

O Evangelho se refere à Igreja com dois significados diversos e complementares:

Igreja “Povo de Deus” – e aí nós podemos dizer “A Igreja somos nós”; Logo,somos a Igreja sim,desde que unidos á hierarquia.

Igreja instituição hierárquica – e aí já não vale mais dizer “A Igreja somos nós”, pois se refere somente ao Magistério exercido pelos chefes da Igreja, em especial, Pedro e seus Sucessores, além dos demais bispos.

Portanto, os meios de Salvação passam, necessariamente, pela Igreja visível, solidamente fundada em uma hierarquia. Então, é muita arrogância um cristão dizer “eu sou Igreja” como forma de negar a necessidade de seguir a Igreja institucional, (esse é o mesmo tipo que costuma dizer: “só a Bíblia basta para a minha salvação”).

 

O que é a Igreja? Essencialmente, a Igreja é a comunhão sobrenatural dos que creem no Cristo. Cada fiel, pecador ou santo, é membro do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Cristo é a Cabeça deste Corpo. Então, cada cristão pode dizer corretamente: “A Igreja somos nós”. O problema é tem muita gente viajando na maionese, pervertendo essa máxima para negar a existência de uma Igreja hierárquica.

 

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

FONTE: SITE O CATEQUISTA


OBS: Poderá haver alteração neste artigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário