domingo, 17 de novembro de 2024

RESPOSTA CATÓLICA: “A Bíblia ensina que oremos a Deus apenas. Na Igreja Primitiva, nunca houveram orações dirigidas a Maria, nem aos santos mortos. Essa prática começou na Igreja Romana cerca de 600”

 



Prezados Irmãos e Irmãs, Salve Maria!

Dando sequência ao “dever de casa” que um protestante me propôs, hoje estaremos respondendo sobre a Intercessão dos Santos inclusive após a morte...

É falso dizer que devemos apenas Orar a Deus e que isso é ensino Bíblico! Entendamos o seguinte:

Cristo é o nosso único Redentor, porque, sendo Deus, Ele teve méritos inifinitos, e sendo homem, assumiu nossas culpas e morreu por nós, apagando a culpa original. Os protestantes se esquecem que, mesmo sendo Deus e único Redentor  Ele quis estabelecer intermediários entre Ele e nós. Por exemplo, os Apóstolos, dizendo a eles:

 “Quem vos ouve, a Mim ouve” (S. Lucas 10,16)

E mais, disse aos Apóstolos:

“A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados, aqueles a quem retiverdes os pecados, ser-lhes-ão retidos” ( Jo. 20, 23).      

Quando, a mulher da Fenícia pedia diretamente a Jesus que lhe curasse a filha, Jesus não a atendia. Quando os Apóstolos pediram por ela, Ele os atendeu, e, depois, atendeu a mulher fenícia.

Deus gosta que se o invoque por meio de outros mais santos do que nós. Já no Antigo Testamento se lê que Coré, Datan e Abiron quiseram tratar diretamente com Deus recusando a intercessão de Moisés. Eles foram punidos por Deus por causa disso. Coré foi devorado por fogo que caiu do céu e Datan e Abiron foram engolidos pela terra como todos os seus familiares e bens. Também Deus disse aos amigos de Jó:

“Ide a meu servo Jó e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós, e admitirei propício a sua intercessão” (Jó, 42, 8).

Logo: Jesus Cristo é o nosso mediador junto de Deus,enquanto,sendo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem,só ele,em virtude dos próprios merecimentos,nos reconciliou com Deus e dele nos obtém todas as graças.mas a santíssima virgem e os santos,em virtude dos merecimentos de Jesus Cristo,e pela caridade que os une a Deus e a nós,auxiliam-nos com a sua intercessão a alcançar as graças que pedimos. este é um dos grandes bens da comunhão dos santos” (Catecismo maior de São Pio X,368)

E sobre as orações aos mortos:

"Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis porque ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas" ( II Mac XII, 43-46)

 

Se os judeus já faziam isso, baseados no livro dos Macabeus, que inclusive é do antigo testamento, é claro que essa tradição continuou na igreja...

 

Logo como o Protestante, pode afirmar que a prática de Orações pelos Mortos só começou em 600 D.C?

 

Mais uma mentira protestante desmascarada!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR

P.S: Este Artigo pode ser alterado.

Sem comentários:

Enviar um comentário